Comissão discutirá proteção a recursos genéticos nativos

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, nesta terça-feira (26/3/2002), cinco requerimentos, dois del...

26/03/2002 - 16:58
 

Comissão discutirá proteção a recursos genéticos nativos

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, nesta terça-feira (26/3/2002), cinco requerimentos, dois deles solicitando a realização de audiências públicas. O primeiro, da deputada Maria José Haueisen (PT), requer a realização de uma audiência para discussão e análise do Projeto de Lei (PL) 1.214/2000, do governador, que dispõe sobre o acesso a recursos genéticos nativos e seus produtos derivados e a proteção ao conhecimento tradicional a eles associados no território do Estado de Minas Gerais. Para esta audiência, serão convidados representantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), Fundação Biodiversitas, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Associação brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede de Tecnologias Alternativas, Escola de Farmácia e Área de Biologia da UFMG e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A outra solicitação de audiência pública foi apresentada pelo deputado José Milton (PL), que solicitou que a reunião ocorresse em Conselheiro Lafaiete, no próximo dia 5 de abril, para debater a instalação de antenas de telefonia celular naquele município.

A deputada Maria José Haueisen também apresentou requerimento solicitando que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) esclareça aplicação de porcentagem de sua receita em programas de desenvolvimento de fontes alternativas de energia e incremento à eficiência energética, prevista na legislação federal e nos termos da comunicação da própria empresa; e que envie cópia do contrato de concessão na parte em que o documento determina essa aplicação.

Mineração - Uma visita dos membros da Comissão à Mineração Rio Verde, em São Sebastião de Águas Claras, para avaliar os trabalhos adotados pela empresa na recuperação ambiental do município, foi solicitada pelo deputado Fábio Avelar (PTB). O deputado também apresentou requerimento que solicita ao Conselho de Política Ambiental (Copam) a suspensão do processo de licenciamento da empresa Brumafer, atualmente em curso no órgão e, ainda, que essa solicitação fosse incluída na próxima reunião do Copam.

Presenças - Compareceram à reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais os deputados José Milton (PL), presidente da Comissão; Fábio Avelar (PTB) e Maria José Haueisen (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715