Programação de Muriaé

Seminário Legislativo
Pobreza e Desigualdade
Encontro Regional Zona da Mata
7/OUT/2011

Local: Teatro Zacarias Marques  - Av. Constantino Pinto, 400 – Muriaé

Redução da pobreza extrema é desafio da
região que já foi a mais rica do Estado

seminario_muriaeCom 5,37% da população abaixo da linha da miséria e crescente perda de dinamismo econômico, o combate à pobreza extrema é um desafio na Zona da Mata, na avaliação dos participantes do encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade realizado em Muriaé nesta sexta-feira (7/20/11). A 11ª etapa preparatória para o evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais reuniu cerca de 250 pessoas de toda a região.

Os 2,16 milhões de habitantes da Zona da Mata representam 11,03% da população de Minas Gerais, mas a participação da região no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado é de apenas 7,58%. Consequentemente, a renda per capita regional, de R$ 9.785, é bem inferior à média estadual, de R$ 14.232. Em 2001, a Zona da Mata era responsável por 8,3% do PIB mineiro, segundo informações do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado.

Esses números são apenas uma média e não refletem todas as dimensões da pobreza, como explicou a gerente de Acompanhamento de Políticas Públicas da ALMG, Regina Magalhães. Ela citou indicadores de saúde e educação para dar uma ideia do tamanho do desafio que a Zona da Mata precisa enfrentar. A taxa de mortalidade infantil na região é de 15,9 por mil, acima da média estadual, de 13,1 por mil. Do total de alunos matriculados no 3o ano do ensino médio na rede estadual, apenas 40,1% atingem o nível recomendado de proficiência em língua portuguesa.

Os deputados André Quintão (PT), Paulo Lamac (PT) e Doutor Wilson Batista (PSL), alémdo secretário de Estado de Esportes, deputado Bráulio Braz, ressaltaram as deficiências da região, que já foi a mais rica do Estado, mas destacaram os potenciais de desenvolvimento que podem ser explorados com a articulação entre as lideranças políticas. André Quintão disse que o encontro acontece num momento importante em que em que tramitam na ALMG os projetos como o Orçamento do Estado para 2012, o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015) e a criação do Fundo Estadual de Erradicação da Miséria. Acesse as reportagens: Texto  -   Fotos   -   Áudio

Conheça a programação:

8 horas – Abertura Oficial

Deputado Dinis Pinheiro (PSDB) – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
José Braz – Prefeito Municipal de Muriaé
Vereador Vander Gonçalves de Oliveira – Presidente da Câmara Municipal de Muriaé

9 horas – Exposições 

Dimensão da pobreza e das desigualdades sociais e regionais

10 horas – Grupos de Trabalho

GRUPO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Tema 1: Promoção e Proteção Social
Tema 2: Educação e Cultura
Tema 3: Saúde e Qualidade de Vida

GRUPO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
Tema 4: Produção e Trabalho
Tema 5: Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação
Tema 6: Ciência, Tecnologia e Inovação

12 horas – Almoço

13h30 – Continuação dos Grupos de Trabalho

16h30 – Plenária

Breve relato do trabalho dos grupos e apresentação dos representantes regionais eleitos nos grupos

17h30 – Encerramento

Apoio:
Prefeitura Municipal de Muriaé

Voltar à página geral da programação