Fundo para revitalização do Rio São Francisco pode ser instituído

A Comissão Especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 24/2003 emitiu, nesta quarta-fe...

15/10/2003 - 17:20
 

Fundo para revitalização do Rio São Francisco pode ser instituído

A Comissão Especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 24/2003 emitiu, nesta quarta-feira (15/10/2003), parecer favorável à aprovação da matéria em 1º turno, na forma do substitutivo nº 1. A PEC, do deputado Gil Pereira (PP), institui o Fundo de Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco. O relator foi o deputado Leonídio Bouças (PTB). Segundo a proposta original, o fundo funcionará durante 20 anos para promover a revitalização da Bacia do São Francisco em Minas, utilizando financiamentos de programas e projetos. O fundo seria constituído por cinco décimos por cento do produto da arrecadação de impostos estaduais, deduzidas as vinculações constitucionais.

Como a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa é inconstitucional, o relator ajustou a PEC aos preceitos constitucionais e apresentou o substitutivo, por considerar que a revitalização da bacia é essencial para o País. No parecer, o parlamentar ressalta que bacia, que ocupa cerca de 40% do território mineiro (240 mil km²), está sendo intensivamente degradada e precisa ser revitalizada.

O substitutivo determina que o fundo será regulamentado por lei complementar e que seus recursos serão aplicados preferencialmente em recuperação natural da cobertura vegetal nativa, financiamento a pequenos produtores rurais na constituição de reservas legais e recuperação da flora aquática e da ictiofauna. Também devem ser priorizados programas para a recuperação das áreas degradadas e para a implantação de aterros sanitários e estações de tratamentos de esgotos. O novo texto prevê ainda que representantes da sociedade civil formarão um conselho consultivo de acompanhamento para o fundo. Os recursos do fundo serão constituídos por: dotação orçamentária específica, multas ambientais, convênios com órgãos e entidades públicas e privadas, doações e outras receitas, a serem definidas na regulamentação do fundo.

A presidente da comissão, deputada Maria José Haueisen (PT), afirmou a aprovação dessa PEC é muito importante para a possível transposição das águas do Rio São Francisco para Minas.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Maria José Haueisen (PT), presidente, Leonídeo Bouças ( PTB) e Sidinho do Ferrotaco (PSDB)

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715