Relatório da Comissão da Serra da Moeda é aprovado em Plenário

O relatório final da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda foi aprovado, com 39 votos favoráveis e nenhu...

27/05/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Relatório da Comissão da Serra da Moeda é aprovado em Plenário

O relatório final da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda foi aprovado, com 39 votos favoráveis e nenhum contra, nesta quarta-feira (27/5/09), na Reunião Extraordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O documento recomenda, entre outras sugestões, a preservação da área do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, sem qualquer redução, e a criação de uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN) em parte da Serra da Calçada.

Um parágrafo do relatório, votado em destacado, foi excluído. Ele recomenda a proibição temporária de aprovação e implantação de novos empreendimentos e atividades nas Serras da Calçada e da Moeda, estendendo essa vedação à expansão de empreendimentos e atividades já implantados, ressalvadas as intervenções de interesse público e de proteção sanitária e de infraestrutura. O objetivo dessa retificação do texto é adequá-lo ao projeto de lei proposto pelo próprio relatório, que regula a utilização e a proteção ambiental das serras.

Outra recomendação do relatório é a criação de uma política específica para o Sinclinal de Moeda, área importante para a recarga de aquíferos e a alimentação de mananciais utilizados para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O documento apresenta ainda duas propostas de mudanças na legislação. Na conclusão do relatório, foi apresentado um substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/07, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que pretende incluir a Serra da Moeda entre as áreas tombadas do Estado.

O substitutivo propõe que as serras da Moeda e da Calçada passem a se constituir em patrimônio ambiental do Estado. Essa medida abre caminho para que se determine mais facilmente, com base na Constituição do Estado, formas de preservação especial em toda a área ou parte dela, transformada em patrimônio ambiental. Dessa forma, será possível "que sua utilização, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais, seja regulamentada por meio de lei, em condições que assegurem a conservação e a proteção dos sítios de valor arqueológico, paleontológico, espeleológico, ecológico, histórico, científico e cultural".

Gestão - Outra medida proposta pelo relatório é a apresentação de um projeto de lei que determina a criação, pelo Executivo, de um modelo de gestão para as serras da Moeda e da Calçada tomando como ponto de partida o chamado Sinclinal de Moeda, acidente geográfico cujo relevo, geologia e estruturas do subsolo têm alta relevância na determinação do modo de proteção dos ecossistemas ali presentes. Isso implica a criação de um plano de uso e ocupação dos solos e de gestão das águas em toda a região, que terá reflexos, sobretudo, na preservação das fontes de abastecimento de água da RMBH.

O relatório também apresentou diversas recomendações à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e ao Sindicato da Indústria Mineral (Sindiextra).

José Lasmar é aprovado para a direção da Agência RMBH

O Plenário também aprovou a indicação do nome de José Osvaldo Guimarães Lasmar para o cargo de diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH).

Economista e mestre em Planejamento Regional e Urbano, José Osvaldo Lasmar foi diretor do Centro de Estudos Municipais e Metropolitanos da Fundação João Pinheiro e coordenador do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Sua indicação para o cargo foi feita pelo governador Aécio Neves. Sua indicação foi aprovada com 36 votos favoráveis e três contrários. A votação foi secreta.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715