Meio Ambiente quer discutir efeito estufa, lixões e sacolas plásticas

Redução de gases do efeito estufa, situação dos lixões no Estado e substituição de sacolas plásticas são os temas de ...

03/05/2011 - 00:06
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Meio Ambiente quer discutir efeito estufa, lixões e sacolas plásticas

Redução de gases do efeito estufa, situação dos lixões no Estado e substituição de sacolas plásticas são os temas de três requerimentos de audiências públicas aprovados nesta terça-feira (3/5/11) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também foi aprovado requerimento de reunião com convidados para ouvir o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre as ações e execução dos recursos destinados ao Projeto de Proteção da Mata Atlântica em Minas Gerais (Promata). A autoria é do deputado Antônio Júlio (PMDB).

Da deputada Luzia Ferreira (PPS), a audiência pública relacionada ao efeito estufa pretende discutir medidas fiscais e tributárias que possam contribuir para a redução da emissão de gases e também o Projeto de Lei 104/2011, dos deputados Elismar Prado (PT) e Almir Paraca (PT). A proposição, que tem a deputada como relatora, dispõe sobre a concessão de certificado de redução de emissão de gases de efeito estufa e estava na pauta da comissão. Luzia Ferreira, contudo, teve aprovado requerimento de diligência (pedido de informação) para que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se manifeste antes sobre o assunto, o que adiou a apreciação da matéria.

Sacolas plásticas - Os demais requerimentos são do presidente, deputado Célio Moreira (PSDB). Na audiência sobre os lixões, o parlamentar quer discutir também a situação dos aterros sanitários no Estado. Quanto ao uso de sacolas ecológicas em lugar das embalagens plásticas, o requerimento, cuja autoria divide com o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), é para que a audiência seja realizada em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para debater o Projeto de Lei 1.023/11 (ex-PL 436/07), do deputado Leonardo Moreira (PSDB), que dispõe sobre o acondicionamento de mercadorias no comércio varejista. Entre outros, o projeto obriga, no âmbito do Estado, que o comerciante, nos casos de cessão gratuita de sacolas ou sacos ao consumidor, disponibilize material reciclável ou biodegradável.

Adiamento - A requerimento do vice-presidente, deputado Duarte Bechir (PMN), foi adiada a votação de dois requerimentos: do deputado Almir Paraca (PT), para audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização sobre decreto municipal que desapropria áreas produtivas e pertencentes a dezenas de produtores de pequeno porte no município de Patrocínio; e do deputado Rogério Correia (PT), de visita a depósito de lixo em Perdões (Centro-Oeste de Minas), seguida de audiência.

Outros projetos têm aprovados pedidos de informações à Semad

Os outros dois Projetos de Lei (PLs) que estavam na pauta, todos em 1º turno, também tiveram o exame adiado diante de pedidos de informações à Semad. O PL 28/11, dos deputados Elismar Prado e Almir Paraca, relatado pelo presidente, trata da apresentação obrigatória de garantia real por empreendimentos econômicos nas hipóteses de risco iminente ao meio ambiente e à população, com pedido de informação a ser encaminhado também à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Do deputado Gustavo Corrêa (DEM) e relatado pelo deputado Duarte Bechir, o PL 664/11 cria Áreas de Risco Ambiental e o requerimento inclui pedidos de informações também ao DER-MG, à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e ao Dnit, uma vez que envolve, entre outros, a sinalização de rodovias.

Presenças - Deputados Célio Moreira (PSDB), presidente, e Duarte Bechir (PMN), vice; e deputada Luzia Ferreira (PPS).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715