Plenário aprova projeto sobre comissão de transição governamental

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (7/12/10), os deputados...

07/12/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário aprova projeto sobre comissão de transição governamental

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (7/12/10), os deputados aprovaram, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 2.139/08, do deputado Rômulo Veneroso (PV). O projeto regulamenta as comissões de transição de governo. A proposição prevê que os candidatos eleitos para o Governo do Estado terão o direito de instituir comissões de transição, com pleno acesso a informações relativas a contas públicas, programas e projetos de governo. Além desse foram aprovados, também em 1º turno, outras 28 proposições.

O PL 2.139 garante à comissão de transição conhecer o completo funcionamento dos órgãos públicos e secretarias de Estado e preparar os atos do novo governador logo após a sua posse. O projeto foi aprovado com emendas que retiram a determinação de número pré-definido de integrantes da comissão e que obrigam aos titulares dos órgãos e das entidades o fornecimento das informações solicitadas, bem como prestar o apoio técnico e administrativo necessário.

Dengue - Também foi aprovado em 1º turno, o PL 955/07, do ex-deputado Vanderlei Jangrossi, que cria a política pública para o combate e a prevenção à dengue. Para tanto, prevê a realização de eventos em escolas públicas estaduais, incentivo para que a população adote medidas de prevenção à proliferação do mosquito transmissor e capacitação de profissionais de saúde. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Saúde, que amplia a proposta inicial incluindo penalidades relativas às infrações sanitárias, orientação e responsabilização de grupos empresariais.

Aprovada regulamentação para criação de parques

Os deputados aprovaram ainda em 1º turno o PL 4066/09, do deputado Arlen Santiago (PTB), que determina que a criação, ampliação e desmembramento de parques florestais deverão ser efetivados mediante projeto de lei apreciado pelo Poder Legislativo. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 2 da Comissão de Meio Ambiente, propondo que a matéria passe a alterar a Lei 14.309, de 2002, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado.

Arquivos - PL 335/07, também de Arlen Santiago, que tem como objetivo instituir, em lei específica, a política pública de arquivos em Minas Gerais, além de definir critérios de gestão e conservação dos documentos públicos e dos documentos privados de interesse social. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Cultura, que busca adequar a gestão de arquivos no Estado aos parâmetros normativos e técnicos mais recentes da área. Procura, também, tornar mais explícitos os objetivos de fomento aos municípios, para que eles possam consolidar instituições próprias destinadas a preservar patrimônios documentais locais.

Outros temas - PL 978/07, do deputado Jayro Lessa (DEM), que autoriza o Executivo a desenvolver ações de acompanhamentos psicológico e social junto às famílias de vítimas de acidentes naturais, calamidades e eventos de grandes proporções. Tais ações compreendem a elaboração e execução de atividades que visem ao monitoramento psicológico com ênfase no tratamento e amenização de traumas. PL 2.333/08, do deputado Padre João (PT), que institui a Política Estadual de Apoio ao Cultivo, à Extração, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação da macaúba (Pró-Macaúba).

O objetivo da proposição é integrar as populações que tradicionalmente exploram o cerrado no uso e manejo racional desse bioma, numa perspectiva de sustentabilidade ambiental. O projeto lista 12 diretrizes da política, entre elas a identificação das áreas de incidência de comunidades tradicionais que vivam ou sobrevivam da coleta da macaúba; o desenvolvimento de pesquisa para produzir mudas para novos plantios e recuperação das áreas degradadas; o incentivo à industrialização, mediante a transformação da macaúba em fonte de alimento, medicamentos, forragem ou matéria-prima na produção de utensílios, na construção e como insumo na fabricação de sabões e óleos. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 2 da Comissão de Política Agropecuária, que inclui outras palmeiras oleaginosas na política de incentivo.

O PL 5.035/10, do governador do Estado, que dispõe sobre a prorrogação da redução de jornada de trabalho prevista no art. 8º da Lei 18.710, de 2010. O projeto prorroga por mais seis meses a redução de jornada dos servidores que trabalham na Cidade Administrativa do Estado. A prorrogação será até 30/6/2011, sendo que o artigo 2º do projeto admite a renovação da prorrogação por igual período, uma única vez.

E por último, o PL 5.050/10, da Mesa da Assembleia, que autoriza o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg) a alienar o imóvel constituído pelos lotes 23-A e 24-A do quarteirão 10-B da 12ª Seção Urbana, situado à Rua Rodrigues Caldas, 79, 81 e 83, em Belo Horizonte, e o Estado de Minas Gerais a adquiri-lo para utilização da Assembleia Legislativa, que desde 1990 ocupa suas instalações.

De acordo com o PL, o valor total do bem será de R$39,2 milhões, calculado com base em laudos de avaliação de valor de mercado, e deverá ser pago em duas parcelas iguais nos exercícios de 2011 e 2012. Sobre as parcelas incidirá atualização monetária com base na variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período compreendido entre o mês de publicação da lei e o mês imediatamente anterior ao da quitação da respectiva parcela. A proposição foi aprovada com a emenda nº 1 que faz adequações à técnica legislativa.

Projetos de doação de imóveis : PL 3.784/09, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) que beneficia São Gonçalo do Sapucaí (Sul de Minas); PL 3.786/09, também do deputado Dalmo Ribeiro Silva, beneficiando Itajubá; PLs 935/09 e 3.953/09, do deputado José Henrique (PMDB), beneficiando Santa Rita do Itueto; PL 4.182/2010, do deputado Délio Malheiros (PV), que beneficia Conquista; PL 4.283/10, do deputado Zezé Perrella (PDT), que altera a destinação do imóvel de que trata a Lei 14.601, de 2003, que autoriza o Executivo a doar imóvel a Abaeté; PL 4.326/10, do deputado Zé Maia (PSDB), beneficiando Conceição das Alagoas.

E ainda: PL 4.543/10, do deputado Lafayette de Andrada (PSDB), que beneficia Mar de Espanha; PL 4.613/10, do deputado Marcus Pestana (PSDB), com benefício para Morro do Pilar; PL 4.669/10, que doa imóvel a Dom Joaquim; PL 4.670/10, que doa imóvel a Abaeté: PL 4.671/10, que altera a destinação do imóvel de que trata a Lei 18.568, de 2009, que autoriza o Executivo a doar imóvel a Itambacuri: PL 4.688/10, que doa imóvel a Patrocínio; PL 4.701/10, beneficiando Boa Esperança; PL 4.706/10, que doa imóvel a Desterro do Melo; PL 4.707/10, que doa imóvel a Brumadinho; PL 4.718/10, que beneficia Pequi; PL 4.719/10, que doa imóvel a Campanário; PL 4.720/10, beneficiando Paineiras; PL 4.721/10, que beneficia Brumadinho; PL 4.736/10, que beneficia Sete Lagoas, todos de autoria do governador do Estado.

Adiados - Foi adiada a apreciação dos projetos: PL 4.771/10, do governador do Estado, que institui, no âmbito da Advocacia-Geral do Estado - AGE -, o Programa de Residência Jurídica, por pedido de adiamento do deputado Dalmo Ribeiro Silva; o PL 5.038/10, do Tribunal de Justiça, que dispõe sobre a concessão de adicional de periculosidade aos ocupantes dos cargos da 1ª e 2ª instâncias. O projeto recebeu uma emenda do deputado Padre João e foi encaminhado para parecer à Comissão de Administração Pública; e o PL 2.122/08, do deputado Walter Tosta (PMN), que permite ao portador de deficiência, motorista ou não, adquirir veículo novo ou usado, adaptado ou não, com o beneficio de não-incidência de ICMS. O projeto recebeu emenda do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) e foi encaminhado para parecer à Comissão de Fiscalização Financeira.

Matéria administrativa - O Plenário recebeu ofício do Tribunal de Contas com resposta positiva à Comissão de Administração Pública, sobre emendas apresentadas pela comissão ao PL 5.038/10. Foram aprovados os seguintes requerimentos: do deputados João Leite (PSDB), solicitando que o PL 4.516/10 seja distribuído à Comissão de Segurança Pública para parecer; do deputado Domingos Sávio (PSDB), solicitando ao Ministério dos Transportes, cópia do contrato de concessão da malha ferroviária celebrado com a Ferrovia Centro Atlântica S.A.; do deputado Délio Malheiros, solicitando que o PL 4.130/09 seja distribuído à Comissão de Defesa do Consumidor, para parecer de 2º turno.

E ainda: da Comissão de Direitos Humanos, solicitando à OAB-MG providências quanto às denúncias sobre possíveis agressões praticadas por policiais contra cidadãos de Belo Horizonte; e solicitando à Associação dos Defensores e Amigos do Serra Negra e outros órgãos, providências quanto às violações de direitos humanos decorrentes da implantação do Parque Estadual Serra Negra, em Itamarandiba; da Comissão de Defesa do Consumidor, solicitando às empresas Webjet, Avianca e Total Cargas informações sobre a falta de equipamentos nas aeronaves para pouso em condições de baixa visibilidade; e da Comissão de Participação Popular, solicitando ao prefeito de Araçuaí informações sobre a situação da implantação do Centro Viva Vida no município.

Arranjos Produtivos Locais - Em pronunciamento pelo art. 70 do Regimento Interno (assunto de urgência ou relevância), o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) comemorou a homologação de acordo, na próxima sexta-feira (10), em Três Corações, de implantação dos Arranjos Produtivos Locais (APL) para o setor de quartzito. A legislação vai beneficiar o pólo chefiado por São Tomé das Letras e que tem mais nove municípios envolvidos na exploração da pedra são tomé. O deputado destacou a importância das APLs, afirmando que elas permitem mais competitividade aos empresários locais, com o oferecimento de linhas de crédito e gestão. O parlamentar comemorou também a chegada do gasoduto de Paulínia (SP) a Jacutinga, Sul de Minas, que beneficiará as malharias e que irá até Andradas, beneficiando a indústria ceramista daquela cidade.

Outro a usar o artigo 70, foi o deputado Almir Paraca (PT), que falou sobre a realização na semana passada, do Fórum de Desenvolvimento Sustentável Local, em Paracatu, Noroeste de Minas. O parlamentar saudou a iniciativa, como a primeira em anos a estabelecer um planejamento para a cidade, de longo prazo, com ênfase no esgotamento da mineração, atividade predominante hoje no município. Paraca disse que foram apresentadas duas sugestões às mineradoras da cidade: de fortalecimento da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), para que ela promova estudos adicionais para a implantação de novo modelo de desenvolvimento para a cidade. E o patrocínio de projeto destinado a oferecer atividades extra-curriculares para crianças e adolescentes da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715