Logomarca ALMG

Proposta de Emenda à Constituição Nº 67/2014
Fechado

609 a favor1.236 contra
Inicio das opiniões: 10/06/2014
Márcia de Souza Luz Freitas
Contra
12/12/2014 às 15:27
A EPAMIG é também um órgão de grande importância para a pesquisa do estado de Minas Gerais. Entretanto, a necessidade de investimentos nesse órgão não justifica a redução do orçamento da FAPEMIG. É preciso ampliar os recursos e não subdividi-los.
3
1
Ruan Lucas Donino
Contra
11/12/2014 às 15:48
Não há dúvida de que é necessário investimentos na tecnologia voltada para o campo, porém é de grande importância, que pelo menos se mantenha o pouco que é investido em tecnologia no estado. Assim deve-se buscar novas formas para buscar recursos para a epamig, além de desenvolver parcerias junto a fapemig para buscar desenvolver tecnologias que possam ser utilizadas junto a epamig e a população rural. A diminuição dos recursos destinados a fapemig apenas diminuiria o que já é pequeno investimento na educação e tecnologia do estado, que já sofre com a falta de industrias pelo baixo desenvolvimento tecnologico e por consequencia disso falta de receita que poderia ser gerada por essas novas empresas.
3
1
Leirisson Patrick Santos
Contra
11/12/2014 às 14:10
Realmente várias pessoas que estão à frente do nosso país desvalorizam totalmente a educação, pois sabem que a ignorância (falta de estudos) é benéfico para que pessoas descompromissadas com a nossa nação sejam eleitas. A pesquisa científica é de grande importância para a nação e vem alcançando ótimos resultados com o incentivo da FAPEMIG. Reduzir a verba desse projeto é sinônimo de retrocesso! VAMOS ACORDAR BRASIL!
2
1
Rafael
A favor
11/12/2014 às 13:33
Comentário removido pelo autor.
João Francisco Sarno Carvalho
Contra
11/12/2014 às 10:57
Penso que os deputados desconhecem a realidade das universidades e das escolas técnicas em MG. Não sabem o que realmente acontece, não vivenciam os obstáculos que temos para a pesquisa e por isso propõem um absurdo desses.
1
1
Sandro Metrevelle Marcondes de Lima e Silva
Contra
11/12/2014 às 10:40
Os recursos da FAPEMIG para fomentar a pesquisa são essenciais, principalmente para as Universidades de Minas Gerais. Com aumento no número de Instituições que tivemos no últimos anos a demanda tem sido cada vez maior. Uma redução destes recursos vai prejudicar toda a melhora que à FAPEMIG teve nos últimos anos.
1
1
Luciano Fernandes Silva
Não votou
11/12/2014 às 10:40
Todos os grandes Estados do país investem pesadamente em suas universidade públicas. Este é o caso de São Paulo e também de Minas Gerais. Neste sentido, entendo que a PEC 57 2014 significa um retrocesso gigantesco para o Estado da federação que possui o maior número de universidade públicas federais do país. Se ela for aprovada teremos menos recursos para as universidades públicas mineiras.
0
1
Carlos Rafeal Quevedo Aguilar
Contra
19/11/2014 às 12:11
diz vç não esta acompanhando nuhuma proposição, ora se estou entrando por PEC 67 2014 - PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO não estou acompanhando?
0
0
Luis e Fernandez Outon
Contra
18/11/2014 às 09:50
- A distribuição de recursos deve ser baseada nos méritos. - O numero de Universidades no Estado cresceu nos últimos anos, por tanto uma diminuição de recursos para as Universidades não faz sentido com as politicas de crescimento em pesquisa e de formação educativa de grau superior. - O aumento da verba na EPAMIG, deveria ser proporcionada por outros médios. O modo como esta planteado resulta em uma simulação politica que trata de apresentar uma diminuição de verba para pesquisa e esucação como um novo investimento. - Todos os esforços deveriam ser dedicados a obtenção de novos recursos, já seja para EPAMIG ou para qualquer outra instituição. O modo que a PEC67 esta planteada, mostra certa falta de conhecimento do funcionamento das Universidades do Estado por parte dos proponentes, os quais deveriam abandonar o caminho do minimo esforço para bem do Estado e seus cidadãos.
1
2
Gustavo Fernandes Souza Andrade
Contra
17/11/2014 às 17:50
Esse projeto pode prejudicar imensamente o desenvolvimento da EPAMIG, uma vez que não haverá necessidade de disputa pelos recursos, o que poderá ocasionar uma diminuição no esforço criativo por parte dos pesquisadores. Além disso, é importante ressaltar que Minas Gerais é um Estado com um grande número de núcleos de pesquisa independentes, que não estão localizados na EPAMIG, mas realizam pesquisa científica de qualidade, que a FAPEMIG tem o papel de apoiar. Com o comprometimento de verbas com mais essa rubrica (além das bolsas de pesquisa para servidores estaduais), os recursos da FAPEMIG para chamadas diversas estarão ainda menos disponíveis para a aplicação no desenvolvimento das diversas áreas de pesquisa científica e tecnológica, da qual tanto carece nosso Estado.
1
1
Gustavo Fernandes Souza Andrade
Contra
17/11/2014 às 17:49
Comentário removido pelo autor.
Rosane Aparecida de Sousa Martins
Contra
17/11/2014 às 09:29
Minas Gerais é um dos estados com maior número de universidades novas e o recurso financeiro para pesquisa já está insuficiente para as demandas, especialmente na área de ciências humanas. Além disso, faz-se necessário o investimento em pesquisa e produção de conhecimentos e a FAPEMIG precisa ser fortalecida e reconhecida como importante e a principal agência de fomento para o estado de Minas Gerais.
0
2
Emmanuel Pereira
Contra
14/11/2014 às 21:25
Não se deve desviar nenhum recurso destinado à pesquisa no estado de MG (o montante atual já não é suficiente), e deve caber à Fapemig gerir esses recursos. A Fapemig deveria ser fortalezida e não diminuida (é triste a comparação da Fapemig com uma Fap de sucesso, por exemplo, a Fapesp - precisamos mudar isso).
0
1
Welington Ferreira de Magalhães
Contra
14/11/2014 às 17:38
São vários os motivos pelo qual a PEC 67-2014 NÃO DEVE SER APROVADA, citarei dois: 1) Sua aprovação desvirtua o principal objetivo da FAPEMIG previsto no próprio artigo 212 da constituição mineira: "fomentar a pesquisa", uma vez que verba garantida e inclusive podendo ser usada para o custeio de uma instituição é um incentivo à ineficiência. Ao invés de conduzir à melhora da pesquisa na EPAMIG essa PEC pode ter efeito contrário induzido a instituição ao marasmo científico. 2) Ao permitir o uso dos recursos para custeio da EPAMIG essa PEC promove a maquiagem do investimento público em pesquisa. O Brasil já não investe em pequisa o suficiente e os deputados de MG estariam contribuindo com essa PEC para mais um engodo com o dinheiro público.
5
1
Alberto Laender
Contra
14/11/2014 às 17:07
Retirar parte dos recursos da FAPEMIG para alocá-los à EPAMIG não é a maneira correta de se ampliar a atuação dessa importante instituição, pois isso seria feito em detrimento de várias outras áreas de pesquisa tão importante para Minas Gerais quanto as áreas de atuação da EPAMIG.
6
1
Israel Vainsencher
Contra
14/11/2014 às 17:06
A aprovação, que torço para que não ocorra, seria quase o equivalente a estabelecer um "fast-track" para concessão de recursos, sem passar pelo crivo da comunidade científica.
1
1
Renato Martins Assuncao
Contra
14/11/2014 às 16:43
Se passar, sera' o inicio de um processo em que cada instituição estadual vai querer uma reserva do orçamento para si. EPAMIG e' importante? Claro, assim como as demais instituições de pesquisa que trabalham em MG. Meritocracia e' o lema fundamental em ciencia e tecnologia.
3
2
Gladystone Rocha da Fonseca
Contra
14/11/2014 às 16:23
Privilegiar uma instituição em detrimento das demais não ajudará na consolidação da pesquisa no estado de MG. Se o deputado se articulasse para levantar mais fundos para a pesquisa em Minas Gerais certamente prestaria melhor serviço.
4
1
Ilka Afonso Reis
Contra
14/11/2014 às 14:51
Os pesquisadores de uma instituição não ter privilégios em relação aos pesquisadores de outras! Se seus projetos são mais importantes, naturalmente ganharão os recursos que pleiteam, em igualdade de condições, juntamente com outros pesquisadores.
4
1
Renato Lima
Contra
12/11/2014 às 14:17
Os pesquisadores da EPAMIG tem amplo acesso a concorrer com os recursos destinados à FAPEMIG.
4
1

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 5.0.6. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).

Termos de Uso e Política de Privacidade