Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
O Fórum Técnico Segurança Pública: Drogas, Criminalidade e Violência é um dos vários eventos já promovidos pela Assembleia de Minas para refletir sobre os problemas do setor e levantar propostas de soluções. Eventos institucionais desse tipo demonstram o compromisso dos deputados de exercer a representação política com a participação da sociedade, marca da atuação da ALMG nos últimos 20 anos.
Julho de 2000 - Teleconferência Segurança pública: o Papel do Estado e da Sociedade Civil, ação do Movimento pela Segurança e Vida, em julho de 2000.
Com 71 entidades de apoio, a teleconferência priorizou quatro propostas: criação da Secretaria de Defesa Social; fusão do banco de dados da Polícia Militar e da Polícia Civil; criação dos Fundos Municipais e Estadual de Segurança Pública; e fomento à criação dos Conselhos Municipais de Segurança Pública. Como resultados do evento, foram promulgadas as seguintes normas:
Agosto de 2006 - Seminário Legislativo Segurança para todos: Propostas para uma Sociedade Mais Segura.
Das 71 propostas, sendo 20 priorizadas, uma foi implementada: A Emenda à Constituição 82, de 2010, que estende aos delegados de polícia as garantias funcionais inerentes aos defensores públicos e aos procuradores do Estado. Foram ainda apresentados e estão tramitando o Projeto de Lei (PL) 9/07, que cria o Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), e o PLC 23/07, que define as regras para o investimento em segurança por parte do governo do Estado.