Plenário vota doações de imóveis e adia votação de indicações

Em Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na manhã desta quarta-feir...

11/05/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário vota doações de imóveis e adia votação de indicações

Em Reunião Extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na manhã desta quarta-feira (11/5/11), os deputados aprovaram, em 1° turno, três projetos de lei (PLs) referentes a doações de imóveis a municípios mineiros. A requerimento do deputado Rogério Correia (PT), foram adiadas as votações sobre as indicações de nomes feitas pelo governador Antonio Anastasia à diretoria da Fundação Caio Martins (Fucam) e à presidência da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

Dois dos projetos aprovados, de autoria do governador, beneficiam o município de Itueta (Vale do Rio Doce) com a doação de imóveis, de 2 mil m2 cada, para a construção de escolas municipais. O PL 540/11 prevê a destinação do imóvel para a construção da escola no povoado de Córrego do Chapéu. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), que fez várias correções formais no texto sem, contudo, alterar seu conteúdo original.

Já o PL 541/11 destina o imóvel para que seja construída uma escola no povoado de Córrego dos Quatis, distrito de Quatituba. Os deputados aprovaram a matéria na forma do substitutivo nº1 da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que incluiu uma cláusula de reversão do imóvel ao patrimônio do Estado caso não seja cumprida a finalidade da doação no prazo de cinco anos.

O PL 667/11, também do governador do Estado, foi outro projeto aprovado em 1º turno. O texto propõe a alteração da Lei 17.987, de dezembro de 2008, que trata da autorização ao Poder Executivo para doar à União um imóvel de 3.600 m2 a ser desmembrada de um terreno do Estado com área total de 22.500 m2 , situada no distrito de Senador Melo Viana, em Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce). A proposição altera o art. 1º da lei, especificando com mais precisão a localização do terreno, no bairro Santo Elói. Também foram propostas pequenas adaptações no anexo da lei, sem alteração de conteúdo.

Adiamento - O líder do bloco de oposição Minas sem Censura, deputado Rogério Correia (PT) apresentou requerimentos, aprovados pelos parlamentares, para o adiamento das votações das indicações, feitas pelo governador, dos nomes de José Geraldo Oliveira Silva à diretoria da Fundação Caio Martins (Fucam) e de Ana Maria Pacheco para assumir a presidência da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

De acordo com o parlamentar, muitos dos indicados pelo governador já estão à frente das instituições, sem que a Assembleia tivesse se posicionado sobre as indicações. Rogério Correia informou, ainda, que a questão foi levada ao conhecimento do Ministério Público e defendeu que as indicações só sejam votadas após o pronunciamento do órgão.

Deputados discutem regularização fundiária e direito à moradia

Durante a discussão do PL 821/11, do deputado Fred Costa (PHS), o deputado André Quintão (PT) salientou a importância social da proposição, que autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Ponte Nova (Zona da Mata). O objetivo do projeto é permitir a regularização da situação de famílias que ocuparam irregularmente uma área às margens da MG-329.

Em aparte, o deputado Carlin Moura (PCdoB) disse que o projeto contribuirá para a melhoria das condições de habitabilidade dessas famílias. Para o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), "a moradia é o sonho de todo brasileiro" e afirmou que projetos como esse têm total apoio da Casa. O deputado Fred Costa pediu aos colegas apoio para a votação do projeto e defendeu o direito à moradia digna.

Na avaliação da deputada Liza Prado (PSB), a população sofre com a falta de regularização fundiária, pois é obrigada a ocupar áreas inadequadas para moradia. Também chamou atenção para esse fato o deputado Pompílio Canavez (PT), que também se inscreveu para discutir o PL 821/11. Ele citou o drama de famílias que vivem anos em um mesmo local e não têm o título de propriedade de suas casas e defendeu avanços na regularização fundiária. O deputado Carlos Henrique (PRB) disse que a garantia do direito à moradia para os cidadãos "não é um favor do poder público, mas sua obrigação".

Copanor - Em sua fala, André Quintão dirigiu críticas à Copanor, empresa pública subsidiária da Copasa criada para atender as regiões Norte e Nordeste do Estado. De acordo com o deputado, a Copanor afirmou que comunidades de até 200 habitantes estão excluídas do atendimento. Em aparte, o deputado Arlen Santiago (PTB) disse que a Copanor é voltada para atender municípios em torno de 5 mil habitantes com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo ele, para as comunidades que não se encaixam nesse critério, o governo está estudando outras soluções.

Direitos Humanos - Ao final da reunião, em aparte concedido pelo deputado Pompílio Canavez, o deputado Durval Ângelo (PT), primeiramente, deu a notícia de que o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa, anunciou a construção do Fórum de Contagem, que deve ser iniciada no ano que vem.

O parlamentar também fez uso da palavra para fazer um protesto que envolve a atuação da Comissão de Direitos Humanos, da qual é presidente. De acordo com o deputado, em reunião realizada nesta manhã, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) informou que requerimentos aprovados pela comissão foram submetidos também à votação na reunião da Comissão de Segurança Pública, realizada na terça-feira (10/5). Durval Ângelo classificou a situação como "lamentável", pois considera que os temas dos requerimentos são afetos à Comissão de Direitos Humanos e são urgentes, pois envolvem assuntos como ameaças de morte e assédio moral no âmbito da polícia militar. O deputado afirmou que apresentará requerimento para instalação de processo administrativo contra o secretário-geral da Mesa da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado, sob a alegação de que a Secretaria estaria cerceando o trabalho da Comissão de Direitos Humanos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715