Voltar Imprimir


PROPOSTAS DE ABRANGÊNCIA REGIONAL¹, APROVADAS NOS ENCONTROS REGIONAIS, ORGANIZADAS POR REGIÃO E TEMA² DO SEMINÁRIO.


1) O identificador das propostas de âmbito regional inicia com a letra R, seguindo-se numeração sequencial. Exemplo: R1, R2 … R84, R85.

2)Tema 1 – Promoção e Proteção Social; Tema 2 – Educação e Cultura; Tema 3 – Saúde e Qualidade de vida; Tema 4 – Produção e Trabalho; Tema 5 – Infraestrutura, redes de serviços e circulação; Tema 6 – Ciência, Tecnologia e Inovação.

Região Nº da proposta Tema Proposta Regional
Alto Paranaíba R1 1 Instalação do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM – no âmbito da Defensoria Pública, visando a proteção da mulher vítima de violência na comarca de Patos de Minas.
Central R2 1 Instalação de Núcleos de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica – NUDEM – no município de Sete Lagoas e demais cidades da região, bem como instalação e aparelhamento de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
R3 1 Criação de programas pelo Governo do Estado para o incentivo ao desenvolvimento regional na Região Central.
R4 1 Criação de instituições de longa permanência para idosos, de baixo custo ou gratuitas, para pessoas de baixa renda na Região Central.
R5 1 Apoio financeiro do estado para a implantação do Programa Leite pela Vida (do PPAG – Área de Resultado Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce), nos municípios da Região Central.
R6 3 Ampliação da oferta de atividades terapêuticas (terapia ocupacional) nos Centros de Atenção Psicossocial – Caps –, além de outras atividades voltadas para pessoas com sofrimento mental, tais como artesanato, artes plásticas, marcenaria, música, atividades físicas, etc.
R7 5 Implantação de trem urbano intermunicipal regional ligando Belo Horizonte a Cordisburgo, utilizando-se da malha ferroviária e dos pontos de estação já existentes buscando redução de custos, podendo ser eletrificados ou duplicados os trechos nos moldes do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre etc., utilizando-se o eixo do Vetor Norte integrado ao VLT como referência.
Centro-Oeste R8 1 Instalação do Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem – em Divinópolis, com coordenação da Defensoria Pública e composto de equipe multidisciplinar, sobretudo assistentes sociais e psicólogos, para atuação na defesa da mulher vítima de violência em toda a região Centro-Oeste.
R9 3 Disponibilização de transporte para as pequenas comunidades rurais para fins de tratamento de saúde (exames, consultas, etc.).
R10 5 Fiscalização da prestação de serviços na comunidade de Cachoeira dos Forros, em Passa Tempo.
Jequitinhonha R11 1 Realização de diagnósticos periódicos que demonstrem as reais demandas da infância e da adolescência na região do Vale do Jequitinhonha, assim como no Estado em relação à política de assistência social.
R12 2 Desapropriação e doação da área onde está instalada a Escola Família Agrícola Bontempo, que é de abrangência regional e está localizada na Fazenda Córrego do Brejo, zona rural de Itaobim.
R13 2 Implantação do Centro de Tradição Cultural do Vale do Jequitinhonha como mecanismo para fomentar o artesanato e possibilitar sua comercialização, permitindo o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.
R14 2 Implantação, no Vale do Jequitinhonha, de um centro regional de cultura, para amparar e apoiar os movimentos culturais existentes na região.
R15 2 Implantação do Programa Travessia, ou de outro, objetivando auxiliar as pessoas carentes do Vale do Jequitinhonha a ingressar na Universidade, via convênios.
R16 2 Apoio financeiro para implementação e reconhecimento de uma Escola Família Agrícola Indígena Intercultural em Araçuaí, no Território Indígena Pankararu Pataxó, nas seguintes ações: a) formação de indígenas que assumam esta proposta; b) articulação com as aldeias de Minas Gerais, para aprofundamento e conhecimento da proposta das EFAs indígenas; c) infraestrutura: transporte, material pedagógico, alimentação, contratação de profissionais; d) formação de equipes específicas para atender às demandas.
R17 2 Implantação do campus da UFVJM nas demais cidades dos Vales, uma vez que os campi de Diamantina e Teófilo Otoni não suprem toda a demanda existente no nível de ensino superior.
R18 2 Implementação de sistema de segurança patrimonial e pessoal em todas as escolas estaduais e municipais, a fim de garantir a segurança dos alunos, profissionais e comunidade escolar, bem como do patrimônio.
R19 2 Criação de campus em cidades estratégicas do Vale do Jequitinhonha e Mucuri para aproximar as oportunidades de formação técnica e superior para jovens e adultos, descentralizando a oferta de educação especializada.
R20 3 Alocação de recursos financeiros para a criação, implementação e efetivo funcionamento de clínicas de desintoxicação em substâncias psicoativas no Vale do Jequitinhonha.
R21 3 Ampliação do número de mamógrafos e profissionais capacitados no Vale de Jequitinhonha para agilizar a realização de mamografias.
R22 3 Garantia de profissional especializado, para atendimento na atenção básica e de média e alta complexidades à pessoa com deficiência no Vale do Jequitinhonha, criando condições de acessibilidade em todos os espaços.
R23 4 Implementação de estratégias colaborativas comunitárias, municipais e territoriais de intercâmbio de bens, serviços e produtos materiais e culturais, tais como compras coletivas, mercados solidários, gestão compartilhada de recursos, grupos de trocas, bancos comunitários e outras modalidades que incentivem a circulação de bens e recursos, como estratégia para garantir o acesso a eles.
R24 4 Incentivo para a ampliação dos programas Minas Leite e Balde Cheio na região do semiárido mineiro.
R25 4 Ampliação do programa Leite pela Vida, com o  aumento de 32 litros para 60 litros da quantidade de leite entregue por produtor.
R26 4 Descentralização dos órgãos ambientais, para facilitar sua atuação em Araçuaí e Municípios vizinhos, especialmente no que diz respeito ao licenciamento de atividades por parte dos agricultores e produtores rurais. Atualmente a região é atendida pela Supram de Diamantina e pelo núcleo de Medina  do IEF.
R27 4 Criação e ampliação de galpões destinados a encaminhar a produção excedente oriunda da agricultura familiar para centros de distribuição – Ceasas –, para que os agricultores e cidadãos possam adquirir produtos não produzidos no Município.
R28 4 Viabilização de infraestrutura coletiva de beneficiamento e incremento de valor dos produtos da agricultura familiar, e desenvolvimento da logística de acesso aos mercados consumidores, com ênfase para frutas, apicultura, derivados da cana e mandioca.
R29 4 Aproveitamento e ampliação da infraestrutura de escolas técnicas, agrotécnicas, EFAs, associações rurais e outros equipamentos por vezes desativados para atender às diversas demandas de formação no campo, seja em capacitações específicas ou em cursos de nível técnico e superior.
R30 4 Fortalecimento da agricultura familiar, com projeto voltado especificamente para os agricultores que migram para trabalhar no corte da cana-de-açúcar em São Paulo.
R31 5 Implantação de sistema de abastecimento de água para o consumo humano e produção alimentar nas comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha, prioritariamente naquelas com menos de 200 habitantes.
R32 5 Priorização, no âmbito do programa “Caminhos de Minas”, dos seguintes trechos: a) LMG 677 - Virgem da Lapa – Lelivéldia – Berilo – Ijicatuí. b) MG 114 – Coronel Murta – Virgem da Lapa. c) MG 308 – Capelinha – Itamarandiba d) LMG 678 – Araçuaí – Novo Cruzeiro
R33 5 Incentivo à irrigação na região do Vale do Jequitinhonha voltado para agricultores familiares e produtores de até 6 módulos fiscais, por meio de: a) extensão do incentivo concedido na conta de luz à irrigação no horário noturno também ao período diurno; b) retomada de projetos de irrigação já existentes.
R34 5 Elaboração de leis estaduais e municipais que controlem, monitorem e estabeleçam uma gestão descentralizada, buscando o desenvolvimento sustentável quanto à exploração das riquezas do Vale, especificamente de granito.
R35 5 Implantação de fossas sépticas e melhorias sanitárias para comunidades rurais do semiárido, com financiamento das três esferas do governo.
R36 5 Implantação e implementação de unidades de triagem para separação de materiais recicláveis nas regiões do semiárido, bem como apoio às iniciativas e aos projetos já existentes, com financiamento público e privado.
R37 5 Implantação de projetos voltados à preservação de nascentes dos afluentes do Rio Jequitinhonha, com financiamento das três esferas do governo.
R38 5 Reforma da ponte BR-116, localizada no trecho entre Ponto dos Volantes e Itaobim.
R39 6 Criação de fundo para fomento de pesquisa e inovação tecnológica voltada para o semiárido mineiro.
R40 6 Divulgação e fomento da criação de consórcios e projetos de arranjos produtivos locais para instituições sociais, possibilitando o surgimento de estruturas de produção que utilizem tecnologias sociais como insumo essencial para a solução de grandes demandas regionais no Estado.
Mata R41 4 Criação de políticas públicas voltadas à pecuária na região da Mata, implementando incentivos específicos para a promoção da pecuária sustentável, com apoio à pesquisa e à capacitação dos agricultores familiares em técnicas sustentáveis de manejo.
R42 4 Implementação de política de incentivo à produção da piscicultura ornamental na região da Zona da Mata.
R43 4 Implementação de política de incentivo fiscal específica para regiões de fronteira, no caso da Zona da Mata fronteiras com os Estados do Rio de Janeiro e  do Espírito Santo, com o objetivo de evitar a migração de empresas para outros Estados.
R44 5 Destinação de parcela das moradias dos programas habitacionais do Governo Federal (Minha Casa, Minha Vida) e estadual (Cohab) para a população de rua, os catadores de papel e as comunidades tradicionais.
R45 5 Desburocratização do processo para aquisição de recursos do Fhidro para ações de melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água na bacia do Rio Muriaé.
R46 5 Criação de roteiro turístico envolvendo os circuitos da região da Mata (Parque Nacional do Caparaó, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Circuito Serras de Minas, Circuito das Cachoeiras e Parque Estadual Ibitipoca), fomentando a inclusão produtiva e a geração de renda das famílias em vulnerabilidade social das regiões no entorno dos circuitos.
Mucuri R47 1 Extensão do Programa de Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional, com promoção de acesso ao trabalho, à cidadania e aos direitos sociais na região do Mucuri.
R48 1 Destinação de recursos para construção de casas populares no Vale do Mucuri.
R49 1 Destinação de recursos para construção de uma casa de apoio aos idosos que não têm família.
R50 1 Implantação de equipe técnica no bairro Palmeiras e adjacências, em Teófilo Otoni, para desenvolvimento de ações voltadas para o lazer dos idosos.
R51 2 Destinação de recursos para construção de uma escola municipal no bairro Bela Vista, distrito de Machacalis, onde moram pessoas mais carentes e onde há alto índice de usuários de drogas.
R52 3 Criação e implantação de programas para atividade física da terceira idade, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Mata Verde – Condec.
R53 3 Instalação de equipamentos para prática de atividades físicas nas dependências do Condec, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, com acompanhamento e orientação de profissionais de educação física  e saúde.
R54 3 Criação de um centro de atendimento à saúde mental em cidades de grande porte como Teófilo Otoni, com equipe multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo, psicanalista, psicoterapeuta) em tempo integral, para melhor atender a população.
R55 3 Criação de espaço destinado ao tratamento de dependentes químicos e de álcool, dentro dos centros de internação de menores em conflito com a lei e no interior dos estabelecimentos penais, com apoio de corpo técnico, contando com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, bem como fornecimento gratuito de medicamentos na região Mucuri.
R56 4 Implantação de um Centro de Comercialização Regional da produção agrícola,   similar ao MLP da Ceasa,-MG – Jequitinhonha/Mucuri. Objetivos: a) Valorização do produto local b) Estímulo às economias local e regional c) Incentivo à agricultura familiar e de subsistência d) Inibição da ação de atravessadores
R57 4 Regularização fundiária do Parque Estadual Serra Negra, Município de Itamarandiba, como forma de reduzir o problema social causado pela decretação de 13.500 hectares unidade de conservação, atingindo cerca de 150 famílias de agricultores.
R58 5 Diminuição em 50% ou eliminação da taxa de cobrança dos serviços de esgotos da Copasa no Baixo Jequitinhonha e Mucuri.
R59 5 Criação de programa, em caráter permanente, de melhoria de estradas vicinais, com o objetivo de solucionar pontos críticos e perenizar as principais estradas da região de Mucuri e Jequitinhonha.
R60 5 Priorização dos estudos para a recuperação do transporte ferroviário na Bacia Hidrográfica do Mucuri, permitindo o desenvolvimento regional por meio do transporte do granito (para evitar a degradação das rodovias), da madeira e de produtos regionais, com o intuito de incrementar o turismo para as praias do sul da Bahia e o turismo ecológico e recuperar a autoestima da população regional, até hoje traumatizada pela extinção arbitrária e ditatorial da EF Bahia-Minas.
R61 5 Construção de uma ferrovia de Araçuaí a Caravelas (BA), para incentivar o transporte de passageiros e produtos da região, que poderiam ser exportados através do porto de Caravelas, e que traria benefícios, inclusive para o turismo, a toda  a região.
Noroeste R62 5 Garantia de apoio ao projeto “Oficina de Saneamento”, com disponibilização de material de uso permanente (cimento, ferro, areia, etc.), contribuindo para atingir a meta de 100% das residências com esgoto de boa qualidade em toda cidade, por meio de apoio proveniente da Secretaria de Ação Social.
R63 5 Implantação de infraestrutura de transporte multimodal no noroeste de Minas, para o escoamento da produção, incluindo uma ferrovia ligando Unaí à Pirapora, no escopo do Plano Estadual de Logística e Transporte – PELT.
Norte de Minas R64 1 Reimplantação de Delegacia Especial da Mulher, com equipe multidisciplinar para atender com eficácia as denúncias.
R65 2 Garantia de abastecimento de água e tratamento de esgoto em todas as escolas rurais da região, até 2012.
R66 3 Criação e manutenção de laboratório exclusivo na região Norte, para fins de perícia de DNA gratuito, nos casos em que há processo de investigação de paternidade em curso sob o pálio da gratuidade de justiça.
R67 4 Implantação de Escolas Família Agrícola – EFAs – de nível técnico para atender às comunidades rurais do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Rio Doce R68 1 Instalação nas Comarcas da região de varas especializadas nas questões da mulher, em conformidade com a organização judiciária do Estado, e instalação de Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem – na Comarca de Governador Valadares.
RMBH R69 1 Ampliação da rede de APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) na região metropolitana
R70 2 Transformação do Presídio José Maria Alkimim em patrimônio cultural e educacional do Município de Ribeirão das Neves com espaços de lazer e cultura e oferta de formação profissional nas áreas de cultura e meio ambiente.
R71 2 Transformação do Presídio José Maria Alkimim em patrimônio cultural e educacional do Município de Ribeirão das Neves, com formação profissional nas áreas de cultura e meio ambiente, espaços de lazer e cultura, etc.
R72 2 Suspensão da construção do novo complexo prisional na Fazenda Mato Grosso e criação no local do 1º Parque Cultural, Ecológico e Agroextrativista da RMBH.
R73 5 Implementação, a médio prazo, de linhas de ônibus para fazer a integração das cidades da região metropolitana com passagem a preços populares (60 centavos) para dar maior acessibilidade das pessoas aos centros industriais e comerciais.
R74 5 Melhoria da interligação de transporte, gerando mais oportunidade de empregos e de renda, impulsionando consequentemente todo o desenvolvimento.
R75 5 Implementação de políticas públicas descentralizadas.
R76 5 Reestruturação do sistema de transporte metropolitano, garantindo a integração metropolitana, tarifas mais baixas, qualidade no serviço, melhores condições de trabalho e participação da sociedade civil.
R77 5 Garantia do cumprimento do plano de metas de saneamento básico da Copasa e da ampliação de recursos na peça orçamentária do PPAG para a Região Metropolitana, com prioridade para áreas de maior vulnerabilidade social da região.
R78 5 Extensão do metrô até as cidades do vetor norte, garantindo uma linha de Sete Lagoas a Belo Horizonte.
Sul de Minas R79 1 Equipamento dos Cras com veículos para efetivação da busca ativa, priorizando os Municípios que possuem alta incidência de pobreza e área rural muita extensa.
R80 1 Criação, nos Municípios, a partir do Estado, de um sistema de formação de Conselheiros Municipais, principalmente nas áreas da saúde, educação, assistência social, por parte dos conselheiros de suas atribuições e funções, garantindo assim maior autonomia e tomada de decisão qualificada.
R81 1 Destinação de parcela das moradias dos programas habitacionais dos governos federal (Minha Casa Minha Vida) e estadual (Cohab) para a população de rua e as comunidades tradicionais.
R82 1 Implantação de metodologia e sistema integrados de atendimento a crianças e adolescentes inseridos em programas  de acolhimento institucional, com vistas a sua rápida reintegração à família de origem ou substituta.
R83 1 Apoio técnico e financeiro do poder público às Coordenações de Apoio à Pessoa com Deficiência – COADS –,  para executar melhor suas atividades.
R84 4 Implementação de programas que visem incentivar a criação de cooperativas para a agricultura familiar ou pequenos produtores, visando levar tecnologias, escoamento dos produtos diretamente aos centros de abastecimento, bem como cooperativas, conforme a produção específica de cada Município. Por exemplo, cooperativas de artesanato, costura, malharia, etc., com apoio técnico, aperfeiçoamento profissional, estrutura, saúde ocupacional, armazenamento de embalagens e resíduos provenientes das atividades cooperativistas, mediante iniciativas municipais.
Triângulo: R85 1 Instalação do Núcleo de Defesa da Mulher – Nudem – , coordenado pela Defensoria Pública e composto por equipe multidisciplinar, sobretudo assistentes sociais, para atendimento das mulheres vítimas de violência em toda região do Triângulo Mineiro.