Ameaça ao Rio São Francisco é destaque no Panorama
Documentários brasileiros e o crescimento da frota de motocicletas no Brasil também são temas do programa esta semana.
20/10/2014 - 11:36O programa Panorama da TV Assembleia destaca, esta semana, os riscos da estiagem para o Rio São Francisco. A edição inédita, que aborda o tema, é nesta terça-feira (21/10/14), às 8h30, e o futuro do rio, que passa por sete estados e 504 municípios brasileiros, gerando renda e abastecendo milhões de pessoas está em pauta.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
A estiagem prolongada deste ano e os constantes incêndios no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, podem ter afetado a nascente do Rio, que praticamente secou. Uma notícia que deixou muita gente assustada. Seria o fim do Velho Chico?
No estúdio, os convidados falam sobre o trabalho dos comitês e entidades de defesa da Bacia do São Francisco, discutem a situação atual e debatem possíveis soluções para a falta d'água. Participam do programa o coordenador da Câmara Consultiva do Alto São Francisco, do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio, Márcio Pedrosa, que é, também, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambienta, e a educadora ambiental, Maria Teresa Corujo, membro da articulação popular "São Francisco Vivo", movimento social que reúne entidades, ativistas e a população ribeirinha. O programa tem reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.
Documentários - Na quarta-feira (22), o tema é a produção brasileira de documentários, o gênero mais antigo do cinema. No fim do século XIX, os irmãos Lumière já registravam acontecimentos cotidianos, como a chegada do trem ou a saída da fábrica. Quase 120 anos depois, o documentário ainda é um gênero forte e respeitado como documento da realidade. O programa fala como está a produção desses filmes no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelos produtores e a recepção do público.
Segundo a Agência Nacional do Cinema, a Ancine, apenas dois documentários estão entre as 17 obras brasileiras que chegaram às salas de exibição no primeiro trimestre deste ano. Do restante, 14 são títulos de ficção e um de animação. Para discutir os motivos dessa diferença e explicar as peculiaridades do documentário, o programa traz a professora de cinema e pós-doutoranda na Escola de Belas Artes da UFMG, Mariana Tavares, e a jornalista da TV Assembleia, Tatiane Fontes, uma das idealizadoras do documentário "Na Lei ou na Marra, 1964, um combate antes do golpe", vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria documentário de TV. O programa inédito também vai ao ar às 8h30, com reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.
Reprise – Na quinta-feira (23), o Panorama reprisa o programa que fez um diagnóstico de um fenômeno brasileiro do trânsito: o avanço da participação de motocicletas na frota total de veículos que, entre 2001-2012, aumentou 128% no Brasil. Mas o crescimento de motos surpreende ainda mais: o incremento da foi de quase 340%, no período.
Para analisar esse cenário, o programa recebeu o consultor em transporte e trânsito, Osias Baptista Neto; e o assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor e Secretário Gral da Banca Examinadora do Detran-MG, Wagner Felix Soares.
Os convidados discutiram a formação dos condutores de motociclistas e criticaram a falta de diferenciação do treinamento para condutores de outros veículos. Eles também falam do perfil do motociclista e ressaltam que cada vez mais pessoas têm apostado nas motocicletas em substituição ao transporte coletivo, ou seja, buscam se deslocar mais rápido, para o serviço ou a faculdade, em um veículo individual de custos mais baixos de compra e manutenção. O programa vai ao ar às 8h30, às 19 horas e à 1 hora da manhã.