Plano Safra da Agricultura Familiar será lançado na ALMG

Reunião Especial de Plenário será realizada na quarta-feira (19), às 8h30.

13/08/2015 - 15:52 - Atualizado em 17/08/2015 - 12:12

Uma Reunião Especial de Plenário vai marcar o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade, solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), será na quarta-feira (19/8/15), às 8h30. O governador Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, já confirmaram suas presenças na cerimônia.

No âmbito nacional, para financiar a safra 2015-2016, serão destinados R$ 28,9 bilhões por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com juros entre 2% e 5,5% ao ano. O Plano Safra também prevê atender 230 mil novas famílias de agricultores familiares com assistência técnica e extensão rural. Além disso, os agricultores familiares serão beneficiados com as compras diretas pelo Governo Federal, pelas Forças Armadas e para a merenda escolar. Também será criado um programa para o fortalecimento do cooperativismo.

Já no âmbito estadual, o Plano Safra da Agricultura Familiar é dividido em cinco grandes temas: retomada da regularização fundiária; acesso à terra; segurança alimentar; apoio à produção; e acesso a mercados. Ao contrário do plano federal, cujo maior foco é a oferta de crédito, o programa estadual vai apresentar uma série de ações a serem entregues ao longo de 2015 e 2016. São ações como lançamentos de editais para compra de maquinário ou entregas de títulos de posse de terra. Todas as ações serão detalhadas durante o lançamento na ALMG.

"O primeiro Plano Safra mineiro significa o reconhecimento da importância dos trabalhadores rurais, que agora vão poder contar com incentivos para investimentos em infraestrutura, assessoria técnica e comercialização de seus produtos", explica o deputado Rogério Correia.