Consulta Pública - Consulta Pública | Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Consulta Pública - Consulta Pública | Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência O objetivo do fórum técnico Minas Gerais pela Ciência - Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável é recolher contribuições para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais. A consulta pública online é uma ferramenta que possibilita ampliar a participação, em especial de pessoas atuantes nas diferentes áreas da pesquisa e da inovação, bem como de cidadãos interessados, que por diversas razões não podem comparecer presencialmente aos debates.

A consulta vai até 20/9/2024 e é organizada em dois grandes eixos: um eixo estruturante, que contém o debate sobre a organização da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais, e um eixo estratégico, que apresenta as principais discussões de políticas públicas que demandam ação articulada e planejada do Estado, com foco em Ciência, Tecnologia e Inovação.



Chamamos a atenção para que as propostas a serem apresentadas tratem dos conteúdos relacionados no campo "Abrangência Temática das Propostas" em cada tema e guardem pertinência com o foco em Ciência, Tecnologia e Inovação. Atendidos esses critérios, as contribuições recebidas serão integradas ao documento a ser consolidado para debate na etapa final, entre os dias 25 e 27 de novembro.

O participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, conforme os Termos de Uso e Política de Privacidade.

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Últimas contribuições

Mostrando de 1 a 10 de 14 contribuições

Data Contribuições Temas
20/set
18:18
Por Djalma Gonzaga da Silva | Sindicato dos professores de Minas Gerais | Montes Claros/MG Esporte de qualidade com viés científico nas escolas de Minas Gerais. Fomentar a prática esportiva nas escolas com resultados. Projetos de Ginástica Olímpica, Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futsal nas escolas com estrutura, materiais esportivos e professores com intelectualidade orgânica desenvolvendo esporte de qualidade e rendimento para crianças e adolescentes também crianças especiais. Com objetivo de formar atletas: Ana Vôlei de praia, Kamila Cardoso Basquete Gabriel natação especial.
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DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL
3 contribuições
20/set
18:12
Por Djalma Gonzaga da Silva | Sindicato dos professores de Minas Gerais | Montes Claros/MG Projeto Didático: Consciência Ecológica: Mudança de Hábitos Alimentares e Cuidado com Nosso Espaço. Esse Projeto visa promover a mudança comportamental dos alunos das escolas estaduais, bem como de toda comunidade, com formação de novos hábitos alimentares, a utilização responsável dos recursos naturais, descartes resíduos sólidos, para uma melhor qualidade de vida. Soberania alimentar, produção de hortas escolares e em lotes baldios.
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DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL
3 contribuições
19/set
10:41
Por Vauvenargues Lopes | SindUTE | Perdões/MG Fomentar, apoiar e subisidiar inovações para minimizar o escoamento e aumentar a infiltração das águas das chuvas no espaço urbano, objetivando reduzir enchentes
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CIDADES INTELIGENTES, SUSTENTÁVEIS E CRIATIVAS
1 contribuições
17/set
20:07
Por Circuito Ferroviário Vale Verde | Lavras/MG Satisfação em poder contribuir. ESTA TEM REALAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA. Eu tenho um protótipo de uma maquina que faz o processo reverso dos plásticos derivados do petróleo. Ou seja, transforma reversamente todo e qualquer plástico em combustíveis diversos e gás também. Ideal para limpar o meio ambiente, movimentar a cadeia de produção, como os catadores, cooperativas reciclagem, devolvendo oportunidades a esta classe. Gerando emprego e renda. Mas o principal é a limpeza do meio ambiente, que ficará livre de todo plástico encontrado. Isso é importante para geração de emprego e renda. Economicamente viável. Precisa de recursos para desenvolver o protótipo em uma escala, que permita uma produção maior e que justifique o investimento. Calculamos que serão necessários para desenvolver a maquina em tamanho industrial, uns 4 milhões.. Nosso interesse é criar o primeiro centro de reversão do plástico, para depois produzir mais máquinas que podem ser inseridas no mercado. A Maquina em questão, apesar de existir similares no mundo, ela se distancia das demais, por poder produzir todos os derivados ao mesmo tempo. Não existe outra que faça isso. As demais existentes, produzem um por vez. OSCIP CFVV - CIRCUITO FERROVIÁRIO VALE VERDE 35-999295613
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ESTRUTURA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
5 contribuições
02/set
12:01
Por Kennedy Antônio Vasconcelos Ferreira Júnior | NOSSA ONG BRASIL - Associação em Defesa dos Direitos Sociais das Favelas, Aldeias Indígenas, Povos Quilombolas, Ribeirinhos e Meio Ambiente | Juiz de Fora/MG Plano de Desenvolvimento para a Inclusão Digital e Inovação Tecnológica em Minas Gerais 1. Estruturação das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Propõe-se a expansão de programas de inclusão e letramento digital , com base no projeto , da NOSSA ONG BRASIL, que promove a inclusão digital e o ensino de programação e robótica para diferentes faixas etárias em Juiz de Fora. O governo de Minas Gerais pode implementar essa iniciativa nas escolas estaduais e em regiões vulneráveis, criando centros de capacitação tecnológica para desenvolver habilidades de programação, robótica e resolução de problemas. A proposta também inclui parcerias entre universidades, escolas técnicas e ONGs para garantir a operacionalização eficiente das atividades, além de um sistema de monitoramento para avaliar o impacto social e econômico. Para fomentar o interesse, a realização de feiras de ciências e tecnologia nas escolas é essencial. 2. Organização Institucional do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação É sugerido o fortalecimento e a integração interinstitucional através da criação de um consórcio envolvendo universidades, centros de pesquisa e parques tecnológicos para coordenar os esforços de inovação no estado. Um programa de estágio e intercâmbio entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e projetos comunitários como o é crucial para promover uma troca contínua de conhecimento. Um conselho consultivo com representantes das organizações promotoras e das comunidades atendidas deve ser elaborado para garantir que as exigências específicas sejam incorporadas na agenda de pesquisa e inovação. 3. Incentivo à Revitalização e Fortalecimento das Atividades Industriais A política de Ciência, Tecnologia e Inovação deve ser um motor para revitalizar a indústria em Minas Gerais , com foco na sustentabilidade e na competitividade global. As propostas de parcerias entre empresas de tecnologia e setores industriais tradicionais para desenvolver fábricas inteligentes, integrando automação e análise de dados nos processos produtivos. Além disso, programas de educação continuada em tecnologias emergentes como Inteligência Artificial e IoT devem ser incentivados, formando uma mão de obra adaptável às novas demandas. Uma linha de financiamento específica para projetos que integram práticas sustentáveis ¿¿e inovação tecnológica deve ser criada, priorizando iniciativas com impacto social positivo, como o . 4. Articulação das Pesquisas às Demandas da Sociedade Para alinhar as pesquisas às necessidades da sociedade mineira, é essencial soluções inovadoras baseadas em demandas reais . Fóruns regionais de diálogo entre pesquisadores, empresários, líderes comunitários e representantes do governo devem ser estabelecidos para identificar demandas urgentes e direcionar esforços de pesquisa. A criação de startups e spin-offs dentro de universidades e centros de pesquisa também é recomendada, com foco em resolver desafios locais como a inclusão digital e a educação tecnológica. Por fim, o uso de dados abertos e plataformas colaborativas deve ser fomentado para permitir à sociedade acompanhar o progresso das pesquisas e sugerir novas áreas de investigação, com ampla divulgação.
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ESTRUTURA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
5 contribuições
02/set
07:57
Por Silvano Tiago de Freitas | Uberlândia/MG As estratégias de ciência e tecnologia que possam favorecer o cotidiano devem ser implementadas com a destinação de recursos para as instituições federais estaduais e municipais afim de conduzir projetos e pesquisas para resolver problemáticas direcionadas soluções necessárias para a indústria o meio ambiente a sustentabilidade e a máxima produção com baixo custo e tecnologia de ponta. A grande burocracia a falta de interesse e remuneração adequada aos pesquisadores presentes nas instituições de de nosso estado ensino e pesquisa nosso estado, Bem como a falta de estruturas físicas financeiras e de apoio a pesquisa fazem com que essa mão de obra migrem para outros países e instituições de ensino Que ofertam melhores condições e melhores estruturas sejam elas financeiras ou estruturas físicas para conduzir projetos e outras pesquisas. Para o melhor desenvolvimento de novas tecnologias produtos serviços que garantam produção efetiva com baixo custo e novas tecnologias é necessário investimento desburocratizado em instituições de ensino e pesquisa e investimento em novas ideias para alunos desde ensino básico e ensino médio pois este serão os Cientistas do amanhã
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ESTRUTURA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
5 contribuições
01/set
11:16
Por Reinaldo Francisco Teofilo | Universidade Federal de Viçosa | Viçosa/MG O Estado de Minas Gerais (MG) possui muitas empresas Mineradoras, que extraem riquezas do solo mineiro e, na maioria das vezes, envia para outros países fazer o processamento. Depois os produtos finais retornam para o Brasil com maior custo. Mas qual o motivo de MG não processar seus minerais em MG? Não tenho dúvida que é por falta de financiamento em ciência e tecnologia. Minha proposta é que parte do lucro anual destas empresa mineradoras, sejam direcionados para um fundo de ciência e tecnologia do estado. Este fundo seria exclusivamente para financiar projetos de pesquisas, startups e parques tecnológicos com foco no uso estratégico de utilização dos minerais extraídos. Ficaria de fora deste fundo, pesquisas na área de mineração. O fundo fomentaria apenas a utilização dos minerais pós mineração. Segue o texto detalhado da proposta: Criação do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico e Científico para a Utilização Estratégica dos Minerais de Minas Gerais Criar o Fundo de Desenvolvimento Tecnológico e Científico para a Utilização Estratégica dos Minerais de Minas Gerais (FDTCM-MG), destinado a financiar projetos de pesquisa, inovação, startups e parques tecnológicos voltados para o processamento e utilização dos minerais extraídos no Estado de Minas Gerais, após o processo de mineração. Contribuição das Empresas Mineradoras As empresas mineradoras que operam no Estado de Minas Gerais deverão destinar, anualmente, um percentual de seu lucro líquido ao FDTCM-MG. Esse percentual será definido por regulamentação específica, observando-se a capacidade econômica das empresas e a necessidade de financiamento do fundo. Finalidade do Fundo O FDTCM-MG será utilizado exclusivamente para: a) Financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na utilização estratégica dos minerais extraídos. b) Apoio à criação e desenvolvimento de startups que atuem no processamento, beneficiamento e aplicação de minerais pós-mineração. c) Implementação e manutenção de parques tecnológicos que promovam a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao uso dos minerais. d) Promoção de iniciativas que visem à agregação de valor aos produtos minerais dentro do estado de Minas Gerais, evitando a exportação primária e o importação de produtos industrializados que usam minerais extraídos em MG. Exclusão de Aplicação Fica vedada a utilização dos recursos do FDTCM-MG para o financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação relacionados diretamente à extração e processamento inicial dos minerais, reservando-se o fundo exclusivamente para atividades pós-mineração. Gestão do Fundo O FDTCM-MG será gerido por um comitê gestor, composto por representantes do governo estadual, das universidades e centros de pesquisa, do setor empresarial, e da sociedade civil. Este comitê será responsável por: I - Definir as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do fundo. II - Avaliar e aprovar os projetos que serão financiados. III - Monitorar a execução e os resultados dos projetos apoiados pelo fundo. IV - Prestar contas anualmente ao governo estadual e à sociedade sobre a utilização dos recursos. Fiscalização e Transparência I - A fiscalização do uso dos recursos do FDTCM-MG será realizada por órgãos competentes, assegurando a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos. II - O comitê gestor deverá publicar relatórios anuais detalhando os projetos financiados, os valores investidos e os resultados alcançados. Disposições Gerais I - O Estado poderá estabelecer incentivos fiscais para as empresas que contribuírem de forma significativa para o FDTCM-MG. II - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser regulamentada no prazo de 180 dias.
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FINANCIAMENTO DA POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
2 contribuições
01/set
09:22
Por Ana Cristina Rodrigues Lacerda | UFVJM | Diamantina/MG Fomentar pesquisas direcionadas ao diagnóstico e à implementação de políticas para o SUS, voltadas à prevenção de doenças em idosos e condições crônicas como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e obesidade. As abordagens terão foco em práticas multiprofissionais, envolvendo médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros.
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C,T&I NA SAÚDE PÚBLICA
2 contribuições
29/ago
15:49
Por Beni Trojbicz | UFVJM | Diamantina/MG Coordenar esforços com as iniciativas de Política Indústrial do Nova Indústria Brasil, verificando potencialidades do território pertinentes às missões que estruturam a política pública.
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DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL
3 contribuições
29/ago
09:14
Por Marcus Alessandro de Alcantara | Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM | Diamantina/MG O Desenvolvimento social perpassa pelo olhar direcionado ao setor saúde, o qual, vem sofrendo a décadas com investimentos limitados, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Este setor, cuja atuação foca na prevenção e promoção à saúde, é central para garantir qualidade de vida às populações. Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde, a primeira coisa a se fazer é: 1) reforçar o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da contratação emergencial de profissionais e da ampliação de horários de atendimento. 2) expandir o uso da telemedicina para consultas e acompanhamento de doenças crônicas, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes. 3) criar uma central de distribuição regional de medicamentos e insumos, garantindo maior eficiência e controle de estoque. 4) construir e reformar unidades de saúde, especialmente em áreas rurais e vulneráveis, com foco na sustentabilidade (energia solar, captação de água de chuva). 5) elaborar programas de capacitação contínua com foco em atenção primária, além de oferecer incentivos para fixação de profissionais (como bônus salarial e plano de carreira). 6) fortalecer a integração entre atenção primária, secundária e terciária por meio da reorganização das redes de atenção à saúde. 7) criar um polo de desenvolvimento econômico-industrial da saúde regional, focado na produção de insumos e tecnologias médicas. 8) implementar projetos de infraestrutura para universalizar o acesso a saneamento básico e água potável, reduzindo a incidência de doenças infecciosas. 9) incluir (ou reforçar) a educação em saúde no currículo escolar, com foco em prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis desde a infância. 10) estabelecer (ou fortalecer) redes de cooperação entre municípios e estados vizinhos para compartilhamento de recursos, especialistas e equipamentos. 11) garantir o profissional da fisioterapia na equipe mínima da saúde (Lei. 14.231/2021) devido a sua competência em lidar com doenças crônicas e prevenção de incapacidade funcional. 12) POR ÚLTIMO E MAIS IMPORTANTE, É IMPLEMENTAR UMA POLÍTICA DE SAÚDE VOLTADA PARA A PREVENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE, AO INVÉS DE CENTRALIZAR RECURSOS E ESFORÇOS NA DOENÇA. O SUS, ATUALMENTE, DEFINE METAS E AÇÕES BASEADOS EM INDICADORES DE MORBIDADE E MORTALIDADE, NA MAIORIA DAS VEZES. ENTRETANTO, SOMENTE O CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS É LIMITADO. É PREVISO DEFINIR INDICADORES BASEADOS NA SAÚDE FUNCIONAL PARA ACOMPANHAR A QUALIDADE DE INTERVENÇÕES EM SAÚDE, TAIS COMO O MONITORAMENTO DE PERDAS FUNCIONAIS AO LONGO DO TEMPO E ANOS DE VIDA SEM INCAPACIDADE (Disability-Free Life Expectancy). Todas as propostas visam prolongar a vida saudável e reduzir a necessidade de cuidados intensivos, mais caros e mais complexos.
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C,T&I NA SAÚDE PÚBLICA
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Reinaldo Francisco Teofilo | Universidade Federal de Viçosa | Viçosa/MG

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