Centenário do vôo de Santos Dumont será comemorado na ALMG

Há cem anos, o mineiro Alberto Santos Dumont voou pela primeira vez com o 14-bis, em Paris, na França. Em comemoração...

23/10/2006 - 00:00
 

Centenário do vôo de Santos Dumont será comemorado na ALMG

Há cem anos, o mineiro Alberto Santos Dumont voou pela primeira vez com o 14-bis, em Paris, na França. Em comemoração ao marco histórico, que fez do inventor um dos brasileiros mais reconhecidos mundialmente, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai promover uma Reunião Especial na próxima quinta-feira (26/10/06), no Plenário, às 20 horas. O requerimento é do deputado Luiz Fernando Faria (PP), nascido no município de Santos Dumont. A homenagem contará com a presença do sobrinho-neto do aviador Jorge Henrique Dumont Dodsworth, que vai receber a placa e fazer um breve discurso. Além dele, vários membros da família também estarão presentes.

Durante a reunião especial será exibido um vídeo sobre a vida de Santos Dumont, cedido pelo Museu Casa Natal de Santos Dumont, mais conhecido como Museu Cabangu, que funciona na sede da fazenda onde nasceu o inventor. O "pai da aviação" nasceu em 20 de julho de 1873, no município de Palmira (atual Santos Dumont), e morreu em Guarujá, São Paulo, em 23 de julho de 1932.

História - Os pais de Alberto Santos Dumont eram ricos fazendeiros. Após sua maioridade, ele foi estudar na França e não teve problemas para financiar suas primeiras experiências com balões atmosféricos. Seu verdadeiro sonho era voar num balão, mas ao constatar que os balonistas cobravam um preço muito exorbitante, resolveu ele mesmo fazer seus próprios balões. O primeiro balão construído por ele, o menor que se tem notícia até hoje, chamou-se "Brasil".

O 14-bis tem esse nome porque foi testado por Santos Dumont acoplado ao seu balão-dirigível de nº 14. Ao invés de dar um novo número, o inventor preferiu chamá-lo de "bis". No dia 23 de outubro de 1906, às 16h45, após corrida no solo de 200 metros, o 14-bis voou a distância de 60 metros, a uma altura de dois a três metros, no Campo de Bagatelle, em Paris, na França. A façanha contou com o testemunho de uma multidão, a filmagem por uma companhia cinematográfica e o reconhecimento e a homologação do órgão oficial de aviação da época, L'Aéro-Club de France. Além do Aeroclube da França, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) reconheceu a conquista, mas a homologação formal do recorde só ocorreu duas semanas depois, em 12 de novembro de 1906. Os recordes de Santos Dumont foram suplantados somente um ano depois.

Polêmica - Apesar de todas as evidências provarem que Santos Dumont foi o primeiro homem a voar em aparelho mais pesado que o ar, utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho, sem auxílios externos, os americanos irmãos Wright alegam que realizaram a proeza três anos antes, em Ohio, Estados Unidos. Segundo biografia própria, estavam presente cinco testemunhas. Nada foi filmado e noticiado na imprensa norte-americana.

Alberto Santos Dumont dominava mecânica, física, eletricidade e química, além de vários idiomas, como o francês, o inglês e o espanhol, além do português. Possivelmente, devido a uma depressão, doença não diagnosticada na época, o inventor, mundialmente reconhecido, morreu em 1932, aos 59 anos, vítima de suicídio.

Estas informações foram retiradas dos sites www.cabangu.com.br e www.14bis.mil.br (página oficial da Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715