Comissão vai discutir impactos da instalação de PCHs no Estado

A instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Estado será tema de futura audiência pública da Comissão d...

18/08/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão vai discutir impactos da instalação de PCHs no Estado

A instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Estado será tema de futura audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Requerimento solicitando o debate foi aprovado na reunião da comissão desta quinta-feira (18/8/11). O presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), que discutir principalmente os impactos socioambientais decorrentes da implantação das PCHs e a isenção do pagamento de compensação financeira por parte desses empreendimentos.

Também foi aprovado requerimento dos deputados Ivair Nogueira e Antônio Júlio, ambos do PMDB, solicitando realização de audiência pública para fazer um levantamento das mineradoras que atuam na região de Congonhas e que cumprem as exigências da legislação ambiental. Também pede que seja discutido o Termo de Compromisso firmado com o Ministério Público com os impactos negativos que a atividade mineiradora causa em Congonhas. Os deputados querem ainda obter esclarecimentos de como será o funcionamento da rede que vai monitorar a atividade das empresas e punir as que extrapolarem os limites de poluição permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Manhumirim - Já o deputado Tiago Ulisses (PV) requereu que a comissão solicite informações à empresa Energiza, fornecedora de energia em Manhumurim, sobre o precário atendimento ao consumidor daquela cidade. Segundo depoimentos de moradores dirigidos ao deputado, depois que a empresa assumiu o controle do serviço, as ruas da cidade estão mais escuras, falta luz e o serviço de atendimento por telefone gratuito funciona esporadicamente, entre outras reclamações.

Comissão pede informações à Cemig sobre falta de pagamento e acordo

Outra audiência pública que será realizada foi solicitada por meio de requerimento do deputado Rogério Correia (PT). A comissão quer debater e obter esclarecimentos sobre o Acordo de Acionistas da Cemig, assinado em 1º/8/11, envolvendo o Estado de Minas Gerais e a AGC Energia S.A. O parlamentar solicita ainda que seja apresentado um planejamento da companhia em relação à manutenção e expansão das redes aéreas e subterrâneas para enfrentar as quedas de energia e explosão de bueiros.

A pedido do deputado Pompílio Canavez (PT), foi aprovado requerimento que solicita informações à Cemig relativas a cortes de energia elétrica por falta de pagamento. O deputado quer saber a média de cortes no Estado; qual é o perfil socioeconômico predominante das famílias que se encaixam nessa situação; em quais regiões do Estado o corte é mais frequente; e quanto tempo, em média, as famílias demoram para regularizar a situação.

Também para a Cemig, foi aprovado requerimento dos deputados Rogério Correia (PT), Liza Prado (PSB) e Pompílio Canavez solicitando que seja encaminhado ofício pedindo informações sobre a política de tarifa social praticada pela empresa.

Adiamento - A comissão adiou, a pedido do deputado Duarte Bechir (PMN), a votação de diversos requerimentos do deputado Rogério Correia (PT), que tratam de assuntos variados, como audiências públicas para discutir áreas mineradoras e os impactos ambientais causados pela mineração nas comunidades quilombolas do Estado.

Também foram adiadas as votações de requerimentos do deputado Rogério Correia relativos à reativação da Mina Del Rey, em Mariana, entre outros. O único aprovado foi o que encaminha, à Vale do Rio Doce, as notas taquigráficas e/ou vídeo da audiência pública realizada em Mariana, no dia 22 de junho, com as insatisfações e preocupações relativas à intenção de reativação da mina.

Requerimentos pedem informações sobre "Projeto Minas Rio"

O desenvolvimento territorial integrado e sustentado é uma preocupação do deputado Carlos Henrique (PRB), autor de dois requerimentos aprovados que solicitam envio de ofícios para esclarecimentos do "Projeto Minas Rio", de responsabilidade da Anglo American. Um, solicita que seja encaminhado ofício ao presidente da URC-Jequitinhonha para esclarecer o motivo pelo qual entidades que tinham poder de voto no processo de licenciamento ambiental desse empreendimento não trouxeram a discussão para exame do Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. O segundo, solicita que seja encaminhado ofício à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Jequitinhonha (Supram Jequitinhonha) solicitando que verifique e informe se a lavra de minério de ferro do projeto, situada em Conceição do Mato Dentro, está de acordo com o Plano Diretor do município e se atinge limites das unidades de conservação da natureza Federais, Estaduais e Municipais.

Providências - Para esclarecer os questionamentos realizados pela sociedade presente no evento em relação ao licenciamento ambiental do "Projeto Minas Rio", os deputados Carlos Henrique e Sávio Souza Cruz, em requerimento aprovado, solicitam que seja encaminhada cópia das notas taquigráficas da 4ª Reunião Extraordinária da Comissão à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Outro pedido de providência, requerido pelo deputado Carlos Henrique, foi aprovado. Ele será enviado ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) no sentido de se promover, em caráter de urgência, a classificação dos corpos d´água situados nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, tendo como parâmetro a qualidade das águas dos Córregos Zalú, São José das Campinas, do Onça e Taporoco, os quais ainda não foram degradados por atividades antrópica.

Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Carlos Henrique (PRB) e Duarte Bechir (PMN).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715