Entenda a Assembleia

Memória: Acervos

Memória
Acervos
Memória
Acervos

O trabalho de preservação da memória da ALMG envolve, entre outras ações, a formação de acervos que ajudam a contar a história do Poder Legislativo de Minas Gerais.

Conjunto de acervos da ALMG

Acervo arquivístico

Documentos que registram as atividades finalísticas do Poder Legislativo, disponíveis através de consulta on-line ou local, na Biblioteca Deputado Camilo Prates.

  • Documentos do processo legislativo: são resultantes da tramitação de proposições na ALMG.
  • Documentos das comissões permanentes: são gerados no decorrer das reuniões das comissões temáticas.
  • Documentos das comissões temporárias: documentos e relatórios finais gerados durante a atuação de comissões temporárias (comissões parlamentares de inquérito – CPIs, especiais e extraordinárias).
  • Correspondência legislativa: comunicações entre o Poder Legislativo e instituições públicas ou privadas e terceiros.
  • Processos de emancipação de distritos: documentação referente à criação de novos municípios.
  • Documentos da IV Constituinte Mineira: documentos resultantes do processo da IV Assembleia Constituinte que resultou na Constituição Estadual de 1989, sugestões populares e notícias do período.

O Acervo Arquivístico tem como objetivo garantir o controle, a preservação e a organização dos documentos resultantes das atividades parlamentares. A política arquivística institucional é regulamentada pela Deliberação da Mesa 2.663, de 2017.

Acervo fotográfico

Registros fotográficos das atividades institucionais da ALMG, nos suportes impresso e digital.

O acervo digital é composto por reproduções fotográficas em .jpg que compõem o banco de fotos da ALMG. Esse repositório reúne os registros de todas as atividades do Poder Legislativo (reuniões, encontros, eventos) feitos pelos fotógrafos da Casa.

O acervo impresso completo está disponível para consulta local, que precisa ser agendada com a Biblioteca da ALMG. Ele é composto por reproduções fotográficas em:

  • Negativos
  • Filmes de celulóide
  • Negativos em vidro
  • Slides
  • Provas fotográficas
  • Fotografias em papel

Os registros são resultado do trabalho de fotógrafos da ALMG e da aquisição dos acervos dos fotógrafos José Goes e Igino Bonfioli. Parte dessas fotografias já foram digitalizadas e estão disponíveis na Biblioteca Digital da ALMG.

Coleção Memória

Publicações editadas pela ou sobre a ALMG que tenham como assunto sua história e atividades. A consulta on-line disponibiliza acesso integral às publicações.

O principal objetivo desta coleção é resgatar a memória política do Legislativo. Isso é feito por meio da preservação e divulgação de publicações cujo assunto principal é o Parlamento Mineiro.

As obras são de domínio público ou possuem os direitos autorais cedidos pelos proprietários, o que permite acesso e download gratuitos das publicações.

A busca pode ser feita por autor, título, data e assunto.

Obras de arte

A sede da ALMG é considerada uma peça importante do patrimônio artístico nacional, pois reúne obras que representam a arte brasileira da segunda metade do século XX.

Com inspiração modernista, o projeto arquitetônico do Palácio da Inconfidência, sede da ALMG, é de Richard Kohn e Pawel Martyn Liberman.

Foi também reunido, ao longo dos anos, um considerável acervo de obras de arte que ocupam os espaços da ALMG. São obras assinadas por renomados artistas nacionais e estrangeiros.

Uma das obras de destaque é o conjunto de murais “Da descoberta do ouro ao ciclo mineiro do café”, da artista plástica Yara Tupinambá.

Outro destaque é a icônica escultura de ferro de Amílcar Martins, "Monumento à Democracia", que fica no Hall das Bandeiras, bem ao lado da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia.

Já a galeria dos presidentes da ALMG reúne pinturas assinadas por Amazilis Chaves, Angel Carretero, Bety Machado, Werônica Herculano, José Maria Ribeiro, Ricardo Wagner, Mariazinha Abreu, João Carlos Madeira, entre outros.