Eleição da Mesa

Local: Plenário Juscelino Kubistscheck
Horário: 16 horas

  • Retorno dos Senhores Deputados ao Plenário, após os cumprimentos no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
  • Abertura pelo presidente Hely Tarquínio, anúncio de instalação da 1ª Sessão da 18ª Legislatura e indicação de dois secretários entre os 77 deputados para proceder ao escrutínio.
  • Anúncio das chapas e/ou candidaturas avulsas (registradas até duas horas antes da abertura da reunião) e, em seguida, a votação através do painel eletrônico.

» Pela primeira vez, a votação será aberta, em decorrência da promulgação da Emenda à Constituição 91, de 2013, que acabou com o voto secreto nas deliberações do Parlamento mineiro. Assim, as tradicionais cédulas de papel deixarão de ser utilizadas e os parlamentares registrarão os seus votos no painel eletrônico do Plenário.

  • Encerrada a votação, serão apurados os votos e, ao final desse processo, o deputado Hely Tarqüínio anuncia o resultado da eleição e dá ao novo presidente da ALMG.
  • O presidente eleito dá posse aos demais membros eleitos da Mesa eencerra a solenidade com um breve pronunciamento.

» A composição da Mesa da Assembleia atende, tanto quanto possível, à representação proporcional dos partidos com assento na ALMG. No entanto, esta não é uma regra inflexível. Qualquer deputado pode se candidatar a qualquer um dos cargos da Mesa (presidente, 1º, 2º e 3º-vice-presidentes e 1º, 2º e 3º-secretários), que será composta pelo eleito em cada votação, uma vez que cada cargo é votado separadamente.

  • Leitura de mensagem governamental, com carta de intenções do governador Fernando Pimentel.