Implantação do Código do Contribuinte será discutida em audiência

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em sua primeira reuni...

12/03/2003 - 15:42
 

Implantação do Código do Contribuinte será discutida em audiência

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em sua primeira reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (12/3/2003), aprovou requerimento do deputado Antônio Júlio (PMDB) solicitando a realização de audiência pública, com a presença do secretário da Fazenda de Minas Gerais, José Fuad, para discutir a regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte (Lei nº 13.515), que teve origem em projeto apresentado pelo deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), aprovado pela Assembléia em 2000.

Antônio Júlio (PMDB) considera importante, com a mudança no governo do Estado e o início da nova legislatura, o empenho da comissão para que o Código seja regulamentado pelo Poder Executivo. Segundo ele, a lei não tem sido cumprida e os contribuintes, principalmente os de pequeno porte, têm sofrido ríspida cobrança.

O projeto - O projeto de lei que criou o Código de Defesa do Contribuinte foi vetado totalmente pelo então governador Itamar Franco, mas o veto foi rejeitado pela Assembléia Legislativa. O Poder Executivo apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais que, em 2002, rejeitou a ação.

Consórcios Uniauto e Liderauto e mutuários da MinasCaixa

Foram aprovados dois requerimentos do deputado Doutor Viana (PFL). O primeiro solicita que sejam convidados para responder sobre a liquidação dos consórcios Uniauto e Liderauto, o proprietário e controlador do grupo Liderauto-Uniauto, Rivadávia Salvador Aguiar; o liqüidante nomeado pelo Banco Central, José Augusto Monteiro Neto; o proprietário da Consavel, Antônio Luiz Lang Júnior; além de representantes do Ministério Público Federal e da Associação dos Mutuários.

O segundo pede que sejam convidados a prestarem esclarecimentos a respeito da extensão dos benefícios da Lei Federal nº 10.150/2000 aos mutuários da extinta MinasCaixa, o secretário de Estado da Fazenda, José Fuad; o procurador Geral do Estado de Minas Gerais, José Bonifácio Borges de Andrada; o supervisor do Núcleo Executivo do Grupo Gestor da extinta MinasCaixa, Hilton Secundino Alves, e o presidente da Associação dos Mutuários Sul-Sudeste, Adilson Machado. Foi aprovado requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB) também solicitando audiência para debater a situação dos mutuários da extinta MinasCaixa.

Demais requerimentos

A presidente da Comissão, deputada Lúcia Pacífico (PTB), teve aprovados três requerimentos. O primeiro pede a convocação de audiência pública para discutir a possibilidade de convênio entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Banco Central do Brasil para conferir maior celeridade aos processos judiciais. O segundo solicita audiência pública com representantes do Instituto São Rafael e do Procon de Belo Horizonte para discutir o descumprimento da Lei nº 13.738/2000, que estabelece condições especiais para o atendimento dos deficientes visuais e o prazo máximo para atendimento nas agências bancárias.

Também da deputada Lúcia Pacífico, foi aprovado requerimento solicitando audiência pública com a presença de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centralização de Serviços Bancários, Serasa e do Procon estadual. Ela quer discutir a exclusão do nome de possíveis devedores dos cadastros de restrição ao crédito, tendo em vista o novo Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2003.

Cemig - Na reunião foi aprovado, ainda, requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), solicitando audiência pública para debater o fechamento de agências da Cemig em diversos municípios mineiros e as conseqüências deste ato para os usuários dos serviços prestados pela instituição.

Presenças - Participaram da reunião a deputada Lúcia Pacífico (PTB), presidente; Maria Tereza Lara (PT), Vanessa Lucas (PSDB), Antônio Júlio (PMDB) e Dimas Fabiano (PPB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715