Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Seminário Legislativo
Pobreza e Desigualdade
Encontro Regional Alto Paranaíba
16/SET/2011
Local: Salão do Juri do Bloco C (2º piso) da Unipam – Rua Major Gote, 808 – Centro - Patos de Minas
A universalização do piso mineiro de assistência social até 2012 e a expansão da oferta de ensino em tempo integral foram as duas principais propostas aprovadas no encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, nesta sexta-feira (16/9/2011), em Patos de Minas. Os participantes do evento também defenderam a garantia de recursos para a implantação de centros de referência em assistência social e para a execução de políticas públicas voltadas para a população de rua. Outra proposta aprovada foi de isenção de impostos para empresas e associações que trabalham com reciclagem de lixo.
O encontro foi aberto pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que defendeu o aperfeiçoamento de políticas públicas para mudar as condições socioeconômicas da população. Lembrou que, mesmo com os avanços recentes, 900 mil pessoas ainda vivem em situação de pobreza em Minas Gerais. No Alto Paranaíba, uma das regiões mais prósperas do Estado, ainda existem 50 mil pessoas nessa condição, das quais 12 mil não têm rendimento.
O deputado André Quintão (PT) lembrou que "não podemos nos esquecer dos pobres das regiões mais desenvolvidas". Ele destacou que as pessoas deixadas à margem do desenvolvimento econômico não conhecem seus direitos e muitos são analfabetos, trabalhadores sem qualificação, jovens envolvidos com o tráfico de drogas ou idosos abandonados por suas famílias. André afirmou que o desafio é identificar essas pessoas e levar até elas políticas públicas de inclusão produtiva, saúde e educação.
A deputada Luzia Ferreira (PPS) disse que o caminho para a superação da pobreza é o desenvolvimento econômico com distribuição de renda. "Não é mais possível conviver com tanta desigualdade, achar que a pobreza é natural", afirmou. O deputado Hely Tarquínio (PV) lembrou que Minas Gerais reproduz as desigualdades do Brasil, e defendeu mais investimentos na educação. O deputado Bosco (PTdoB) acrescentou que muitos jovens se envolvem com drogas e com a criminalidade por falta de oportunidades no mercado de trabalho. Acesse as reportagens: Texto - Fotos
Conheça a programação:
8 horas – Abertura Oficial
Deputado Dinis Pinheiro (PSDB) – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Prefeita Municipal de Patos de Minas
José Carlos da Silva – Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas
9 horas – Exposições
Dimensão da pobreza e das desigualdades sociais e regionais
10 horas – Grupos de Trabalho
GRUPO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Tema 1: Promoção e Proteção Social
Tema 2: Educação e Cultura
Tema 3: Saúde e Qualidade de Vida
GRUPO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
Tema 4: Produção e Trabalho
Tema 5: Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação
Tema 6: Ciência, Tecnologia e Inovação
12 horas – Almoço
13h30 – Continuação dos Grupos de Trabalho
16h30 – Plenária
Breve relato do trabalho dos grupos e apresentação dos representantes regionais eleitos nos grupos
17h30 – Encerramento
Apoio:
Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam
Voltar à página geral da programação