Procon Assembléia atuará em parceria com Delegacia do Consumidor

O Procon Assembléia, que há nove anos atua como um poderoso aliado do consumidor mineiro, ganha agora uma nova parcer...

10/03/2006 - 00:00
 

Procon Assembléia atuará em parceria com Delegacia do Consumidor

O Procon Assembléia, que há nove anos atua como um poderoso aliado do consumidor mineiro, ganha agora uma nova parceria. As instalações do Procon Assembléia na Rua Curitiba, 2002, Bairro de Lourdes, na Capital, passam a abrigar também, a partir de 15 de março, a Delegacia Especializada do Consumidor, recém-criada pela Polícia Civil de Minas Gerais. A nova delegacia, a primeira do gênero no Estado e oitava no País, vai atuar em conjunto com o Procon Assembléia, sendo acionada nos casos em que não é possível um acordo entre consumidor e fornecedor. O convênio celebrando a parceria entre o Procon Assembléia e a Delegacia do Consumidor será assinado na solenidade de inauguração da Delegacia, marcada para as 10 horas do dia 15.

Como delegacia especializada, a Delegacia do Consumidor só atuará mediante solicitação dos Procons ou outros órgãos de defesa dos direitos do consumidor, em casos complexos ou que causem clamor público. Ela vai atender o consumidor que foi vítima de crime previsto no Código de Defesa do Consumidor e em legislações específicas, como as Leis 8.137/90 (crimes contra a ordem econômica) e 1.521/51 (crimes contra a economia popular), e o Decreto Lei 2.848/40 (Código Penal Brasileiro, em artigos que tratam de estelionato quando a vítima for consumidor, fraude no comércio e crimes contra a saúde pública). À delegacia compete, subsidiariamente, a apuração de crimes praticados contra o consumidor.

O Procon Assembléia é um órgão administrativo da Assembléia Legislativa, fundado em fevereiro de 1997 com a finalidade de orientar e defender o consumidor nas suas relações com o fornecedor de produtos e serviços. Ele atua mediando acordo entre as partes envolvidas. Dependendo do caso, pode ser aberto um processo administrativo contra o fornecedor para puni-lo pelo descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor. As penas podem ser de multa ou até mesmo de fechamento do estabelecimento comercial. Há também a possibilidade de se firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para correção da irregularidade por parte do fornecedor.

Na sede da Rua Curitiba, o Procon Assembléia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Na unidade do Psiu Praça Sete, o horário é de 7h30 às 17h30. O consumidor pode entrar em contato com o Procon Assembléia também pelo telefone (31)3293.9299 ou enviar e-mail para procon@almg.gov.br. O telefone da Delegacia do Consumidor é (31)3275.1887.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715