Conheça os corais

Conheça os corais da programação do 9º Encontro ALMG de Corais, entre os dias 29/6 e 3/7/2015, no Teatro da Assembleia.

Coral da AABB-BH AABB-BH

Fundado em 2002 com a denominação de “Coral Plena Voz”, em 2006 passou a se chamar Coral da AABB-BH. Patrocinado pela Associação Atlética Banco do Brasil de BH/MG, conta com a colaboração da AAFBB (Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil) e da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil). É composto, atualmente, de trinta e cinco componentes. É constituído por sócios da AABB, funcionários e aposentados do Banco do Brasil e seus parentes e membros da comunidade local, desde que previamente convidados. Seu estilo musical é variado, bossa nova, samba, canções folclóricas, clássicos, gospel, entre outros estilos. Em 30 de Março de 2010, o coral lançou seu primeiro CD, composto por músicas de Fernando Brant e Leonardo Cunha, Flavio Venturini, Lô Borges, Ary Barroso, Sá e Guarabyra, Marcos Valle, Noel Rosa. O Coral tem tido grande destaque no cenário musical do Estado. É constantemente convidado para apresentações em Belo Horizonte e no interior e outros estados. Participa sempre do FIC (Festival Internacional de Corais) de Belo Horizonte e de apresentações na Assembleia Legislativa, em agências do Banco do Brasil, além de formaturas e outros eventos diversos. O Coral é regido por Leonardo Cunha.

 

Coral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O canto coral na Assembleia Legislativa foi reativado em junho de 1993 como Coral da ASLEMG, graças ao empenho de servidores e seus familiares. Desde sua criação, o coral vem participando de eventos em Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais e em outros estados e realizando apresentações didáticas em instituições públicas. No ano 2000, o coral passou a denominar-se Coral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo institucionalizado pela Casa Legislativa em 2006. Atualmente é regido pelo maestro Guilherme Bragança, que também é servidor da Instituição.

 

BDMG

O Coral BDMG iniciou as suas atividades em abril de 1989, em Belo Horizonte, e é formado por funcionários do BDMG e convidados. Em sua trajetória registra-se o zelo pela qualidade técnica e artística, pelo repertório eclético (erudito e popular) e pela especial dedicação à música brasileira, do período colonial (incluindo peças restauradas do barroco mineiro) ao contemporâneo.Dentre as principais apresentações do coro, participações em recitais no Sul do país, Buenos Aires e Assunção, em 1994; Vaticano, Itália, Alemanha e França, no ano de 1997; e Barcelona, no X Cantate Barcelona Choral Festival, em 2012. Vale ressaltar a sua presença na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, com concertos em Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Leiria. No currículo do grupo, somam-se, também, as premiações do troféu PRÓ-MUSICA – Os melhores da Música em Minas Gerais, em 1996, e VI Prêmio Minas de Desempenho Empresarial – Apoio à Cultura, promovido pela Revista Mercado Comum, no ano de 2004.Dentre os projetos desenvolvidos para divulgar e valorizar o canto coral no estado está o “Quatro Cantos – Coral na Praça”, criado em 1994, e “Coral BDMG na Estrada Real – a música colonial em suas origens”, com apresentações nas cidades integrantes do Circuito Estrada Real desde 2005. A regência do Coral BDMG está a cargo do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira.

 

Coral da CEMIG/GREMIG CEMIG/GREMIG

Formado por associados, dependentes e convidades, com o objetivo de incentivar a prática do canto, foi reativado em 1991. O repertório é composto por músicas clássicas, sacras, MPB e folclore brasileiro. Além de se apresentar em eventos da Cemig e de suas coligadas, como Gremig, na capital e no interior, ele recebe inúmeros convites para apresentações em outras empresas e em festivais. O coral executa um projeto social, cantando sempre em hospitais, albergues, asilos, igrejas (festas e missas) e associações beneficentes. Para a concretização dos seus projetos, conta com o apoio da Gremig e da Cemig. O regente atual é Luiz Flávio dos Santos.

 

Contas & Cantos Contas & Cantos

Criado em 1995, o coral, que pertence ao Tribunal de Contas de Minas, completa 20 anos em junho de 2015. É formado por vários profissionais de diversas áreas, além de pessoas da comunidade. Seu regente, desde 1997, é o maestro Cleude William. Além das apresentações internas na Corte de Contas, atuou em várias solenidades, festivais de corais como o V Festival de Corais de Belo Horizonte, X Biergarten, Minas Canta, IX ENCORAIS, Fête de Musique na Aliança Francesa, Canta Del Rey e 6º Festival International de Chant Choral de Gerzat, França

 

Coral Copasa Copasa

Criado em 1981, atualmente é composto por 39 integrantes. Além de apresentações externas e para os empregados, já participou de festivais estaduais e nacionais em Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão. Também representou o Brasil nos Festivais Internacionais de Coros, realizados em Encarnación, no Paraguai (1988), e, posteriormente, em Cantonigrós, na Espanha (1996). Atualmente é regido pela pianista, maestrina e cantora Eliane Fajioli.

 

Coral Correios – Vozes de Minas Correios – Vozes de Minas

Fundado em fevereiro de 1993, em março de 1994 o coral viajou para participar do II Encontro Nacional de Corais da ECT, realizado em Brasília, quando foi convidado pelo Palácio da Alvorada para apresentar-se ao então presidente da República, Itamar Franco. Entre 95-97, participou de encontros e festivais, com destaque para Curitiba, Brasília, Fortaleza e em especial o concerto em homenagem aos 300 anos de Mariana. Em 1998, iniciam-se as participações do Coral no Festcoros de Juiz de Fora. Desde 1999 é regido pelo maestro Sérgio Antônio Canedo, apresentando-se sempre em diversos eventos, e, entre os encontros e festivais, com destacada participação em São Lourenço, no Festcoros, Minascantat, painel SESIMINAS e no Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte, entre outros.

 

Encanto das Gerais - OAB/CAA

Criado em 2014, o Coral Encanto das Gerais é uma iniciativa da OABCAA/MG, com o objetivo de fortalecer os laços entre os servidores das instituições e fomentar o entretenimento para todos Atualmente o coral tem os seus integrantes das mais diversas áreas de atuação dentro das instituições, como advogados, servidores e colaboradores. Atualmente, é regido pelo maestro Robson Lopes.

 

 

Coral Imprensa Oficial de Minas Gerais Imprensa ABT

O Coral Imprensa-ABT, anteriormente denominado Coral Imprensa Oficial, foi criado em dezembro de 1999, para valorizar a vocação musical, oferecer uma oportunidade de estudo e de visão ampla da música, consolidando uma das competências da autarquia de participar da difusão de uma das mais notáveis atividades culturais do Estado, o canto coral. Conta atualmente com 24 vozes, divididas em quatro naipes e é regido pela maestrina Vivian Assis. Possui repertório eclético de músicas populares e eruditas, merecendo destaque as apresentações de grandes peças em concertos e festivais. O Coral é a imprensa itinerante que atravessa fronteiras, marcando raízes de Minas.

 

Coral do Ministério Público Ministério Público de Minas Gerais

O coral iniciou suas atividades em 31 de maio de 1995 com o objetivo de realizar, sob a regência da maestrina Cristina Maria Miranda Bello, um único evento - a Missa da Páscoa da Procuradoria-Geral de Justiça. Devido ao sucesso dessa primeira apresentação, e com o apoio essencial oferecido pela Administração Superior do Ministério Público, o Coral seguiu adiante em suas atividades, sempre com o objetivo de representar o Ministério Público em eventos oficiais e culturais, participando de atividades comemorativas e promovendo a integração dos servidores. Nesses 16 anos, além das muitas apresentações locais, destacam-se as passagens feitas pelo interior do Estado. Recentemente, apresentou-se em evento organizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, nas comemorações da Semana do Ministério Público. Apresentou-se na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no Encontro de Corais de Órgãos Públicos e, ainda, no evento Quatro Cantos Coral na Praça, organizado pelo BDMG. O repertório é eclético, com músicas escolhidas entre os diferentes gêneros, incluindo clássicas, religiosas, populares e folclóricas. Também o corpo de coralistas é diversificado e flutuante, composto, hoje, por quatorze integrantes entre servidores efetivos e terceirizados, aposentados e da ativa.

 

Coro da Orquestra de Câmara do Sesc Orquestra de Câmara do Sesc

Formado pelos integrantes da Orquestra de Câmara do Sesc, o Coro iniciou seus trabalhos em de 2012, sob a regência da maestrina Flávia Campanha. O projeto reúne alunos de escolas da rede pública de ensino municipal e estadual de Belo Horizonte e apresenta um repertório variado que abrange peças eruditas e populares, acompanhadas pela pianista Izabella Pavan.

 

 

 

Coral Petrobrás Regap Petrobras Regap

Criado em 1965, ostenta o título de mais antigo da Petrobras, iniciando suas atividades três anos antes da inauguração da própria Refinaria Gabriel Passos (1968). Reconhecido oficialmente em 1981, após determinação da presidência da Companhia, os Corais da Petrobras constituem, hoje, uma das atividades institucionais mais bem sucedidas da empresa, por divulgarem-na em todo o país e encantar a todos com suas apresentações de extrema beleza e harmonia. Atualmente, o Coral Petrobras Regap é composto por vinte e três vozes, regidas pela maestrina Maria do Carmo de Souza Campara. A riqueza de estilos de seu repertório, que abrange do popular ao clássico, faz com que o Coral cumpra sua missão especial de resgatar a cultura de nosso povo, despertando no coração de cada ouvinte, o prazer pela arte.

 

Trem das Vozes (Hospital Sarah Kubitscheck)

O Coral Trem das Vozes da AEPS foi fundado em 2009 pela Associação dos Empregados da Rede Sarah de Reabilitação de Belo Horizonte, com objetivo de contribuir para o bem estar dos pacientes. Desde então, vem participando de eventyos como o FIC e o festival Nacional de Corais de São João Del Rei. Sob a regência do maestro Cleude William o coral canta à cappella musicas clássicas e populares.

 

 

 

Coral Vozes na Estrada Vozes na Estrada

Fundado em 25 de abril de 2000, é integrante do Projeto Qualidade de Vida do DER/MG. Enquanto um grupo de profissionais rodoviários, leva alegria e cultura por onde se apresenta, contribuindo para o fortalecimento da imagem institucional do nosso Departamento. Tem como visão ser uma referência musical consolidada no meio rodoviário. Sua missão ou propósito é oferecer a saudável prática musical à comunidade rodoviária. Tem como principais objetivos: propiciar a integração através de ações culturais, contribuir para o enriquecimento cultural e motivacional, estimular a expressão cultural, facilitar o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe. Seus valores: alegria, responsabilidade, bom humor, companheirismo, comprometimento, assiduidade. É regido pelo Maestro Marco Antônio Maia Drumond, desde sua fundação. É composto por 12 integrantes. Dentre suas apresentações, destacam-se o MinasCantat e Encontro de Corais, promovidos pela Federação Mineira de Corais, além de diversas apresentações em eventos comemorativos institucionais e programas como Painel de Música Coral, no Teatro SESIMINAS, Concerto Quatro Cantos – Coral na Praça, promovido pelo BDMG Cultural, apresentações no Hospital da Santa Casa (pediatria), em Centro de Reabilitação e Hemodiálise, em escolas para excepcionais e creches.

 

Coral Vozes das Gerais Vozes das Gerais INSS/RFB

Fundado em 1998 e atualmente com 48 integrantes, é formado por servidores do INSS/RFB e familiares. O Coral se apresenta em encontros, seminários, congressos e eventos promovidos pelo INSS e RFB, em recitais, festivais, projetos culturais e celebrações diversas, com o objetivo de difundir o canto coral junto ao público, integrar os servidores, levando a todos alegria e emoção através do canto. Lançou seu primeiro CD, pela gravadora Bemol, em março de 2003 . Atualmente, é regido pelo maestro Robson Lopes. O coral conta, ainda, com o pianista Paulinho Faria e o percursionista Sérgio Augusto Castelar. O Coral Vozes das Gerais é patrocinado pelas entidades de classe: ANFIP/MG- Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social de Minas Gerais e ANASPS/MG – Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social de Minas Gerais.