Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira (16/12/2010) o Projeto de Lei (PL) 2.215/08, do governador, que institui o Plano Estadual de Educação, com metas, diretrizes e ações estratégicas de 10 anos para o setor em Minas. Leia mais. O projeto foi aprimorado com 32 emendas no primeiro parecer discutido e votado nas comissões e transformado na Lei 19.481. Na discussão e votação de primeiro turno no Plenário, o projeto recebeu uma série de inovações.
Além de garantir o monitoramento pela sociedade, durante a discussão na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, os deputados garantiram:
O Plano Estadual de Educação de Minas Gerais foi construído a partir de várias iniciativas da ALMG para ampliar a participação popular em sua discussão, como audiências públicas, um debate público e um fórum técnico. Ele foi aprovado em 2º turno com 31 emendas, sendo 28 da Comissão de Educação e três do deputado Gustavo Corrêa (DEM), além de duas subemendas do mesmo parlamentar.
Com oito encontros em cidades-polo e precedido de um debate público, o Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em MG: Desafios da Política Educacional foi realizado em parceria com mais de 30 entidades ligadas ao setor. Foram oito meses de preparação, com quase 200 instituições inscritas e cerca de 500 participantes na plenária final, realizada em maio de 2009, quando foram aprovadas 250 sugestões. Dos oito eventos regionais, quatro foram promovidos pela ALMG e quatro pelas entidades parceiras.
Depois de mais de oito horas de discussões, foi aprovado na sexta-feira (15/5/09) o documento final do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação: Desafios da Política Educacional, realizado pela Assembleia em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e mais de 20 entidades ligadas ao setor. Em três dias de atividades, os participantes aprovaram 250 sugestões que foram posteriormente entregues pela comissão de representação à Comissão de Educação, para subsidiar a análise do projeto. Entre as principais, garantia de recursos para implementar as metas para a educação e previsão de controle social do cumprimento das metas.
O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a deputada Gláucia Brandão (PPS) e o deputado Carlin Moura, autor do requerimento que deu origem ao evento, saudaram o resultado de oito meses de debates e oito encontros regionais por 198 instituições inscritas e 464 participantes na plenária final. Leia mais »
Melhoria geral na Educação centralizou debates na abertura
Plano Decenal precisa de verba e controle social
Resultados dos Grupos de Trabalho
Para especialistas, ensino superior precisa de diagnóstico
Especialistas debatem os pilares do Plano Decenal de Educação
Resultados dos Grupos de Trabalho
O Legislativo e a Sociedade construindo juntos o Plano Nacional de Educação foi o tema de um dos cinco encontros regionais que a Câmara dos Deputados promoveu para discutir o PNE com assembleias estaduais e sociedade civil. O encontro em Minas foi realizado na Assembleia, nos dias 24 e 25 de setembro. Veja a cobertura completa.