ALMG homenageia cinquentenário de colégio da UFV
Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa obteve o melhor desempenho entre as escolas públicas no Enem.
09/11/2015 - 17:52A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, em Reunião Especial de Plenário realizada na última sexta-feira (6/11/15), os 50 anos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni). Em sua trajetória, o colégio passou a ser referência na qualidade de ensino, com reflexos inclusive nas avaliações aplicadas pelo Governo Federal.
O deputado Paulo Lamac (PT), que solicitou a homenagem, destacou em seu pronunciamento o reconhecimento nacional ao CAp-Coluni. A escola obteve o melhor desempenho entre as escolas públicas de ensino médio do País no Enem de 2014. “Esse é o modelo que queremos que seja reproduzido nas redes de educação pública. Quando as pessoas têm acesso a uma educação de qualidade, a uma perspectiva profissional, as oportunidades são melhor aproveitadas”, afirmou o parlamentar.
Paulo Lamac também ressaltou que o trabalho desenvolvido no CAp-Coluni demonstra que o que é público pode ser de excelência. “Acreditamos que, para o nosso desenvolvimento socioeconômico, político e cultural, devemos nos apropriar da história dos 50 anos dessa escola, da forma como ela se organiza, na qual sempre procuramos nos inspirar”, acrescentou.
Nascido e criado em Viçosa (Zona da Mata), o deputado Roberto Andrade (PTN) parabenizou a direção da UFV pelo trabalho à frente do colégio e enfatizou a importância da instituição para o município. “A educação é o primeiro passo para resolvermos todos os outros problemas de um País. Seria ótimo se tivéssemos espalhados pelo Brasil vários Coluni, um colégio que tem sido um orgulho para todos nós, viçosenses”, pontuou.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, ex-aluno do CAp-Coluni, relembrou seu passado na instituição. “Talvez tenha ali minhas melhores recordações. O Coluni é realmente o primeiro estágio para a vida adulta, o período mais importante de transição para a formação de uma pessoa, no qual ela consegue sair da infância e da adolescência e começa a se deparar com os problemas da vida adulta. Descobri no Coluni os valores da lealdade, da amizade, da reciprocidade e da responsabilidade”, disse.
Reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu a homenagem e enalteceu o corpo técnico pelo fato de o colégio constar, reiteradamente, na lista de melhores escolas de ensino médio públicas do País. Conforme informou a reitora, mais de 85% dos professores do CAp-Coluni possuem doutorado – uma motivação contínua para que os alunos invistam na educação continuada. Com relação à UFV, Nilda abordou o processo de inclusão de alunos, desenvolvido com a expansão da universidade, que conta hoje com quase 20 mil alunos.
Ao final da reunião, os deputados Paulo Lamac e Roberto Andrade entregaram à reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e ao diretor do CAp-Coluni, Edson Luís Nunes, placa alusiva à homenagem prestada pela ALMG.
Histórico – Criado em 26 de março de 1965, em Viçosa, o CAp-Coluni ministrou o ensino do 3° Ciclo do Colegial até 1981. Em 1982, começou a ensinar as três séries do segundo grau e, em 6 de março de 2001, foi transformado em Colégio de Aplicação. Na instituição, os professores dedicam-se exclusivamente a atender às dificuldades individuais dos alunos.
O colégio usa como diretriz o diálogo com a comunidade escolar no qual seus alunos participam ativamente do processo educacional. A escola conta com salas de aula modernas, salas de projeção e laboratórios de química, física, biologia, humanidades e informática. Os alunos também têm à disposição a biblioteca central, o restaurante universitário, a praça de esportes e a divisão de saúde da UFV.