Violência Nos Espaços Institucionais De Poder – Trabalho de homem, trabalho de mulher

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Violência Nos Espaços Institucionais De Poder – Trabalho de homem, trabalho de mulher

Os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho serão abordadas nesta atividade, inicialmente, através da discussão sobre o entendimento de cada aluno acerca do termo trabalho. Após discussão, os alunos deverão completar frases sobre a participação das mulheres e dos homens no mercado de trabalho e nas tarefas domésticas, para que sejam analisadas as diferenças entre os gêneros nos espaços institucionais de poder. Para finalizar a atividade serão apresentados alguns dados sobre as diferenças na participação de mulheres e homens nos papéis sociais.

Recomendado para: Alunos do ensino médio

Objetivo

Refletir sobre a divisão social do trabalho e os impactos na vida de homens e mulheres.

Elaborado por

Equipe do Parlamento Jovem de Minas

Duração

1h

Infraestrutura

Fita crepe, canetões, giz, tiras de papel, material de apoio para todas/os participantes, quadro ou lousa.

A participação das mulheres no mercado de trabalho ainda é muito baixa quando comparada ao percentual de homens nos espaços institucionais de poder, o que pode ser percebido pela ocupação dos cargos e pela diferença salarial entre os gêneros. Além disto, muitas mulheres possuem uma dupla jornada de trabalho, tendo em vista que, além de executarem tarefas pertinentes aos seus empregos, são geralmente as responsáveis por todas as tarefas domésticas. Este fato leva à necessidade de redefinição do termo trabalho e mudanças de percepção quanto aos papéis que podem ser exercidos por mulheres na sociedade.

1.Introdução ao tema:

Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles entendem por trabalho e anote em um quadro as contribuições em forma de palavras-chave. Em seguida, promova uma breve discussão sobre as ideias apresentadas.

2. Relacionando o tema:

Informando que o tema da atividade é Violência nos espaços institucionais de poder, distribua uma folha (material de apoio A) com algumas frases incompletas e peça que cada um as complete com o primeiro pensamento ou palavra que vier à cabeça, sem censura. O tempo de resposta será cronometrado (30 segundos) e, quando ouvirem a palavra “próxima”, deverão ir para a outra frase, independentemente de terem completado ou não a anterior. Quando terminarem as frases, peça que cada participante compartilhe as respostas com a pessoa que está ao seu lado e que, em dupla, apresentem quais as conclusões que se pode chegar a partir das frases completadas.

Conte quantas tarefas foram atribuídas às mulheres, quantas aos homens e quantas aos dois e pergunte o que foi possível perceber nessa atividade. Aprofunde a discussão a partir das seguintes perguntas:

Existem tipos de trabalho que são mais apropriados para os homens fazerem? Quais?

Existem trabalhos que são mais apropriados para as mulheres? Quais?

Por que existem essas diferenças?

Cuidar de criança e da casa é considerado trabalho? Por quê?

Existem tipos de trabalho que as mulheres não são capazes de fazer? Quais?

Existem tipos de trabalho que homens não são capazes de fazer? Quais? 

Fechamento:

Finalize a atividade apresentando alguns dados presentes no material de apoio B.

 

Material de apoio:

Material de apoio A: 

1. Em uma família, uma mulher geralmente é responsável por

2. Em uma família, um homem geralmente é responsável por

3. A maior parte do tempo da mulher é dedicado ao trabalho

4. A maior parte do tempo do homem é dedicado ao trabalho

5. Geralmente, uma mulher acorda às______ e faz

6. Geralmente, um homem acorda às______ e faz

7. No cuidado com os filhos, uma mulher

8. No cuidado com os filhos, um homem

9. Geralmente, quando uma criança ou adolescente faz algo de errado, a responsabilidade é

10. Geralmente, quando falta comida dentro de casa, a responsabilidade é

Material de apoio B:

Segundo o censo do IBGE (2010), enquanto 75,5% dos homens estavam ocupados, apenas 54% das mulheres tinham trabalho em 2010; os rendimentos das mulheres são, em média, 30% inferiores quando comparados aos masculinos, para as mesmas áreas de formação ou setores da economia. O censo demonstra ainda que o nível de instrução das mulheres é melhor que dos homens.

A ocupação de mulheres em cargos mais elevados, como conselhos diretores e presidência é de apenas 10%. (Consultoria de RH Oliver Wyman, conforme indica reportagem do Jornal O Globo)

Recai sobre as mulheres a maior parte do trabalho/atividade doméstica, impondo uma “dupla jornada” para as mulheres que trabalham fora. Apesar de necessário à manutenção das famílias, o trabalho doméstico sempre foi subvalorizado.

Em seu ambiente profissional, as mulheres lidam ainda com preconceitos e discriminação, manifestados em expressões que as diminuem no local de trabalho, em atitudes que subestimam as mulheres nos seus cargos e funções, além da dificuldade de acesso a determinadas vagas no mercado de trabalho.

A ausência de mulheres em espaços políticos, ou seu baixo número, também pode ser considerada como uma forma de violência. Em levantamentos de 2016, a proporção de mulheres em cargos de vereadoras é de 13,5%, em comparação a 86,5% de homens. Entre os senadores, dos 81 eleitos, apenas 13 são mulheres. Já na Câmara dos Deputados, de 512 parlamentares, apenas 54 são mulheres.

O acesso à creche é apontado como indispensável para que as mulheres possam exercer atividades remuneradas e a ausência de vagas em creches é um dos principais problemas a serem enfrentados para se buscar autonomia econômica das mulheres.

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ALMEIDA, Cássia. Mulheres estão em apenas 37% dor cargos de confiança nas empresas. O Globo. 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/mulheres-estao-em-apenas-37-dos-cargos-de-chefia-nas-empresas-21013908>. Acesso em: 11 mar. 2020.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/ >. Acesso em: 11 mar. 2020.