Dificuldades das subsedes da Copa serão tema de audiência pública

A Copa do Mundo de 2014 será tema de audiência e debate públicos que serão realizados para dar sequência às atividade...

31/05/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Dificuldades das subsedes da Copa serão tema de audiência pública

A Copa do Mundo de 2014 será tema de audiência e debate públicos que serão realizados para dar sequência às atividades de acompanhamento do Mundial pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os requerimentos foram aprovados em reunião dos parlamentares nesta terça-feira (31/5/11).

Uma das audiências públicas será realizada em conjunto com a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude para discutir as dificuldades para atender as exigências do Comitê Organizador da Copa. Serão convidados representantes do Governo de Minas e os prefeitos dos municípios pré-selecionados como Centro de Treinamentos de Seleções. O requerimento é das comissões de Turismo e de Esporte.

A outra audiência atende a requerimento do deputado André Quintão (PT) e visa abordar os impactos sociais do Mundial de 2014 e a elaboração de um plano de sustentabilidade social para o evento. A reunião será feita em conjunto pelas comissões de Turismo, de Participação Popular, de Esporte e de Trabalho, da Previdência e da Ação Social.

Já o debate público foi solicitado pelo presidente da Comissão de Turismo, deputado Tenente Lúcio (PDT), e será realizado após as visitas dos parlamentares às candidatas a subsede. O objetivo é debater os aspectos econômicos e de governança urbana, com a participação do poder Executivo estadual e da iniciativa privada.

BMW - As negociações entre o Governo de Minas e a BMW, para instalação de uma unidade de produção de automóveis no Estado, serão tema de reunião solicitada pelo deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), em conjunto com outros parlamentares. A convidada será a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck.

A pedido dos deputados Rômulo Viegas e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB, será realizada audiência para tratar da situação da indústria e do comércio de Minas Gerais em relação a seus reflexos nos cenários nacional e internacional. Além disso, serão abordadas estratégias para evitar a desindustrialização.

A comissão aprovou, ainda, a formulação de votos de congratulação aos sargentos Jair Alves Peixoto Filho e Herculano Antônio Pereira, da Polícia Militar de Frutal, pelos trabalhos de proteção ao meio ambiente no município e na região. A autoria é de Tenente Lúcio. Além disso, foram aprovados quatro requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Petrobras - A pedido do deputado Tenente Lúcio (PDT), foi adiada a audiência pública que discutiria com a Petrobras e a Braskem o motivo de descumprimento do protocolo de intenções assinado com o Governo de Minas para a instalação de uma fábrica de ácido acrílico na Refinaria Gabriel Passos, entre Betim e Ibirité. O motivo do adiamento foi a ausência de representantes da prefeitura de Ibirité, da Petrobras, da Elekeiroz, da Braskem e da Basf, que foram convidados. O único representante presente foi o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Gestão de Betim, Alan Kardec Pinto.

Presenças - Deputados Tenente Lúcio (PDT), presidente; Rômulo Viegas (PSDB); Ulysses Gomes (PT); Vanderlei Miranda (PMDB); e Rômulo Veneroso (PV).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715