Planos de Aula

Democracia, uma introdução

O conceito de democracia será desenvolvido a partir das concepções que os alunos trazem de suas experiências e de pesquisas orientadas na internet. Em seguida, eles apresentarão as informações encontradas e, por meio de exposição dialogada, as ideias centrais da aula serão sistematizadas. Por fim, sugerimos algumas questões a serem debatidas de forma a relacionar os conceitos discutidos com o contexto de vivência dos alunos

Recomendado para: Alunos do ensino médio

Objetivo

Construir o conceito de democracia e aplicá-lo no contexto de nossa realidade.

Elaborado por

Vanessa de Paula, professora de Sociologia

Duração

1 aula

Insfraestrutura

Laboratório de informática com acesso à internet; equipamento multimídia.

Ouvimos a palavra democracia em diversas situações de nossas vidas e é muito provável que seus alunos tenham uma ideia mais ou menos espontânea de seu significado. A associação com a vontade popular e com o desejo da maioria, bem como a contraposição às formas autoritárias de agir e de governar, são algumas ideias que surgirão ao longo da aula e que deverão ser aprofundadas a partir da abordagem das origens da democracia formal, na Grécia, e dos caminhos percorridos no Brasil para a construção de bases democráticas. Inevitável também abordar, ao longo da aula, a participação popular e os movimentos sociais como formas de expressão dos anseios do povo.

1. Pesquisa na internet

Solicite aos alunos que pesquisem a palavra democracia, buscando localizá-la tanto no contexto de sua origem na Grécia quanto ao longo da história do Brasil. Além de uma pesquisa livre por palavras-chave em buscadores convencionais, você poderá sugerir que eles acessem sites como o politize!, entre outros.

Uma forma de organizar a apresentação das pesquisas é listar as ideias centrais a serem desenvolvidas (origem grega, caminhos da democracia no Brasil e o papel dos cidadãos para a manutenção dos princípios democráticos), seja na forma de um texto ou de algum recurso visual.

2. Exibição de vídeo

Elaborado pela Escola do Legislativo da ALMG, o vídeo Democracia: o poder nas mãos de todos aborda a origem do conceito de democracia e sua evolução até os dias atuais. Os exemplos dados são relacionados ao dia a dia, aproximando a temática do público jovem. Duração: 7min48s.


3. Debate

Com os alunos dispostos em círculo em sala ou no pátio, apresente algumas questões para orientar o debate, como, por exemplo:

  • Os ambientes em que você convive são democráticos – sua escola, sua casa, seu grupo de amigos?
  • O Brasil é um país democrático? Como você percebe isso? Que indícios podemos apontar que mostram se somos ou não um país democrático? As ações políticas são coerentes com um regime democrático?
  • De que forma nós, cidadãos, podemos auxiliar no aprimoramento da democracia?
  • Por que a participação dos jovens nas manifestações populares é importante para uma formação política mais democrática?


4. Vivência

Você pode propor um exercício prático, em sala de aula, em que os alunos tenham que escolher algo ou alguém para alguma função. Pode ser o representante de turma na sua aula ou os “combinados” para a classe. É interessante que haja discussão sobre o assunto proposto seguida de votação. Será um exercício de aceitação da vontade da maioria.


Fechamento

Com a discussão, os alunos deverão ser capazes de refletir sobre a democracia num sentido mais formal e também num sentido mais amplo. Ou seja, devem conceber democracia como uma forma de governo em que as decisões são tomadas direta ou indiretamente com base no desejo do povo, mas também como um jeito de ser na vida em sociedade, que estende os princípios democráticos a todas as nossas relações. Ao longo do debate, as referências aos movimentos sociais, às ações afirmativas e às múltiplas expressões da diversidade e do direito à diferença podem ajudar na construção do conceito de democracia e na consolidação de princípios orientadores de modos de ação mais afinados com os ideais democráticos.

Sugerimos que solicite aos alunos que façam em casa um registro escrito sobre o tema desenvolvido durante a aula. Pode ser um texto em estilo livre (narrativo, dissertativo, informativo, etc.) ou um gênero determinado por você. Em seguida, os trabalhos apresentados poderão ser expostos nos espaços comuns da escola ou na sala de aula, compondo um varal literário.

BECKER, Paula; RAVELOSON, Jean-Aimé. O que é democracia? Disponível em: <http://docplayer.com.br/60846-Paula-becker-dr-jean-aime-a-raveloson.html>. Acesso em: 1 fev 2018.

CHAUI, Marilene. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Editora Moderna, 1981.

RIBEIRO, Renato Janine. A democracia. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

ROSENFIELD, Denis. O que é democracia? São Paulo: Brasiliense, 1994.