17/ago 10:22
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Por Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua |
1. Superintendência Regional de Ensino de Carangola; 2. Sala Verde CREIA Carangola 3. Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de MG - Mesorregião Zona da Mata (CIEA MG ZM) |
Carangola/MG
Todos os projetos e ações em recursos hídricos precisam contemplar peças de informação e educação ambiental para os cidadãos.
Infelizmente o que se vê hoje de EA no Estado de Minas Gerais, não apenas quando se trata de recursos hídricos, é fruto de cumprimento de condicionantes de grandes empreendimentos (que atendem apenas suas áreas diretamente afetadas) ou ações isoladas de grupos persistentes, como o caso do ForEA - Fórum Regional de Educação Ambiental, que ocorre desde 2006 nos município da Zona da Mata.
A Educação Ambiental ainda não está na pauta do governo como política pública voltada para o ambiente. Quem está diretamente ligado ao assunto e atua na SEE e na SEMAD entende do que estou falando. Pega-se carona, através de parcerias, em projetos e programas do governo federal (MEC e MMA), mas falta algo do próprio governo nestas duas secretarias que seja efetivo e de visibilidade para a EA (à exceção do Programa AmbientAÇÃO, que deveria ser realidade em TODOS os prédios públicos).
Até mesmo as Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental, que foram criadas pelo governo federal e instituídas de modo regionalizado em Minas Gerais em 2006, não têm tido a atenção devida do governo estadual para sua implementação. As CIEA de Minas podem e devem atuar como instrumento de EA do governo e delas pode se esperar:
"1. Sejam indutoras de uma nova visão de gestão da Educação Ambiental (EA), o que torna possível promover políticas públicas específicas para a EA, sintonizadas com as necessidades e possibilidades das realidades locais;
2. Constituam um espaço propício para a articulação da sociedade civil e do poder público, no sentido de aglutinar forças, pessoas, recursos financeiros, idéias, experiências, iniciativas de EA;
3. Contribuam efetivamente, de forma participativa e multissetorial, para a construção de municípios sustentáveis;
4. Façam a interlocução entre os municípios e o Estado e entre esse e a esfera federal."
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