Minas e Energia apoia política de incentivo ao biodiesel

O Projeto de Lei (PL) 530/11, dos deputados Neilando Pimenta e Fred Costa, ambos do PHS, que institui a Política Esta...

02/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Minas e Energia apoia política de incentivo ao biodiesel

O Projeto de Lei (PL) 530/11, dos deputados Neilando Pimenta e Fred Costa, ambos do PHS, que institui a Política Estadual de Incentivo à Cadeia Produtiva de Biodiesel, teve parecer favorável aprovado, nesta quinta-feira (2/6/11), pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposição, que tramita em 1º turno, segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que também vai emitir parecer sobre a matéria. Depois, o projeto será encaminhado para apreciação do Plenário.

Segundo o parecer do relator, ao deputado Duarte Bechir (PMN), o projeto recebeu substitutivo nº 1 da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que inclui artigos da Lei 15.976, de 2006, que dispõe sobre a política estadual de apoio à produção e à utilização do biodiesel e de óleos vegetais. A Comissão de Minas e Energia recomendou, no entanto, a aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 2, acrescentando um inciso à referida lei. O objetivo é incluir, entre os objetivos da Política Estadual do Biodiesel, o incentivo à pesquisa sobre combustíveis renováveis.

Pedido de informações - Na reunião, foi adiada a votação do parecer ao PL 615/11, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que estabelece diretrizes para a formulação da política de desenvolvimento do setor de petróleo e gás natural no Estado. Requerimento enviado pelo deputado Tiago Ulisses, relator do projeto, pede que a comissão solicite informações à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e ao Comitê Estadual para o Desenvolvimento do Setor de Petróleo e Gás para subsidiar a elaboração do parecer.

Comissão aprova visita para esclarecer exploração de lavras

Atendendo a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB), as comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável devem realizar visita ao chefe do 3º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para verificar se as autorizações para exploração de lavras estão de acordo com as normas ambientais do Estado.

Do mesmo deputado, também foi aprovado requerimento para envio de ofício ao 3º Distrito do DNPM, para a prestação dos seguintes esclarecimentos: se as autorizações de pesquisa e lavra são precedidas de estudo técnico de viabilidade ambiental; quais procedimentos utilizados para publicação de declaração de caducidade das autoridades de pesquisa ou lavra; que empreendedores foram beneficiados com a concessão de autorização de pesquisa ou lavra, após a caducidade de requerimentos anteriores; a relação das autoridades concedidas nos últimos cinco anos, relacionando-se os interessados, localização geográfica e mineral a ser explorado ou pesquisado.

Adiamento - Dos três requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário e que estavam na pauta, dois tiveram a votação adiada a requerimento do deputado Duarte Bechir. Eles eram dirigidos ao Congresso Nacional, com pedido pela não aprovação da Medida Provisória nº 517/10, que propõe a prorrogação de um encargo sobre a conta de luz, e manifestação de repúdio à medida.

Finalmente, a Comissão Assuntos Municipais pede providências à Copasa para que apoie a Prefeitura de Caxambu na manutenção do Parque das Águas.

Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; João Vítor Xavier (PRP); Duarte Bechir (PMN) e Fábio Cherem (PSL).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715