Base de governo presidirá nove comissões na Assembleia
Blocos de oposição e independente serão responsáveis pela presidência de outras seis comissões cada um.
09/02/2015 - 18:55Em reunião de líderes realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (9/2/15), começaram as ser definidos os deputados que irão compor as comissões nos próximos dois anos. O bloco de apoio ao governo irá presidir nove comissões, enquanto o de oposição e o independente vão comandar outras seis cada um.
Cada um dos blocos deverá indicar ao presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), os nomes dos integrantes das 21 comissões permanentes. A designação desses integrantes é efetivada pelo presidente e lida em Plenário. Já os presidentes de cada comissão são eleitos na primeira reunião de cada uma delas.
De acordo com o que foi definido na reunião de líderes, o bloco governista deverá presidir as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária; Constituição e Justiça; Administração Pública; Transporte, Comunicação e Obras Públicas; Educação, Ciência e Tecnologia; Defesa do Consumidor e do Contribuinte; Participação Popular; Trabalho, Previdência e Ação Social; e Cultura. O bloco é formado por PT, PMDB, PCdoB, PR, PTdoB, PRB e Pros.
O bloco independente, intitulado Compromisso com Minas, deverá presidir as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Assuntos Municipais e Regionalização; Política Agropecuária e Agroindustrial; Direitos Humanos; Esporte, Lazer e Juventude; e Redação. Dez partidos integram o bloco: PV, PSD, PPS, PSB, PTN, PSC, PEN, PHS, PMN e PTC.
O bloco de oposição, por sua vez, deverá presidir as Comissões de Segurança Pública; Saúde; Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo; Minas e Energia; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas. O bloco é formado por PSDB, PTB, PDT, PP e DEM.