Em 2013, a Assembleia de Minas apresentou à Presidência da República a proposta de incluir como 9º Objetivo do Milênio a garantia do envelhecimento com qualidade de vida. O governo federal assumiu o compromisso de se empenhar para transformar a proposta em realidade e apresentá-la à Organização das Nações Unidas (ONU).
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgiram da Declaração do Milênio da ONU, adotada pelos 191 estados membros em 2000. A meta é melhorar o destino da humanidade por meio de oito ODM:
- Erradicar a pobreza extrema e a fome
- Universalizar o o ensino básico
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
- Reduzir a mortalidade infantil
- Melhorar a saúde das gestantes
- Combater a Aids, a malária e outras doenças
- Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
- Estabelecer parcerias entre as nações para o desenvolvimento.
ODM na prática - O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade promove e acompanha as iniciativas para alcançar os ODM. De caráter apartidário e plural, desenvolve ações como capacitar gestores públicos e entidades e monitorar a evolução das metas e dos indicadores na União, nos Estados e nos Municípios.
O Núcleo ODM Minas foi criado em 2008, tendo como parceiros a ALMG, a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Governo Estadual, o Instituto Mãos e Vozes e a Petrobras, entre outros. As reuniões do Núcleo acontecem na própria Assembleia. Os Núcleos ODM são conhecidos como Núcleos Nós Podemos.