Projeto que extingue pensão a ex-governadores recebe emendas

O Projeto de Lei (PL) 4/11, que extingue a pensão vitalícia a ex-governadores de Estado e seus beneficiários, recebeu...

03/05/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto que extingue pensão a ex-governadores recebe emendas

O Projeto de Lei (PL) 4/11, que extingue a pensão vitalícia a ex-governadores de Estado e seus beneficiários, recebeu duas emendas do deputado Antônio Júlio (PMDB), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (3/5/11). As emendas agora serão apreciadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de o projeto voltar ao Plenário para ser votado em 1º turno.

A emenda nº 1 assegura aos atuais beneficiários o direito à pensão tratada pela lei. A emenda nº 2 veda aos beneficiários da pensão vitalícia de que trata a lei o acúmulo do benefício ao subsídio do cargo eletivo que ocupar.

Durante a reunião foram aprovados, em 1º turno, três projetos de doação de imóveis. O PL 601/11, do deputado Arlen Santiago (PTB), foi aprovado na forma do substitutivo nº 1. O projeto autoriza o Executivo a doar imóvel de 3.500 m² à Unimontes, em Salinas.

O PL 519/11, do deputado Mauri Torres (PSDB), foi aprovado com a emenda nº 1. O projeto autoriza o Executivo a doar imóvel de 3 mil m² ao município de Barão de Cocais para o desenvolvimento de projetos esportivos e sociais.

O PL 821/11, do deputado Fred Costa (PHS), autoriza a doação de imóvel ao município de Ponte Nova, para permitir ao município regularizar a situação das famílias que ocuparam irregularmente uma área de 25.500 m² às margens da MG-329, no bairro conhecido como Vila Lana.

Deputado pede que votação de indicações seja adiada

Também foram aprovados requerimentos do deputado Rogério Correia (PT), pedindo o adiamento da discussão das indicações, pelo governador, dos titulares da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem), e da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig).

De acordo com o parlamentar, o governo desrespeitou a Constituição do Estado, ao empossar os titulares das autarquias antes da aprovação dos nomes pela Assembleia. Rogério Correia explicou que a divergência não é em relação aos indicados, mas com a forma como o Executivo encaminhou o processo de indicação, desrespeitando a autonomia do Legislativo.

Comunicações - A Presidência comunicou a decisão de que as audiências públicas, debates públicos e visitas que envolverem mais de um tema deverão ser realizadas de forma conjunta pelas comissões afetas. Quando houver divergência entre as comissões envolvidas, a decisão caberá ao Colégio de Presidentes.

Também foi comunicada a anexação do PL 1.249/11, do deputado Leonardo Moreira (DEM) ao PL 907/11, do deputado Gilberto Abramo (PRB), tornando sem efeito a anexação do primeiro projeto ao PL 91/11, do deputado Fred Costa. Os projetos tratam da matrícula de alunos com mobilidade reduzida na escola pública mais próxima de sua residência.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) informou sua renúncia como membro efetivo da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por ser efetivo em outras duas comissões permanentes da Assembleia. A vaga será ocupada pelo deputado Elismar Prado (PT).

Reuniões especiais - Foram acatados requerimentos para realização de Reunião Especial dos deputados Bosco (PTdoB), para homenagear a Casa do Caminho, em Araxá; Anselmo José Domingos (PTC), para homenagear o Santuário e o Colégio São Paulo da Cruz, do Barreiro; e Fred Costa, em homenagem a Jornada Solidária Estado de Minas.

Durante a reunião, também foi aprovado requerimento da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, solicitando informações às Indústrias Nucleares do Brasil (INB) sobre o monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas na área de influência do complexo minerário de Campo do Cercado, no município de Caldas.

A Comissão de Segurança Pública solicitou à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, cópia de reportagem veiculada em 26/4/2011 na qual são denunciados o uso de telefones celulares e de drogas por detentos da Penitenciária Nelson Hungria. Por fim, foi aprovado requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB), solicitando que o PL 1.023/11 seja distribuído à Comissão de Meio Ambiente.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715