Ovos de Páscoa estão mais caros neste ano
Pesquisa do Procon Assembleia constatou que o preço do chocolate sofreu aumento médio de 7,54% em relação ao ano passado
15/03/2013 - 18:02O Procon Assembleia realizou, entre os dias 8 e 14 de março de 2013, pesquisa anual dos ovos de Páscoa. Os dados coletados em 15 estabelecimentos de Belo Horizonte demonstraram que o preço do chocolate aumentou em 7,54% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dentre as marcas apuradas, os ovos de Páscoa da Nestlé sofreram aumento de 6,53%, enquanto que os da Garoto estão 4,13% mais caros e os da Lacta e Ferrero Rocher, 7,67% e 9%, respectivamente. A pesquisa registrou, ainda, alterações na gramatura dos produtos em relação ao ano passado.
Consulte a pesquisa completa de preços dos ovos de Páscoa.
Aumentos – Entre os ovos de Páscoa da marca Nestlé, o Classic Recheado (n° 20 - 360g) sofreu aumento de 17,5% em relação ao ano passado. O Alpino (n° 20 – 375g) e o Nestlé Trilogia (nº 21 – 480g) também sofreram acréscimo de 13,4% e 11,6%, respectivamente. Os ovos da Garoto também sofreram aumento de preço: o Crocante (nº 15 - 225g ) de 10,3%; o Pucca ao Leite (nº 15 - 180g) de, 9,5%; e o Opereta (nº 15 – 225g) de 9,2%.
Em relação à marca Lacta, o Diamante Negro (nº 20 – 320g) sofreu acréscimo de 15,5%, enquanto o Shot (nº 15 - 236g ) está 10,3% mais caro. Quanto aos ovos da marca Ferrero Rocher, o preço do Kinder Ovo Natoons (125g) aumentou 35,3%; o Kinder Ovo Maxi c/ surpresa (250g ), 13,2%; e o chocolate Ferrero Rocher (250g), 6,7%.
Reduções – O Procon também constatou redução de preço em alguns produtos. Nos chocolates da Nestlé, a Caixa Mini Ovos Especialidades ( 236g ) e o Sollys (sem lactose) (nº 15 - 190g ) sofreram redução de 2,2% e 1%, respectivamente. Os chocolates da marca Lacta, o Bis meio a meio (nº 20 - 455g ) e o Trakinas (nº 12 - 120g ) estão 15,9% e 11,9% mais baratos. O Bombom Ferrero Rocher Collection (21 unidades), da Ferrero Rocher, também sofreu redução de 4% no preço.
Variações – Os dados coletados pelo Procon Assembleia revelaram grandes variações nos preços de produtos vendidos entre os 15 estabelecimentos apurados. O ovo de Páscoa Princesas (nº 15 – 120g), da Nestlé, pode ser encontrado por R$ 31,98 em alguns estabelecimentos e por R$16,98 em outros, representando uma variação de 89,2%. O Sonho de Valsa Formato (nº 15 – 400g), da marca Lacta, pode ser encontrado por R$ 59,90 e R$29,90, variando em quase 100%.
De acordo com a pesquisa do Procon Assembleia, foram verificadas, ainda, alterações na gramatura dos produtos em relação a 2012. Os produtos que mais sofreram alteração de peso foram o Mundy Descobertas (nº 15), da garoto, que este ano está 40% mais leve, e o chocolate Cacau Brasil, da Garoto, que está 25% mais leve.
Dicas para os consumidores:
- Comprar ovos de chocolate pelo peso, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas.
- Observe no rótulo o prazo de validade e a indicação de temperatura para conservação.
- Não compre produtos com embalagens danificadas.
- Fique atento aos preços nas gôndolas, pois caso seja diferente do valor cobrado no caixa, vale o menor preço.
- Exija sempre o cupom fiscal.
- Para sua segurança verifique se o estabelecimento possui o selo da vigilância sanitária.
- O Procon Assembleia não se responsabiliza pela qualidade do produto nem pelas alterações dos preços.
- O consumidor deve ficar atento caso opte por versões "light" ou "diet" dos ovos de Páscoa convencionais. Isso porque as nomenclaturas "light" e "diet" não significam necessariamente que esses produtos sejam isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar e energia.
- Evite levar as crianças para as compras, pois a influência delas pode levar a gastos exagerados e desnecessários.
- Nas embalagens dos ovos de Páscoa com brinquedos devem constar o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo.
- Ovos de Páscoa em promoção podem estar quebrados e por isso têm o preço mais em conta do que aqueles em perfeitas condições. Nesse caso, não há obrigação do fornecedor em trocar o produto.
- Produtos fabricados artesanalmente, além de seguirem as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.