Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Agenda de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher, com destaque para o combate ao feminicídio. A imagem que representa as ações é a de um buquê com sempre vivas - plantas que, após colhidas e secas, resistem ao tempo, numa referência à simbologia de força, resiliência e superação.
Evento: Sempre vivas - Mulheres em luta contra a violência
PROGRAMAÇÃO DE 8/3/19 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Ao longo do dia, diversas entidades realizarão debates, rodas de conversa e apresentações culturais.
Local: Praça Sete de Setembro - esquina da Rua dos Carijós, em Belo Horizonte
Participações confirmadas:
Participação nas tendas de serviços ao longo da tarde:
Às 18 horas, após o encerramento do evento, será realizado Grande Ato de coletivos e entidades, na Praça 7 de Setembro.
Consulte também as Agendas de Mobilização, eventos paralelos promovidos por entidades parceiras.
Além da programação oficial do evento Sempre vivas - Mulheres em luta contra a violência, em 8 de março, outras atividades são desenvolvidas, em um período ampliado, a fim de manter na agenda pública a temática da luta pela vida e contra o feminicídio.
PROGRAMA SEMPRE VIVAS - ENCONTROS TEMÁTICOS NA ESCOLA DO LEGISLATIVO
Ao longo do ano, a Escola do Legislativo da Assembleia de Minas realiza o programa Sempre Vivas, com encontros nas seguintes datas:
Palestrantes:
Palestrantes:
Capacitação em Oratória - INSCRIÇÕES ESGOTADAS!
Além da programação oficial do evento Sempre vivas - Mulheres em luta contra a violência, em 8 de março, outros eventos serão realizados ao longo do ano com foco nas mulheres.
CAPACITAÇÃO EM ORATÓRIA PARA MULHERES
Objetivos: estimular as participantes a desenvolverem habilidades pessoais de comunicação, capacitando-as a elaborar e apresentar discursos, em diversas situações, com desenvoltura e eficácia. Dicas para falar em público. Princípios para elaborar textos orais e escritos. Aspectos emocionais. Organização do pensamento.
Período de inscrições: 25/3 a 15/4/19 - INSCRIÇÕES ESGOTADAS!
Como fazer:
Período de realização: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5/19, das 18 às 21 horas
Professor: Ivan Capdeville Júnior, redator-revisor da ALMG. Graduado em Letras pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade) e mestre em Linguística/Análise do Discurso pelo PosLin da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Local: Escola do Legislativo
Inscrições abertas para Encontros temáticos
Além da programação oficial do evento Sempre vivas - Mulheres em luta contra a violência, entidades parceiras realizarão outras atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
AGENDAS DE MOBILIZAÇÃO
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Instituto René Rachou (Avenida Augusto de Lima, 1715 - Barro Preto - Belo Horizonte - MG)
Sinopse: A história de três mulheres que, após um histórico de violência doméstica, contrariam as estatísticas e tomam uma atitude extrema: matam o homem que amavam para poderem sobreviver.
Após a sessão, debate com:
- Ana Pereira dos Santos (psicóloga, mestre em educação, doutoranda em psicologia pela PUC Minas)
- Paula Bevilacqua (pesquisadora/especialista da Fiocruz Minas)
Horário: 9 às 13 horas
Local: Exposição Sentidos do Nascer (Praça das Águas - Parque das Mangabeiras - Belo Horizonte - MG)
Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência durante o parto, caracterizada como violência de gênero. A roda é um espaço compartilhado de histórias de parto, de acolhimento e resgate da autonomia da mulher, com orientações e levantamento de possibilidades de resistência e prevenção da violência contra a mulher.
Sentidos do Nascer é um projeto financiado pelo CNPq, Ministério da Saúde e Fundação Bill e Mellinda Gates, que conjuga arte, ciência e tecnologia. Pretende contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária.
Em breve, consulte novos eventos.
Legislação:
08/03/2019
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher se reuniu em uma audiência pública na praça sete, na Capital. A reunião fez ...
08/03/2019
Uma linha do tempo com conquistas que custaram anos de luta. Uma mostra fotográfica que revela histórias não contadas so...
26/02/2019
Repercutiram em plenário a adesão da Assembleia à campanha de conscientização de doenças raras e a mobilização das parla...
04/03/2019 07:00
O encontro, na Praça Sete, na Capital, prevê diversas atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta 6ª feira (8/3).
31/01/2019 07:15
A data, estipulada em lei, busca incentivar o debate sobre o alto número de casos registrados no Brasil.
A imagem escolhida para representar as ações do evento Sempre vivas - mulheres na luta contra a violência é a de um buquê com plantas de mesmo nome que, após colhidas e secas, conseguem resistir ao tempo, numa referência à simbologia de força, resiliência e capacidade de superação.
O lema do evento enfatiza a intenção de permanecer viva e traz a ideia da postura ativa e alerta das mulheres contra toda forma de violência e contra o feminicídio.
Baixe e imprima a faixa com as hashtags #semprevivas #nãosecale.
Faça uma foto e compartilhe nas suas redes sociais, usando as hashtags #semprevivas #nãosecale.
Veja o que foi destaque no evento do Facebook.