Dinis Pinheiro pede engajamento no combate à pobreza em MG

Durante solenidade de apresentação da carteira de 11 projetos para o biênio 2011-2012 do Direcionamento Estratégico d...

08/06/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Dinis Pinheiro pede engajamento no combate à pobreza em MG

Durante solenidade de apresentação da carteira de 11 projetos para o biênio 2011-2012 do Direcionamento Estratégico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), reafirmou o engajamento de parlamentares e servidores na luta pela melhoria das condições de vida de milhares de brasileiros que vivem em situação de miséria. Com a presença de vários deputados e representantes de todos os setores envolvidos nos projetos, a solenidade, que aconteceu no Salão Nobre, nesta quarta-feira (08/06/11), foi marcada também pela assinatura do "Compromisso de Resultados" para os próximos dois anos e pelo balanço dos projetos em andamento desde 2010.

O Direcionamento Estratégico é uma ação de médio prazo, criada pela Resolução 5.334/10, que tem o objetivo de fazer com que, em 2020, o Parlamento mineiro seja "reconhecido como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor". Dinis Pinheiro destacou sua confiança nos deputados e no corpo técnico da Assembleia, e pediu o envolvimento de cada um nas iniciativas para melhorar o acesso a uma vida melhor a milhares de mineiros. "Tenho esperança de que a Casa possa dar uma belíssima contribuição a esse processo de desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais", afirmou o presidente.

A importância da participação engajada de cada servidor e deputado também foi ressaltada pelo diretor-geral da Assembleia, Eduardo Vieira Moreira. "Se a gente contribuir da forma que puder para que as desigualdades diminuam, cada minuto dos 31 anos que dediquei à ALMG terão valido a pena", disse. Moreira ressaltou que a contribuição vinda de cada um, por menor que seja, é importante, desde que vá ao encontro das diretrizes determinadas.

De acordo com a Resolução 5.334/10, as mesas da ALMG, eleitas a cada dois anos, devem definir em deliberação suas prioridades de atuação e os projetos a serem executados no período correspondente. Para o biênio 2011-2012, a Mesa definiu como diretriz central a meta de "ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades e na promoção da cidadania". Eduardo Moreira explicou que, dentro dessa diretriz foram eleitas dez prioridades, que de desdobraram em 11 projetos.

Balanço - O diretor de Planejamento e Coordenação, Alaôr Messias Marques, fez um balanço dos 16 projetos iniciados no ano passado, destacando os avanços já obtidos em cada um deles. Essas informações estão detalhadas no hotsite Assembleia 2020 - Planejamento Estratégico. Ele explicou que alguns desses projetos também compõem a carteira do biênio 2011-2012, dada a sua importância estratégica para a Casa. Mais que os resultados em si, o diretor considerou fundamental o desenvolvimento de uma cultura de planejamento estratégico para a Assembleia. "É um aprendizado constante, mas o grande resultado do momento é a mobilização de deputados e servidores em torno desses objetivos estratégicos", disse Alaôr.

A carteira de projetos para o biênio 2011-2012 é a seguinte: Assembleia de Todos, Cidadania Ribeirinha, A Lei a Serviço do Cidadão (Fase II), Minas nos Gabinetes Parlamentares, Portal de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Aprimoramento dos Eventos da Assembleia, Informação de Contexto para o Parlamentar, Memória do Legislativo Mineiro, Gestão de Competências em Recursos Humanos, Gestão e Governança em Processos e Plano Diretor de Ocupação de Espaços. Todos eles já estão sendo trabalhados por seus respectivos gestores desde abril deste ano.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715