Deputados visitam ocupações na Capital e em Contagem
Comissão quer verificar as condições de vida de mais de 5 mil famílias acampadas.
25/10/2013 - 11:56Os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão visitar duas ocupações que, juntas, reúnem mais de 5 mil famílias. A Ocupação William Rosa, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e a Rosa Leão, na Capital mineira, receberão os deputados na próxima sexta-feira (1º/11/13) para verificar a situação dos moradores no local. Os parlamentares devem chegar à ocupação em Contagem às 9 horas e, em Belo Horizonte, está marcado para às 11 horas. As visitas atendem a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).
A Ocupação William Rosa está em uma área que oficialmente pertence ao Estado de Minas Gerais, mas está sendo reivindicada pelo Governo Federal por meio da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa). Cerca de 4 mil famílias vivem atualmente no local, ocupado desde 11 de outubro deste ano. Em audiência pública na ALMG, representantes dos moradores denunciaram abusos da Polícia Militar, que, segundo eles, tem tentado intimidá-los. A Ceasa já conseguiu uma ordem judicial para a reintegração de posse, que ainda não tem data marcada.
Em Belo Horizonte, a Ocupação Rosa Leão foi instalada no bairro Zilah Spósito em julho, em um terreno que pertence à Prefeitura de Belo Horizonte. São cerca de 1.500 famílias, que também reclamam da ação intimidatória da Polícia Militar e das frequentes ameaças de despejo impetradas, segundo eles, pela prefeitura.
Ambas as ocupações reivindicam que as áreas sejam usadas para a construção de moradias populares para as pessoas hoje acampadas. Elas querem também que serviços como coleta de lixo e saneamento básico sejam oferecidos o mais rapidamente possível.
Convidados – Foram convidados para participar das visitas a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nívia Mônica da Silva; e a defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno.
Para a visita na Ocupação Willian Rosa também foi convidado o prefeito de Contagem, Carlin Moura. Já para a visita à Ocupação Rosa Leão, foi chamado o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.