Objetivos
O Seminário Virtual Lei Aldir Blanc faz parte de um conjunto de ações institucionais da Assembleia de Minas com o objetivo de contribuir para a divulgação de informações sobre a implementação e a execução da Lei Aldir Blanc - Emergência Cultural (Lei 14.017, de 29/6/20) em Minas Gerais. Veja as adesões de cada Estado à lei.
Os públicos mobilizados são órgãos do poder público, em especial prefeituras e câmaras municipais, além de organizações da sociedade civil e representantes ligados às diversas expressões da área da cultura.
A ALMG organizou essas ações como integrante da Comissão de Gestão Estratégica para Aplicação e Execução da Lei Aldir Blanc, instituída pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O seminário e as outras iniciativas institucionais sobre o tema fazem parte de uma ação colaborativa em parceria com os órgãos estaduais e com a sociedade civil da área cultural.
Outras ações da ALMG
Iniciativas da Escola do Legislativo da ALMG:
- Debate on-line ao vivo (live) no canal da Escola do Legislativo no YouTube, em 11/9/20.
Debatedores: Aryanne Ribeiro, conselheira estadual de política cultural de Minas; Paulo Morais, da Rede de Pontos de Cultura de Minas Gerais; Alex Tiso, secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas; Sérgio de Paula e Silva Júnior, presidente da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e José Oliveira Junior, pesquisador e gestor de Economia Criativa da Secult-MG. Mediadora: Ana Paola Amorim, consultora da ALMG.
- Curso a distância (EaD) para oferecer orientações a respeito da lei a vereadores, gestores municipais de cultura, assessorias jurídicas de prefeituras, procuradores municipais e sociedade civil. A data de realização do curso ainda será divulgada.
Saiba mais sobre a Lei Aldir Blanc
Batizada de Lei Aldir Blanc em homenagem ao escritor e compositor que morreu vítima da Covid-19, a Lei de Emergência Cultural (Lei 14.017, de 29/6/20) foi regulamentada pelo Decreto 10.464, de 17/8/20.
Entre outras ações, a lei prevê a destinação de R$ 3 bilhões para estados, Distrito Federal e municípios para ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.
Para Minas estão destinados R$ 135,7 milhões, o maior volume de recursos que já circularam na área da cultura de uma só vez. Consulte os valores repassados por município.
Entre as principais ações, estão previstas:
- Renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura.
- Subsídio mensal para a manutenção de espaços, micro e pequenas empresas, cooperativas, instituições e organizações comunitárias da área da cultura que tiveram suas atividades interrompidas.
- Editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, manifestações culturais, bem como a realização de atividades artísticas e culturais transmitidas por meios digitais.
Desafios na implementação da lei
Os estados e os municípios terão, respectivamente, 120 e 60 dias, a partir do momento que receberem as verbas, para programar os detalhes da distribuição dos recursos.
Se a verba não for usada, será devolvida ao Tesouro Nacional. No caso dos municípios, caso o recurso não seja aplicado em 60 dias, o valor será inicialmente revertido ao respectivo estado, que terá outros 60 dias para executar a verba, restrita ao apoio à manutenção de espaços culturais e a editais e chamadas públicas.
Entre os desafios da implentação da Lei Aldir Blanc nos municípios, destacam-se o curto prazo para executar os recursos; a necessidade de aprovar esses créditos adicionais ao Orçamento 2020; e as dificuldades operacionais de muitas cidades.
Veja as adesões de cada Estado à lei de emergência cultural.
Entidades parceiras
Veja a lista das entidades parceiras na preparação e realização do evento:
- Associação Mineira de Municípios (AMM)
- Comissão de Gestão Estratégica para Aplicação e Execução da Lei Federal 14.017, de 2020
- Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec)
- Conselho Municipal de Política Cultural de Araxá
- Fórum Permanente de Cultura de Minas Gerais
- Fundação Clóvis Salgado
- Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop)
- Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas)
- Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc-MG)
- Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG)
- Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG)
- Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secult
- Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)