A ampliação da sala do curso profissionalizante de massoterapia foi apontada como uma das prioridades para o Instituto São Rafael
Duarte Bechir quer verificar a possibilidade de o Estado fornecer a merenda para a instituição

Comissão conhece funcionamento do Instituto São Rafael

Instituição que atende pessoas com deficiência visual demanda recursos para melhorias na sua estrutura.

10/04/2017 - 12:33 - Atualizado em 10/04/2017 - 12:38

Ampliação do laboratório de informática e da sala de massoterapia; pintura e reforma do telhado do prédio são as principais necessidades do Instituto São Rafael, estabelecimento estadual de ensino especializado, localizado em Belo Horizonte e voltado para a educação, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência visual.

As demandas da instituição foram constatadas em visita realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (10/4/17).

A diretora do instituto, Juliany Sena, explicou que atualmente a instituição atende cerca de 500 pessoas, de todas as faixas etárias, entre alunos que cursam o ensino regulamentar, bebês e adultos que participam dos projetos voltados para reabilitação e profissionalização.

“Além de ser uma instituição da rede estadual ensino, o Instituto São Rafael desenvolve um trabalho importante na reabilitação das pessoas que perderam a visão na adolescência ou na vida adulta, já que elas precisam reaprender a se locomover e a realizar as tarefas diárias”, explicou a diretora.

Segundo ela, a principal demanda é a ampliação do laboratório de informática, possibilitando a abertura de novo curso, voltado para que os alunos dominem a informática e também a tecnologia assistiva (acessível para pessoas com deficiência).

Juliany Sena também explicou a necessidade de ampliar a sala do curso profissionalizante de massoterapia, além de melhorias em alguns pontos do prédio, como pintura e telhado.

Comissão pretende agilizar liberação de recursos

O presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), afirmou que irá atuar junto ao Governo do Estado para tentar acelerar a liberação dos recursos necessários para atender às demandas do instituto.

Ele ponderou que o governo tem passado por dificuldades financeiras, mas que é preciso ter um olhar especial para as instituições que prestam esse atendimento diferenciado.

Na visita, o parlamentar conheceu as instalações do instituto e conversou com alunos e pessoas que são atendidas no local. Os alunos falaram sobre o trabalho de inclusão desenvolvido e apresentaram algumas demandas, como a volta do internato para quem vem do interior.

Merenda – Juliany Sena também falou sobre a questão da merenda escolar. Ela explicou que o Estado fornece a merenda apenas para os alunos matriculados no ensino regulamentar e que a alimentação do restante dos alunos depende de doações.

O deputado Duarte Bechir afirmou que vai verificar a possibilidade de o Estado fornecer a merenda para todos os atendidos pela instituição.

Consulte o resultado da visita.