Minas e Energia quer discutir projetos governamentais e mineração

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (7/4/11), oito re...

07/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Minas e Energia quer discutir projetos governamentais e mineração

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (7/4/11), oito requerimentos para a realização de audiências públicas e visita sobre projetos governamentais e questões relativas à mineração. Os requerimentos aprovados são dos seguintes autores:

* Dos deputados Rogério Correia (PT) e Pompílio Canavez (PT), para realização de audiência pública com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, a fim de obter esclarecimentos sobre a segurança das redes de energia da Cemig nos municípios mineiros.

* Do deputado Carlos Henrique (PRB), para realização de audiência pública em Conceição do Mato Dentro (Região Central), a fim de averiguar a extração de minério de ferro e as ocorrências provocadas pelas atividades da empresa Anglo Ferrous do Brasil ao longo da Serra da Ferrugem.

* Do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), para realização de audiência pública que trate de um novo modelo de cobrança relativa à divisão dos royalties dos municípios mineradores, tendo em vista proposta de alteração da legislação sobre o tema.

* Do deputado Rogério Correia, para realização de audiência pública com a Comissão de Participação Popular, a fim de discutir com entidades do movimento estudantil a destinação de recursos referentes à cota-parte do Estado na Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).

* Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), para visita ao Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), a fim de conhecer os projetos na área da energia solar, desenvolvidos desde o ano 2000.

* Do deputado Almir Paraca (PT), para realização de audiência com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, a fim de conhecer as diretrizes do Plano Nacional de Mineração 2030, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério das Minas e Energia.

* Do deputado Luiz Henrique (PSDB), para realização de audiência pública, a fim de conhecer o estudo "Atlas Brasil - Abastecimento Urbana de Água", da Agência Nacional de Águas (ANA).

* Do deputado Rogério Correia, para realização de audiência pública visando obter esclarecimentos sobre o projeto Energia do Bem, da Cemig, que beneficia entidades de assistência social no Estado.

Adiamento de votação - A requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes, foi adiada a votação do Requerimento 326/11, da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. O requerimento encaminha ao governador e ao presidente da Cemig pedido de providências para que sejam sanados os problemas na rede elétrica de Bandeira do Sul (Sul de Minas), com a substituição de toda a rede, a reabertura do escritório de representação da Cemig e a destinação de servidores concursados para as equipes de manutenção.

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização esteve naquele município em 18 de março para investigar as causas do acidente ocorrido na cidade, no dia 27 de fevereiro deste ano. Na ocasião, 16 pessoas morreram após o rompimento de parte da rede elétrica, no local onde estavam, em um trio elétrico.

O deputado Antônio Carlos Arantes ponderou que, antes de se cobrar uma ação mais forte da Cemig ou responsabilizar a companhia de forma antecipada, é preciso apurar os fatos. O vice-presidente da comissão, deputado Tiago Ulisses (PV), citou estudo da Universidade Federal de Itajubá que demonstraria ser possível que uma serpentina tenha provocado o acidente. Segundo ele, a ideia, ao adiar a votação, é ter mais tempo para buscar entendimentos visando à revisão dos termos do requerimento da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização.

Eficiência energética - A comissão recebeu requerimento do deputado Tiago Ulisses de realização de audiência pública para debater os investimentos da Cemig em eficiência energética, em especial na área de redes inteligentes (smart grid) e conhecer os convênios realizados entre a companhia e a Fapemig, a fundação de amparo à pesquisa do Estado.

Cerrado Verde - O deputado Tiago Ulisses comemorou a assinatura, nesta quarta (6), de protocolo de intenções entre o Governo Estadual e a Verde Fertilizantes, para viabilizar o Projeto Cerrado Verde - o Potássio de Minas. Este é um projeto de mineração e tratamento da glauconita para a produção de termopotássio, novo fertilizante que será colocado no mercado brasileiro para substituição parcial das importações de cloreto de sódio. Uma unidade será instalada no Alto Paranaíba, com início de operações previsto para 2013. Segundo o deputado, serão R$ 280 milhões de investimentos, com a criação de 286 empregos diretos.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Tiago Ulisses (PV), vice-presidente, que presidiu a reunião; Antônio Carlos Arantes (PSC) e Carlos Henrique (PRB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715