Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Evento, em 2016, contou com a participação de parlamentares, cidadãos e entidades de educação. Relembre!
Dados apresentados pelo Estado em última audiência de monitoramento do PEE estão aquém de metas estabelecidas.
Este evento tem como objetivo discutir a execução do Plano Estadual de Educação, de 2019 a 2021, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação, e traçar um panorama dos desafios contemporâneos da educação e das possibilidades para seu enfrentamento.
Este Debate Público tem como objetivo discutir a execução do Plano Estadual de Educação, instituído pela Lei 23.197, de 2018. Antes de virar norma, ela foi alvo de ampla discussão na Assembleia de Minas, motivando um Fórum Técnico Plano Estadual da Educação, em 2016, envolvendo parlamentares e representantes da sociedade civil.
Dois anos e meio depois do Plano Estadual de Educação entrar em vigor, os deputados e as deputadas da ALMG querem saber se ele tem cumprido as metas e se está em consonância com o Plano Nacional de Educação. Qual foi a evolução das políticas públicas educacionais? E os desafios para a garantia do direito à educação?
Essas são algumas das questões postas no debate, que serão discutidas pelos parlamentares com cidadãos, escolas, governo, sindicatos, conselhos, entidades reguladores e imprensa. O evento será no dia 22/10, das 9h às 18, na Assembleia (Auditório José de Alencar), com participação online do público. Confira a programação.
O Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei 23.197/15, vem substituir o Plano Decenal de Educação, aprovado pela ALMG em 2011, com vigência até 2020, mas que foi revogado pela nova lei. A elaboração do plano foi necessária após a edição de um novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei Federal 13.005, de 2014, com vigência até 2024.
A Lei 23.197 ficou com 15 artigos e um anexo em que são apresentadas as 18 metas do PEE. Entre elas, várias propõem a universalização do atendimento escolar, separadas por faixas etárias, englobando os ensinos infantil, fundamental e médio, até a faixa de 15 a 17 anos.
Prevê-se também a universalização do acesso à educação básica para a população até 17 anos com deficiência ou transtornos no desenvolvimento, preferencialmente na rede regular de ensino. Também prevê a universalização, se necessário, por meio de atendimento educacional especializado, com a garantia de sistema educacional inclusivo, sempre que não for possível a integração no ensino regular.
De um modo geral, as metas demarcam o que se pretende alcançar nas macrodimensões da educação, considerando-se o acesso aos diversos níveis e modalidades de ensino, a qualidade da educação, a inclusão e a equidade, a gestão democrática, a valorização dos profissionais de educação e o financiamento. Já as estratégias detalham os meios para viabilizar o cumprimento das metas.
Há também a previsão de que sejam criadas políticas de atenção integral aos estudantes como medida fundamental para a execução do plano. Essas políticas serão implementadas por meio de ações articuladas dos órgãos de assistência social, saúde, proteção à infância, à adolescência e à juventude, em parceria com as famílias.
PROGRAMAÇÃO Debate Público - Plano Estadual de Educação – 2019-2021: |
Evolução das políticas públicas educacionais e desafios para a garantia do direito à educação: balanço dos 2 anos e meio de vigência do Plano Estadual de Educação, com apresentação de dados e indicadores
Expositores:
● Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna
Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais
● Mauri José Torres Duarte
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Hélvio de Avelar Teixeira
Presidente do Conselho Estadual de Educação
Debatedores:
● Analise de Jesus da Silva
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Fórum Estadual Permanente de Educação
● Denise de Paula Romano
Coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)
Mediadora: Deputada Beatriz Cerqueira
Reflexões sobre problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Minas Gerais, em convergência com os Planos Nacional e Estadual de Educação: aspectos relativos ao financiamento e à organização do setor educacional, à emergência da tecnologia nos processos educativos, à realidade vivenciada pelos profissionais de educação, estudantes e famílias no contexto da educação pública
Expositores:
● Cícero Barbosa da Silva
Coordenador Regional do Sul de Minas - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais Secretário - Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso
● Carlos Augusto Abicalil
Professor Mestre em Educação, Ex-Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Ex-Diretor-Geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI)
● Maria Teresa Gonzaga Alves
Professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Debatedores:
● Valéria Morato
Presidenta do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas)
● Camila Moraes Miranda
Vice-Presidenta da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais
Com o público participante através da plataforma da interatividade no portal da ALMG
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Além do Debate Público, promovido em 22/10, também serão realizadas audiências públicas de comissões da Assembleia Legislativa para monitorar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei nº 23.197, de 2018).
Confira a agenda e participe ao vivo:
Dados apresentados pelo Estado em última audiência de monitoramento do PEE estão aquém de metas estabelecidas.
Metas para o ensino superior ainda dependeriam de maior assistência estudantil e apoio à carreira docente.
Análise dos resultados alcançados até agora mostra estagnação e até risco de retrocesso na qualidade do ensino.
22/10/2021 12:20
O plano traça 18 metas para o ensino, em Minas, até 2027.
© Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).