Assembleia é parceira de evento sobre mobilidade no MP

Curso de capacitação, que é fruto de Fórum Técnico realizado na ALMG no ano passado, será lançado durante seminário.

06/05/2014 - 11:28

Nas próximas quinta e sexta-feiras (8 e 9/5/14), o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria das Promotorias de Habitação e Urbanismo e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, vai realizar o Seminário de Mobilidade Urbana. O evento conta com a parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem discutido o tema desde fevereiro de 2013, quando realizou o Fórum Técnico Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes. O evento do MP será no Salão Vermelho da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Álvares Cabral, 1.690/1º andar - Santo Agostinho), e é aberto ao público. Os interessados devem se inscrever no site do MP (www.mpmg.mp.br).

O deputado Paulo Lamac (PT) vai representar a Assembleia na abertura do evento e coordenar um dos painéis da sexta-feira (9), que vai debater o tema "Planos de mobilidade e os instrumentos de gestão". A participação do Legislativo mineiro no evento também será marcada pelo lançamento do curso virtual de capacitação “Planejamento e Mobilidade Urbana”, que será apresentado na sexta (9) pelo consultor e coordenador do Programa de Especialização da Escola do Legislativo, Guilherme Wagner Ribeiro. O curso é um dos resultados do Fórum Técnico Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes, e é dirigido aos servidores públicos e agentes políticos envolvidos no processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. As inscrições para o curso poderão ser feitas a partir de 1° de junho.

Programação

Na quinta-feira (8), a programação começa a partir das 14 horas. A palestra de abertura vai tratar do tema “A política nacional de mobilidade urbana e o conteúdo dos planos de mobilidade urbana – Projetos de apoio e assessoramento aos municípios”. No mesmo dia, um painel vai debater os desafios da implementação da política municipal de mobilidade urbana sob as perspectivas da integração do planejamento territorial, da mobilidade urbana e participação social; e da mobilidade urbana e direito à cidade sustentável e acessível a todos.

Na sexta-feira (9), os debates têm início às 9 horas, com o painel sobre os planos de mobilidade e os instrumentos de gestão sob a ótica da municipalização do trânsito e organização da circulação; e a integração modal, a infraestrutura e a logística do transporte de cargas e passageiros no território urbano. Também serão apresentados um termo de referência para contratação da elaboração do plano de mobilidade e estudos de caso sobre transporte coletivo.

Consulte a programação completa