Logomarca ALMG

Projeto de Lei Nº 713/2019
Aberto

743 a favor269 contra
Inicio das opiniões: 14/05/2019
Helenice
A favor
20/09/2023 às 23:51
Outro detalhe, se cada um cuidasse da educação de seu filho(s) tudo seria bem mais simples... Eu prefiro o ensino regular, mas sou a favor de quem deseja a educação domiciliar. Tem muitos pais que tem sim, condições de oferecer educação de qualidade aos seus filhos. Feliz de quem pode, tem condições... E isso nem sempre envolve dinheiro ¿ estamos falando de doar tempo para cuidar da educação dos filhos, coisa que quase ninguém tem...
Helenice
A favor
20/09/2023 às 23:32
Educação é direito de todos, independente de local e responsáveis. Se for para garantia de direitos, sou a favor. O que não pode é crianças e adolescentes não concluam seus estudos na idade certa. Hoje temos encceja que dá oportunidade para quem por algum motivo não concluíram os estudos na idade certa. Mais uma oportunidade para aqueles pais ou responsáveis que por algum motivo, precisarem dessa opção. Não querem ir para a escola que estudem em casa, simples assim. A verdade é que temos inúmeras crianças e adolescentes sem estudar e 'ninguém" para obrigarem, não querem e ponto final, vão um dia e desaparecem. Quem sabe tendo opção não dá certo? Não custa tentar, quem não dá conta desiste e retorna ao ensino regular. O que precisamos é de EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE.
tiago
A favor
14/02/2023 às 20:37
Sou a favor do ensino em domicílio, pois vemos que no século xxI , nossos filhos vão para a escola ,para aprender de fato as matérias do currículo escolar, mas hoje vemos que existe uma doutrinação descomunal encima das crianças, hoje vemos notícias de alunos agredindo professores , ensinar os jovens e dever dos pais , e aos pais cabe escolher o melhor para o seus filhos .
Flavia
A favor
08/02/2023 às 09:16
A educação é um direito inalienável da pessoa. A educação domiciliar é uma escolha da família, quando falamos em liberdade e diversidade, essa questão também deveria ser observada. Liberdade pras famílias (uma escolha) a educação domiciliar é mais uma opção. Além disso será apenas uma regulamentação pois a prática já existe inclusive em famílias com filhos que frequentam escolas. Necessitamos de regulamentação, e respeito a decisão da familia em protagonizar a educação de seus filhos.
Izabela
A favor
08/02/2023 às 08:25
Sou professora e sou a favor da educação domiciliar. A família pode sim educar sua criança em casa e já temos inúmeros exemplos de que isso é possível. Não é necessário o temor por parte das escolas e dos professores de que a instituição e a profissão serão extintas porque isso é impossível. A educação domiciliar é para famílias que optem por essa modalidade e pela nossa realidade a maioria das famílias não irão desligar seus filhos da escola, sendo assim esta jamais se acabará. Já aos professores e todos os demais profissionais da educação, se abrirá uma ótima oportunidade de aumentar a renda produzindo materiais e trabalhando diretamente com essas famílias educadoras.
Luciano
A favor
03/01/2023 às 15:56
A educação familiar não é a simples retirada das crianças da escola, mas a busca pela qualidade do ensino. Quer obrigar que mantenha as crianças na escola, então forneçam ensino de qualidade e não precisarão de obrigar, pois todos irão buscar este ensino de qualidade.
Wolmar Ferreira
A favor
10/12/2022 às 19:07
A opção do Homeschooling é e deve ser dos pais. Nem o Estado nem ninguém deve interferir no direito pátrio! Ao Estado cabe fiscalizar se o mínimo de aproveitamento é igual ao que ele oferece na rede pública de ensino! Para isto bastam algumas provas anuais. Me estranha ver pessoas se manifestando contra. Denota total desconhecimento do assunto, vontade que todas as crianças sejam doutrinados, ou basta estima por não se achar capaz de fazê-lo, aí como não é capaz não quer que outros o façam!!
Flavia Dias Almeida
Contra
09/12/2022 às 11:21
Um grande absurdo. Em um país onde as pessoas mal sabem interpretar uma frase, como podem dar educação a essas crianças. Se somos hoje 3° mundo, nos tornaremos último. Lugar de criança é na escola sendo alfabetizada por quem se qualificou para isso.
Ana Claudia
Não votou
08/12/2022 às 23:26
Queremos liberdade de decidir como vai ser a educação de nossos filhos! Os filhos são nossos e não do Estado.
Cláudia
A favor
08/12/2022 às 20:22
Nós pais queremos o melhor para nossos filhos que amamos,liberdade de escolha.
Lucas
A favor
08/12/2022 às 18:20
Infelizmente o estado passou a doutrinar as crianças, o ensino está limitando as crianças e o ambiente escolar é prejudicial. Dar a liberdade pra a família escolher é um avanço. Liberdade de escolha é para todos.
Neusinha
A favor
08/12/2022 às 18:15
Liberdade para cada família decidir o que é melhor! Já ficou comprovado que ensino domiciliar é muito mais eficaz e com muitos benefícios para a criança. Infelizmente o ensino é o ambiente escolar são péssimos para as crianças e jovens.
Neuza
Não votou
08/12/2022 às 15:31
Esse projeto representa retrocesso na inclusão,educação é dever da escola e tds tem o mesmo direito e acesso a ela.
Ismael
A favor
08/12/2022 às 15:18
Constituição Federal de 1988 Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade. Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: I – comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação. Quando o estado começa a interferir na filosofia, identidade e caráter do menor, ele o "estado" perde todo seu propósito, para ficar claro, quem educa é os pais, o estado tem o papel de instruir as crianças no conhecimento, passou disso é interferência na família
Edvane
A favor
08/12/2022 às 15:13
Nada é pra todo mundo. Há algumas crianças que não conseguem se enquadrar no modelo de ensino (mega ultrapassados, diga-se de passagem).
Claudia P R F Costa Maia
A favor
08/12/2022 às 14:21
Educação é dever do Estado sim, e deve continuar sendo. Isso não significa ser exclusividade do Estado. Assim fosse, as escolas particulares não deveriam ter o direito de prover educação. Convido a quem é contra, conhecer as modalidades e currículos de ensino domiciliar. Eu já fui contra, e após estudar e praticar hoje sou uma grande defensora da modalidade e da liberdade para escolher.
Kelly
A favor
08/12/2022 às 14:01
A função do estado não é de garantir a liberdade do povo? Cada família deve ter total autonomia para decidir o futuro de seus filhos, uma vez que ela quem sustenta e obtém toda responsabilidade sobre os mesmos até serem maiores de idade. A liberdade garante a escolha de cada famílias de escolherem qual melhor forma de ensino que condiz com suas competências. As famílias que não querem o ensino domiciliar segue matriculando seus filhos em escolas do estado e/ou particulares. As que querem o ensino domiciliar, segue se especializando e responsabilizado pela grade curricular de seus filhos.
Wesley de Souza Rodrigues
Contra
08/12/2022 às 12:44
Educação em casa, familiar, é uma e a educação escolar é outra. Devem se complementar. Tirar uma das duas da criança é uma forma de amputar o aprendizado da criança. A escola precisa melhorar muito, como, também, algumas famílias. Assim, vamos criar leis para melhorar o ensino, para somar, não para diminuir e menos ainda para dividir a sociedade. A pandemia mostrou muito bem a importância da escola. O projeto não considera a realidade, tenta criar um problema em vez de solução. É uma ofensa à educação!
Daiana
A favor
08/12/2022 às 12:02
Só queremos exercer nosso direito como pais, toda criança tem seu ensino domiciliar, decidir se optaremos por instituições é nossa responsabilidade. Temos sim direito de assumir em todos os âmbitos o compromisso com nossos filhos, é sim um direito nosso como pais, afinal são nossos filhos e aos que não querem que se auxiliem de instituições escolar, mas deixem quem quer exercer, exercer o ensino domiciliar.
Luciana
A favor
08/12/2022 às 11:31
Se escola fosse tão bom quanto dizem não teriam tantos problemas: bullying, assédio, ideologias, péssimo Ensino! Crianças no 5° ano sem saber ler e escrever o básico. Uma rápida busca no Google nos mostra que a educação no Brasil é um caos! Escola para quem quer e precisa e liberdade para as famílias que querem ensinar de outra forma!! Cansei de ver meu filho sofrendo nas escolas, com o homeschooling ele está muito mais concentrado e feliz! HOMESCHOOLING JÁ! HOMESCHOOLING É LEGAL!!

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 5.0.6. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).

Termos de Uso e Política de Privacidade