Fórum do Consumidor destaca serviços públicos e setores regulados
Terceiro encontro do fórum será no dia 7/10. Inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro, no Portal da Assembleia.
- Atualizado em 02/10/2025 - 09:11Na próxima terça-feira (7/10/25), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza o terceiro encontro do Fórum Técnico Direito do Consumidor: por melhores leis e relações de consumo. As inscrições podem ser feitas no Portal da Assembleia, até as 15 horas de 6 de outubro. Também haverá inscrição presencial no dia do evento, se ainda houver vagas.
Realizado por ocasião dos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, o objetivo do fórum é promover a revisão, o aprimoramento e a atualização da legislação do consumidor em Minas Gerais. O evento será no Auditório José Alencar, na sede da Assembleia, a partir das 9h30 de terça-feira (7/10/25).
Neste terceiro encontro, o tema será "Direitos do consumidor no comércio, em setores regulados e nos serviços públicos". A deputada Carol Caram (Avante), vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG, tem acompanhado de perto cada etapa do Fórum e disse que está sendo construído um espaço fundamental de escuta, aprendizado e formulação de propostas concretas para melhorar a vida da população mineira.
No primeiro encontro do Fórum, realizado em 19 de agosto, foi abordado o tema "Os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor: conquistas e novos desafios". Já a segunda etapa, realizada em 11 de setembro, debateu "A internet e a defesa dos direitos dos consumidores".
Para ampliar a participação popular, entrará no ar em 30 de outubro uma consulta pública, por meio da qual os cidadãos poderão enviar contribuições.
A etapa final do evento está marcada para março de 2026, quando serão apresentadas contribuições oriundas dos encontros e da consulta pública, que formarão o documento final do evento. Também será eleito um comitê de representação, para avaliar possíveis desdobramentos para as propostas colhidas. As sugestões poderão dar origem a projetos de lei e emendas ao orçamento do Estado, por exemplo.


