CCJ analisa projeto que trata do saneamento básico

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (19/5/11),...

19/05/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

CCJ analisa projeto que trata do saneamento básico

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (19/5/11), parecer pela constitucionalidade de três projetos de lei apresentados por parlamentares. São eles: o PL 255/11, do deputado Elismar Prado (PT), que trata do saneamento básico nos municípios mineiros; o PL 936/11, do deputado Antônio Júlio (PMDB), que obriga o fornecimento de cardápios em braile nos restaurantes e bares; e o PL 1.220/11, do deputado Leonardo Moreira (PSDB), que dispõe sobre a divulgação de informações sobre a pessoa da qual os estabelecimentos públicos levam o nome.

O PL 255/11 recebeu parecer pela constitucionalidade na forma do substitutivo n° 1, apresentado pelo presidente da comissão e relator, deputado Sebastião Costa (PPS). De acordo com o substitutivo, o projeto passa a modificar a Lei 11.720, de 1994, que trata da Política Estadual de Saneamento Básico. A proposição acrescenta o inciso XVII ao artigo 4° da lei estabelecendo que a implantação de estação de tratamento de esgoto em todos os municípios mineiros faz parte das diretrizes a serem seguidas pela política de saneamento básico do Estado.

Originalmente, o PL 255/11 trata da prestação de serviços públicos de saneamento básico. Ele estabelece que o saneamento básico compreende os sistemas de abastecimento de água, de esgoto e de coleta, reciclagem, tratamento e disposição final dos lixos. O texto original também estabelece que as concessionárias de serviço público de saneamento básico ficam obrigadas a apresentar um cronograma de implantação de estação de tratamento de esgoto nas localidades por elas operadas. O projeto também estabelece critérios para a definição do cronograma.

Restaurantes deverão ter cardápio em braile

Foi aprovado parecer pela constitucionalidade do PL 936/11 que torna obrigatório o oferecimento de cardápios em braile pelos bares e restaurantes de Minas Gerais. O relator foi o deputado Delvito Alves (PTB) e o parecer, que foi lido pelo deputado André Quintão (PT), opinou pela aprovação da proposição com a emenda n° 1, que apresentou.

A emenda n° 1 modifica a redação do artigo 2° do projeto original estabelecendo que o não cumprimento da determinação sujeita o infrator às penalidades previstas no artigo 56 da Lei Federal 8.078, de 1980. A redação original do artigo 2° previa o prazo de 60 dias, após a publicação da lei, para o Executivo regulamentar a matéria.

Já o PL 1.220/11 recebeu parecer, do relator, deputado André Quintão, pela constitucionalidade na forma do substitutivo n° 1, que apresentou. Originalmente, o projeto estabelece que o Executivo promoverá a divulgação, em cada estabelecimento da rede pública de ensino, de informações sobre a pessoa que dá nome àquele estabelecimento.

O substitutivo n° 1 acrescenta o parágrafo 3° ao artigo 2° da Lei 13.408, de 1999, que trata da denominação de estabelecimento, instituição e próprio público. O dispositivo a ser acrescido determina que o Executivo divulgará, nos estabelecimentos, instituição ou próprios públicos cujo nome seja de pessoa, informações sobre o homenageado.

Questão de ordem - O PL 5.092/10, do governador do Estado, que cria 8.361 cargos de agente penitenciário e 116 de gestor ambiental, reajusta em 10% os valores de vantagem pessoal de funcionários da extinta Minas Caixa, corrige número de cargos e promove adequações em quadro de pessoal de instituições, entre outras alterações, teve pedido de adiamento de discussão aprovado, após o deputado André Quintão formular uma questão de ordem.

O parlamentar argumentou que o projeto modifica várias leis diferentes e trata de assuntos distintos, sendo que, nesse caso, o Regimento Interno da AMG determinaria que ele fosse desmembrado pela Comissão de Constituição e Justiça em proposições específicas.

O deputado Sebastião Costa recebeu a questão de ordem e comunicou que irá encaminhá-la à Mesa da ALMG. Ele também sugeriu que a questão de ordem seja apresentada em Plenário. Na reunião realizada no último dia 17/5/11, foi distribuído avulso do parecer do PL 5.092/10, que concluiu pela constitucionalidade da proposição na forma do substitutivo n° 1, apresentado.

Outras proposições - Na reunião, foi aprovado pedido de adiamento de discussão do PL 832/11. Já os PLs 796/11 e 1.136/11 foram retirados de pauta. O PL 72/11 foi retirado de tramitação. O PLC 6/11 e os PL's 60/11, 67/11, 171/11 e 258/11 foram baixados em diligência (pedido de informações) a outros órgãos públicos.

Presenças - Deputados Sebastião Costa (PPS), presidente; Bruno Siqueira (PMDB), vice-presidente; André Quintão (PT) e Luiz Henrique (PSDB); e a deputada Rosângela Reis (PV).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715