A Comissão de Proteção dos Animais aprovou a realização de três audiências públicas

Vacina contra leishmaniose será tema de audiência pública

Comissão de Proteção dos Animais quer debater pesquisa desenvolvida pela UFMG, em parceria com Ufop e Fiocruz.

23/06/2016 - 17:21

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está desenvolvendo uma vacina contra a leishmaniose visceral, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e do Centro de Pesquisa René Rachoud, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para debater o projeto de pesquisa, a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência pública. Requerimento nesse sentido foi aprovado nesta quinta-feira (23/6/16) pela comissão.

A iniciativa é do deputado Fred Costa (PEN), que ressalta, em sua justificativa, que a eutanásia em animais diagnosticados com leishmaniose ainda é a opção mais adotada pelo Ministério da Saúde. No entanto, argumenta o parlamentar, o desenvolvimento de tal vacina habilitará esses animais a viverem em harmonia com a sociedade, possibilitando seu tratamento e cuidados adequados.

Ainda segundo o parlamentar, ao bloquear o organismo do mosquito, a vacina reduz a probabilidade de infecção de outros hospedeiros pelo parasito Leishmania chagasi, anulando o potencial infectante de animais já positivos para a leishmaniose.

A vacina consiste em introduzir na corrente sanguínea dos animais caracteres capazes de desequilibrar o ciclo reprodutivo do parasita, dificultando seu desenvolvimento. Ainda em fase laboratorial, a vacina teve sucesso quando testada em camundongos.

Outras audiências – A comissão aprovou também outros dois requerimentos propondo a realização de mais duas audiências públicas, ambos de autoria do seu presidente, deputado Noraldino Júnior (PSC).

A primeira audiência visa debater as condições de infraestrutura e funcionamento da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Belo Horizonte. A outra propõe debater o planejamento e a execução das políticas públicas de proteção aos animais no Estado.

Consulte resultado da reunião.