Cantata de Natal 2016 - Repertório e curiosidades
O repertório da Cantata de Natal 2016 é de 12 músicas, sendo inéditas: Silent Night, Mary Had a Baby, The Holy City, You Raise Me Up e Non nobis, Domine.
Parte 1
- Sinfonia (Messiah)
G. F. Haendel
Regência: Leonardo Cunha
- And the Glory (Messiah)
G. F. Haendel
Regência: Arnon Oliveira
- Hallelujah (Messiah)
G. F. Haendel
Regência: Paulo Ricardo Castro
- As três primeiras músicas fazem parte do Oratório O Messias, que foi composto por Georg Friedrich Handel em 1741 e estreou em Dublin na Páscoa de 1742. O Oratório completo conta com 51 movimentos, divididos em três partes: o Nascimento, a Paixão e a Redenção. Sinfonia é a abertura instrumental da obra; And the Glory é o 4º movimento, ainda no Nascimento; e Hallelujah é o final da Paixão de Cristo.
- Gloria in Excelsis Deo (Gloria RV589)
Vivaldi
Regência: Vivian Assis
- O Gloria in Excelsis Deo, de Antônio Vivaldi, é a primeira das doze partes do Gloria RV 589, composto, provavelmente, em 1715. Nessa época, Vivaldi era maestro de concerto no Ospedale della Pietà, um orfanato de mulheres que ficou famoso pela qualidade excepcional de seu coro e orquestra, algo incomum para mulheres naquela época.
Parte 2
- Pot-pourri natalino
Arranjo: Leonardo Cunha
Regência: Éric Lana
- Quand Dieu Naquit à Noël
Canção tradicional francesa
Regência: Elza do Val Gomes
- Quand Dieu Naquit à Noël é uma canção natalina tradicional francesa. No século XVII essa melodia já era amplamente conhecida na França e foi utilizada por pelo menos dois compositores, Claude Balbastre e Louis-Claude Daquin, na composição de variações para órgão sobre temas de Natal.
- Silent Night
Franz Gruber, Joseph Mohr
Regência: Flávia Campanha
- Em 1816, o Padre Joseph Mohr escreveu a letra de Stille Nacht. Em 24/12/1818, esse padre mostrou o poema a seu amigo, o professor Franz Gruber, que compôs uma melodia para ser cantada nesse mesmo dia na Missa do Galo, na aldeia de Oberndorf (Áustria). Nascia assim a canção de natal mais popular em todo o mundo. Sua versão em inglês, Silent Night, acabou sendo a mais difundida, e é a que será cantada no evento.
Parte 3
- Mary Had a Baby
Negro Spiritual; Arranjo: Robert Shaw
Regência: Sérgio Canedo
- Mary Had a Baby é uma música do Negro Spiritual, um gênero afro-americano que surgiu no tempo da escravidão, principalmente no final do sec. XVIII. Nessa época, pastores metodistas e batistas que se opunham à escravidão reuniam-se com escravos nos campos, para pregar e cantar.
- The Holy City
Stephen Adams
Regência: Guilherme Bragança
- The Holy City é uma balada catalina da época Vitoriana, composta em 1892 por Michael Maybrick, sob o pseudônimo de Steven Adams, com letra de Frederic Weatherly. A música ganhou a popularidade quando foi cantada por Jeanette MacDonald no filme San Francisco, em 1936.
- You Raise Me Up
Rolf Lovland, Brendam Graham
Regência: Guilherme Bragança
- You Raise me up é uma canção cuja melodia foi composta por Rolf Lovland, com letra de Brendan Graham, que se inspirou no seu livro The Whitest Flower. A obra conta a história de uma mulher que superou a Grande Fome, ocorrida na Irlanda na década de 1840 e que dizimou um quarto da população.
- Non nobis, Domine
Patrick Doyle; Arranjo: Graham Preskett
Regência: Cleude William
- Non nobis Domine é um pequeno hino latino que corresponde ao Salmo 115:1, podendo ser traduzido por: "Não a nós, Senhor, mas pela glória de Teu nome." Este tornou-se o hino da Ordem dos Templários durante as Cruzadas, cantado em sinal de humildade. A música a ser executada na Cantata de Natal não é o canto gregoriano medieval, mas a canção composta por Patrick Doyle para o filme Henry V, de 1997.
- Betelehemu
Babatunde Olatunji; Arranjo: Wendell Whallum
Regência: Cleude William
- Betelehemu foi composta pelo músico nigeriano Babatunde Olatnjii na década de 50, cantado na língua Yorubá. Depois foi arranjada para coro por Wendell Whalum. Betelehemu significa Belém, sendo uma homenagem à cidade onde nasceu Jesus.
Apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais
Após a Cantata de Natal, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar apresenta o espetáculo Um momento glorioso, que remete ao nascimento de Jesus: "o esplendor da estrela, a majestade da manjedoura, o coro de anjos cantando no céu aos nossos corações." Criado por Tom Fettke, baseado na obra de Max Lucado.
Corais que participam da apresentação:
- Coral da Igreja Assembléia de Deus/Central - BH
- Coral da Igreja Assembléia de Deus/Industrial São Luiz - Contagem
- Coral da Igreja Assembléia de Deus/São Bernardo - BH
Solistas:
- Pablo Neylor Oliveira
- Altamiro de Oliveira
- Wesley Carlos de S. Silva
- Heliade Gonsalves Santos
- Midian Viana S. De Souza
- Camila Lana Oliveira
- Mardem Pimenta Oliveira
- Américo Afonso Algusto
- Cátia Izidório - Oração de Maria
- Aléx Braz
Regentes:
- Antônio Vicente Soares, capitão PM Músico
- Marco Aurélio Araújo Lacerda, 1º tenente, spalla
- Gesiel Vieira Pereira, maestro coral
- Gleison Lima, maestro coral
Coreografias/Coordenação:
- Fabíola da Silva Santos
- Eliete Gonçalves Ferreira Soares