Cantata de Natal emociona público com espetáculo de luz e som
O vigor da Aleluia de Haendel e a doçura de Noite Feliz encheram os ares do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na sede do Parlamento mineiro, no início da noite desta terça-feira (14/12/10), em um emocionante espetáculo de luzes e som. A tradicional Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais reuniu, ao todo, 300 vozes e 14 corais, acompanhados pela Orquestra de Câmara da Polícia Militar de Minas Gerais.
Ao abrir o evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP) ressaltou "o momento de autêntica alegria, o compromisso com o futuro, a fraternidade e o congraçamento entre todos os indivíduos".
Lembrando que se despedia da Casa depois de 16 anos, manifestou a sua gratidão pelos que acreditaram no seu trabalho, no Parlamento e no seu protagonismo para Minas Gerais. Além do presidente da Assembleia, prestigiaram o evento diretores e servidores da Casa e seus familiares, parlamentares, empresários e representantes de órgãos públicos.
Iluminação - O espetáculo, que marcou também a inauguração da iluminação natalina da ALMG, foi conduzido pelos regentes Guilherme Bragança (do Coral da Assembleia), Elza do Val Gomes e Sérgio Canedo. As participações especiais, além da Orquestra de Câmara da PM, ficaram por conta do Coral Canarinhos de Itabirito, do violeiro Gustavo Guimarães, do tenor João di Souza e do cravista Antônio Carlos de Magalhães.
No repertório, tradicionais músicas de Natal, como duas peças do Oratório Messias, de Haendel - Aleluia e And the Glory of the Lord - e O Coro dos Peregrinos, de Richard Wagner. O tenor João di Souza emocionou o público com Noite Feliz, de Franz Gruber, com regência de Guilherme Bragança.
A alegre e esperançosa mineirice de Deus Esteja, folia de reis de Gustavo Guimarães, foi acompanhada na viola pelo próprio autor, com participação de Maria das Dores Moura (violão) e Dulce de Paula (caixa de folia).
Os Canarinhos de Itabirito brindaram o público com uma apresentação especial, que entusiasmou a plateia. No encerramento, enquanto acendiam-se as luzes da iluminação festiva, uma alegre canção sul-africana convidou, no idioma zulu: "Marchemos juntos até a luz do Senhor".
Além dos Canarinhos de Itabirito e do Coral da Assembleia, participaram da Cantata de Natal os seguintes corais: Coral Contas e Cantos (Tribunal de Contas), Coral da Copasa, Coral do Ipsemg, Coral Educanto (Secretaria de Educação), Coral Imprensa Oficial, Coral Júlia Pardini, Coral Trem das Vozes (Hospital Sarah Kubitschek), Coral Usiminas, Coral Vozes da Saúde (Secretaria de Saúde), Coral Vozes de Minas (Correios), Coral Vozes Hemominas e Coral do Ministério Público.
|