Semana na ALMG terá votação de projetos e audiências públicas

A situação das micro e pequenas empresas e as políticas estaduais do café e do leite estão entre os temas que serão d...

10/12/2010 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Semana na ALMG terá votação de projetos e audiências públicas

A situação das micro e pequenas empresas e as políticas estaduais do café e do leite estão entre os temas que serão debatidos pelas comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre os dias 13 e 17/12/10. A semana terá sete audiências públicas, além de várias reuniões para apreciação de projetos no Plenário e nas comissões. A expectativa é que os trabalhos legislativos sejam encerrados na sexta-feira (17/12/10), após a votação da proposta orçamentária para 2011. Na terça-feira (14), será inaugurada a iluminação de Natal do Palácio da Inconfidência com a Cantata de Natal, que reunirá 300 vozes de 12 corais de Belo Horizonte.

Na segunda-feira (13), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai debater as políticas estaduais para o cultivo do café e a produção de leite no Estado em duas audiências públicas. Os requerimentos para as reuniões são dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da comissão, Dilzon Melo (PTB), Carlos Gomes (PT) e Duarte Bechir (PMN). O encontro para discutir a política cafeeira no Estado acontece às 10 horas, no Auditório. A reunião sobre a questão leiteira será às 14 horas, no mesmo espaço. De acordo com informações da assessoria do deputado Arantes, as reuniões foram idealizadas para que os representantes dos segmentos possam buscar alternativas para as dificuldades vividas pelos produtores mineiros.

No mesmo dia, a Comissão de Segurança Pública se reúne às 10 horas, no Plenarinho III, com o objetivo de debater, em audiência pública, supostas irregularidades ocorridas na 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Especializada (BPE - Canil), em Belo Horizonte. A reunião foi requerida pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), que quer verificar denúncias de coação ilegal, ameaças, abuso de autoridade, desvio de função de soldados e cabos, assédio moral, trabalho degradante e humilhante e afronta ao princípio da dignidade humana.

Consórcio de universidades mineiras será debatido em audiência

Ainda na segunda-feira, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática se reúne para debater com convidados o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDIC/2010) do Consórcio das Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas Gerais. Sete universidades do Estado pretendem formar um consórcio que permitiria, por exemplo, a integração de laboratórios ou do vestibular, mantendo, cada uma delas, autonomia e estrutura jurídica própria. O encontro foi solicitado pelo deputado Carlin Moura (PCdoB) e acontecerá às 14h30, no Plenarinho I. O consórcio reuniria as Universidades Federais de Lavras, São João Del-Rei, Juiz de Fora, Ouro Preto, Viçosa, Alfenas e Itajubá.

A Comissão de Direitos Humanos realizará audiência pública, na terça-feira (14), para tratar de possíveis violações de direitos de famílias que vivem próximo a áreas de conservação ambiental. A reunião será às 9 horas, no Plenarinho III e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), a partir de sugestão do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Conflitos Agrários, do Ministério Público de Minas, Afonso Henrique de Miranda Teixeira. O objetivo é levantar os principais problemas causados pelos conflitos agrários e cobrar uma postura diferente dos órgãos responsáveis em relação à proteção dos direitos da população.

Também na terça-feira, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo debaterá a situação das micro e pequenas empresas no Estado. A reunião será às 9h30, no Auditório da ALMG. O requerimento é do deputado Carlos Gomes (PT). Além de discutir como as micro e pequenas empresas se mantêm em Minas Gerais, a reunião tem como objetivo elaborar propostas a serem apresentadas aos governos estadual e federal recém-eleitos, para que eles conheçam as principais reivindicações, fragilidades e potencialidades e possam implementar políticas voltadas para esses tipos de empreendimento.

Comissão apresenta publicação sobre fórum de segurança

A Comissão de Segurança Pública realiza a última audiência marcada para esta semana, na quarta-feira (15), às 15 horas, no Auditório da ALMG. A reunião atende a requerimento da própria comissão e do deputado Ademir Lucas (PSDB) e tem o objetivo de apresentar a publicação referente ao fórum técnico "Segurança Pública: drogas, criminalidade e violência".

O fórum, realizado em Belo Horizonte entre os dias 11 e 13 de agosto deste ano, foi precedido de 20 audiências realizadas nas sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e em outras duas cidades. A publicação que será apresentada na audiência pública traz toda a memória da preparação e realização do fórum, assim como os resultados extraídos da participação das entidades e da população envolvidas em todo o processo.

Plenário - Nesta semana, a movimentação no Plenário e nas comissões também deve ser intensa para apreciação dos projetos antes do encerramento da sessão legislativa. Entre as matérias que serão apreciadas estão os Projetos de Lei (PL) 4.895/10 e 4.894/10, do governador, que tratam, respectivamente, do Orçamento do Estado para o próximo ano e da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2008-2011). Ainda será analisado o Projeto de Resolução (PRE) 4.999/10, da Comissão de Constituição e Justiça, que delega ao governador atribuição para elaborar leis delegadas dispondo sobre a estrutura de administração direta e indireta do Poder Executivo.

Cantata de Natal - A Assembleia realiza na terça-feira (14), a quarta edição da Cantata de Natal. O concerto, que é aberto a toda a comunidade, será realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, em frente à Praça da Assembleia, às 18h30. Neste ano, 300 vozes de 12 corais de instituições públicas homenagearão o aniversário de Belo Horizonte. Na mesma noite, será inaugurada a iluminação de Natal do Palácio da Inconfidência, prédio principal do Legislativo mineiro.

A cantata terá a participação especial do violeiro Gustavo Guimarães, autor da folia Deus Esteja; do tenor João di Souza; do cravista Antônio Carlos Magalhães; e da Orquestra de Câmara da Polícia Militar de Minas Gerais. No programa do concerto, além das clássicas canções natalinas como Noite Feliz, de Franz Gruber; Noite Azul, de Klecius e Cavalcanti; Linda Noite, canção popular portuguesa; e Haleluia, de Haendel, serão interpretadas outras peças compostas especialmente para o Natal.

Portal - Será realizada nesta terça-feira (14), às 17 horas, no Salão Nobre, solenidade para apresentar aos parlamentares, servidores, autoridades e imprensa o novo Portal da Assembleia, que entra no ar no início de 2011. Também participam personalidades que foram ouvidas durante o processo de planejamento da reformulação do Portal, um dos projetos do Direcionamento Estratégico - Assembleia 2020.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715