Exposição fotográfica registra os melhores momentos da 15ª Legislatura

Para registrar os principais fatos que marcaram a 15ª Legislatura, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove, ...

30/01/2007 - 01:01
 

Exposição fotográfica registra os melhores momentos da 15ª Legislatura

Para registrar os principais fatos que marcaram a 15ª Legislatura, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove, a partir de 1º de fevereiro (dia da posse dos novos deputados), uma exposição fotográfica sobre esse período. Segundo o painel que abre a mostra, que será realizada no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, o objetivo é prestar contas à sociedade do trabalho da ALMG, com destaque para as "ações que tornaram a austeridade, a transparência e a participação popular marcas dessa legislatura".

A exposição, que fica aberta até 23 de fevereiro, conta com 112 fotos e textos sobre eventos da 15ª Legislatura (que compreende os anos de 2003 a 2007), e mais um painel com 92 fotos dos deputados, titulares e suplentes, que atuaram nesses anos. São fotos feitas pela equipe da Assessoria de Imprensa da ALMG ao longo desse período, na cobertura das atividades da Assembléia.

A mostra de fotografias está estruturada em seis grandes temas, da seguinte forma: Plenário (16 fotos), Comissões (23), Participação da Sociedade (25), Interiorização (16), Cultura (16) e Secretaria da Assembléia (16). O evento é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação Institucional, tendo à frente a Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação e a Coordenação de Cerimonial e Relações Públicas. Logo abaixo, uma prévia dos painéis que compõem cada um dos seis temas:

Plenário - No Plenário, o processo democrático se consolida com o debate e votação de projetos, posteriormente transformados em leis. Nesse local, são traçados os marcos regulatórios de diversas áreas da vida do cidadão. Exemplos disso na 15ª Legislatura foram as leis das carreiras do funcionalismo, da reforma administrativa do Estado, de defesa do consumidor, de proteção ao meio ambiente e outros.

Comissões - Nas comissões, segmentos organizados podem debater projetos de seu interesse, interferindo no processo legislativo. Nessa legislatura, três novas comissões permanentes foram criadas: Participação Popular, Segurança Pública e Cultura, que se somaram às 14 comissões que já existiam. No período, foram criadas ainda duas CPIs (do Café e da Mina Capão Xavier) e comissões temporárias, que discutiram temas como: problemas dos aeroportos, silvicultura, invasão de produtos chineses, pessoas desaparecidas, Protocolo de Quioto e outros.

Participação da sociedade - Os eventos institucionais da ALMG, espaços de interlocução da sociedade com seus representantes, foram uma das prioridades do trabalho da 15ª Legislatura. Debates, seminários, fóruns, conferências, encontros, na Capital e no interior, contribuíram para a reformulação de políticas públicas em áreas vitais como: reforma agrária, segurança pública, saneamento, cerrado, referendo das armas, políticas de igualdade racial e de direitos humanos.

Cultura - A Assembléia busca se conectar ao movimento cultural do Estado, dando sua contribuição nessa área, promovendo eventos nos espaços que possui: o Espaço Político-Cultural (EPC) Gustavo Capanema, que conta com a Galeria de Arte e o Teatro. No EPC, são realizadas mostras de pintura, escultura, fotografia e artesanato. O Teatro mantém uma programação fixa, gratuita, com dois projetos: o Segunda Musical, que traz talentos da música erudita; e o Projeto Zás, que apresenta espetáculos de música, teatro, dança e outras manifestações artísticas.

Interiorização - A cada nova legislatura, a ALMG amplia mais a interiorização de suas ações. Por meio de visitas e audiências públicas de comissões, além de seminários e outros eventos institucionais nas várias regiões de Minas, o Legislativo mineiro busca cumprir seu papel de representante da sociedade: ouvindo os problemas das comunidades, dialogando com os setores envolvidos e encaminhando soluções.

Secretaria da ALMG - As atividades realizadas pelos servidores do Legislativo em diferentes áreas são apresentadas: bibliotecários, profissionais da imprensa, taquigrafia, áudio, assessores, consultores. Independentemente da área de atuação, todos os funcionários dão sua contribuição para o bom andamento dos trabalhos da Assembléia, que por sua vez, investe no treinamento e na valorização profissional dos servidores.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715