Assembleia homenageia Contagem pelo centenário de sua emancipação

Para marcar o início das comemorações do centenário de emancipação de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizont...

27/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assembleia homenageia Contagem pelo centenário de sua emancipação

Para marcar o início das comemorações do centenário de emancipação de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (2/5/11), Reunião Especial no Plenário. Antes, às 18 horas, será lançada a Revista 100 Anos de Contagem, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Os dois eventos terão a presença do deputado que os requereu, Durval Ângelo (PT), radicado em Contagem, e da prefeita do município, Marília Campos.

História - As origens do município remontam à existência de um posto de registro de gado da Coroa portuguesa, no século XVII, localizado nas terras da sesmaria do capitão João de Souza Souto Maior, denominado Sítio das Abóboras. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a esse posto ao escrever no termo da junta: "quanto ao gado, se levantarão registros como o que está posto nas Abóboras". O arraial foi elevado à categoria de paróquia, desmembrando-se do arraial de Curral del Rei (que deu origem a Belo Horizonte), em 1854.

No dia 30 de agosto de 1911, foi criado o município de Contagem, emancipando-se de Santa Quitéria. À época, o município compreendia os distritos de Contagem, Campanhã (Venda Nova), Vera Cruz e Vargem da Pantana. Na década de 1940, com a implementação da Cidade Industrial Juventino Dias, Contagem teve um vertiginoso crescimento urbano e econômico. A partir daí, a antiga "Contagem das Abóboras" passaria a ser conhecida pelo seu parque industrial, o maior de Minas Gerais.

Um dos principais registros da história de Contagem é o casarão localizado na rua do Registro, nº 1, no Centro Histórico, onde funciona a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, inaugurada nos anos 80. Com sua estrutura erguida em 1716, o imóvel já foi a Casa do Registro, onde funcionava o posto fiscal da Coroa Portuguesa. Ostentando a riqueza da arquitetura do período colonial, o atual Museu Histórico de Contagem foi a residência de Domingos José Diniz Costa Belém, primeiro proprietário do imóvel.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715