Pronto para Plenário projeto sobre divulgação de padrão de contratos

Está pronto para ir ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 321/11,...

01/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Pronto para Plenário projeto sobre divulgação de padrão de contratos

Está pronto para ir ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 321/11, sobre a divulgação da Lei 11.785, de 2008, que define o tamanho mínimo da fonte utilizada na redação de contratos de adesão. Nesta quarta-feira (1º/6/11), a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou parecer de 1º turno do deputado Ulysses Gomes (PT) sobre a proposição. O relator opina pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

O PL 321/11, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), estabelece que os órgãos públicos do Estado e as empresas privadas que celebram contratos de adesão com os consumidores ficam obrigados a reservar espaço, em locais de maior circulação de pessoas, para a colocação de cartazes divulgando a Lei 11.785. A medida vale também para veículos de comunicação impressa, televisiva, radiofônica e eletrônica dos Poderes do Estado, que deverão destinar espaço para divulgar esse direito do consumidor.

A lei em questão tem como objetivo assegurar um padrão mínimo de tamanho das letras nos contratos de adesão, para facilitar sua compreensão pelo consumidor. Segundo a norma, esses documentos devem ser redigidos com letra legível e o tamanho da fonte não poderá ser inferior ao corpo 12.

O substitutivo n° 1 promove alterações técnicas no texto da proposição, além de explicitar que o descumprimento do disposto na lei sujeitará o infrator a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Adiamento - Outros dois projetos que estavam na pauta deverão ser apreciados em reuniões posteriores da comissão. O PL 4/11, do governador do Estado, que extingue a pensão vitalícia de ex-governadores, suas viúvas ou filhos, teve a discussão adiada a requerimento do deputado João Vítor Xavier (PRP). O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), por sua vez, pediu prazo maior para apresentação de parecer sobre o PL 89/11, que fixa em 1% a alíquota de IPVA para veículos com motor elétrico.

A comissão também aprovou o relatório da audiência pública realizada em 11 de maio, na qual o Poder Executivo apresentou documentos sobre o cumprimento das metas fiscais do Estado referentes ao último quadrimestre de 2010 e ao primeiro quadrimestre de 2011.

No fim da reunião, o deputado Antônio Júlio (PMDB) fez críticas à atuação do Ministério Público na fiscalização do processo licitatório do prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Segundo ele, a procuradora responsável deixou o caso. Na avaliação de Antônio Júlio, o Governo do Estado pressiona o Ministério Público a manter a licitação como está. O deputado disse que o prédio, situado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será alugado para a iniciativa privada por R$ 14 mil por mês, valor abaixo dos aluguéis do mercado.

Presenças - Deputados Doutor Viana (DEM), vice-presidente, que presidiu a reunião; Zé Maia (PSDB), presidente; Antônio Júlio (PMDB), Gustavo Perrella (PDT), João Vítor Xavier (PRP), Ulysses Gomes (PT), Antônio Carlos Arantes (PSC) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715